domingo, 18 de setembro de 2011

BATATINHAS AO VINAGRETE


ESSE É UM ANTEPASTO TRADICIONAL E TAMBEM MUITO FACIL DE SE FAZER. O MAIS TRABALHOSO É ESCOLHER AS BATATINHAS EM TAMANHOS PARECIDOS. NÃO SEI INFORMAR A QUANTIDADE EM PESO, MAS DIGAMOS QUE SERIA APROXIMADAMENTE UMA DESSAS SACOLINHAS PLASTICAS DE SUPERMERCADO, UNS DOIS QUILOS TALVEZ . LÓGICO QUE PODE SER MENOS.
LAVE-AS EM AGUA CORRENTE E PONHA PARA COZINHAR, COBRINDO COM AGUA E UMA COLHER (SOPA) DE SAL......


DE VEZ EM QUANDO DÊ UMA MEXIDA. O TEMPO DE COZIMENTO É DE APROXIMADAMENTE 30 A 40 MINUTOS POREM DEPENDE DA QUANTIDADE DE BATATAS. VOCE PODE PERCEBER SE ESTÃO COZIDAS AO MEXER COM UMA COLHER OU ESCUMADEIRA. NO INICIO VAI PERCEBER QUE ESTÃO DURAS E COM O PASSAR DO COZIMENTO O CONTATO DA ESCUMADEIRA COM AS BATATAS FICA MAIS MACIO.


 DE TODA FORMA O MELHOR É RETIRAR UMA AMOSTRA PARA PROVAR. CUIDADO , ESTÁ SUPER QUENTE. SÓ PELO CORTE VOCE JÁ VAI SABER SE ESTÁ COZIDA...E NÃO É PORQUE SE TRATA DE PROVA QUE TEM QUE SER SÓ A BATATA. APROVEITA E TESTE O TEMPERO E A MAQUINA FOTOGRAFICA TAMBEM.

ESTA FOTO É DE UMA OUTRA BATATADA MAS COMO ESTÁ BEM NÍTIDA RESOLVI INCLUI-LA. A QUANTIDADE DE BATATINHAS É SEMELHANTE MAS COMO ESSA PANELA É BEM GRANDE PARECE MENOS QUANTIDADE.

UMA VEZ QUE VOCE JÁ ACERTOU O COZIMENTO ESCORRA A AGUA DA FERVURA E IMEDIATAMENTE, AINDA SUPER QUENTE, RESPINGUE UM POUCO DE VINAGRE DE VINHO. NÃO MUITO,  DÊ APENAS UMA ESGUICHADINHA POR SOBRE TODA A SUPERFICIE E SACUDA A PANELA PARA MISTURAR UM POUCO E DEIXE ESFRIAR. PORTANTO, SÓ  O VINAGRE DEVE SER COLOCADO QUANDO AS BATATINHAS ESTIVEREM QUENTES, TÁ?
DEPOIS DE FRIAS, AS BATATINHAS, INICIE A ADIÇÃO DOS TEMPEROS. A SALSINHA PICADA..............
CEBOLA PICADA .........................
BASTANTE OREGANO..........

AQUI ESTOU USANDO UMA PASTA DE ALHO COM CEBOLA E SALSINHA QUE COMPREI PRONTA EM UM DESSES " HORTIFRUTIS" A NOVA DENOMINAÇÃO DO " SACOLÃO". ISSO É BEM PRATICO.  FICOU GOSTOSO MAS PREFIRO FAZER MINHA PASTA EM CASA. GERALMENTE AS EMBALAGENS SÃO DE MEIO QUILO E SE VOCE NÃO FOR USAR MUITO VAI TER QUE DESCARTAR POIS O SABOR SE ALTERA COM O TEMPO.
ADICIONANDO A PASTA DE TEMPEROS..........E POR FINAL O AZEITE....
AS FOTOS ABAIXO TAMBEM SÃO DA OUTRA BATATADA. SÃO FLAGRANTES DO MOMENTO EM QUE EU ESTAVA PREPARANDO UMA DAS BATATINHAS PARA PROVAR O TEMPERO.
.......PRONTO PARA A DEGUSTAÇÃO. O LIQUIDO AO LADO É PARA BOCHECHAR E NEUTRALIZAR O PALADAR QUANDO DA NOVA DEGUSTAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentar