sexta-feira, 4 de novembro de 2011

PROTEÇÃO AMBIENTAL

NEM SÓ DE "COMIDAS" VIVE O HOMEM, JÁ SABEMOS DISSO.  HÁ QUE SE CUIDAR DO CORPO E DA MENTE, E TAMBÉM, TÃO IMPORTANTE QUANTO ISSO É PRESERVAR A NATUREZA TANTO PARA NÓS MESMOS, PARA NOSSOS DESCENDENTES, PARA NOSSOS SEMELHANTES E PARA TODO O REINO ANIMAL.

BOM, NESTA POSTAGEM EU NÃO VOU ESCREVER SOBRE "COMIDAS" MAS DE UM DOS ITENS QUE USUALMENTE O HOMEM DESCARTA. ESCREVEREI SOBRE A GARRAFA PET.

SEJA DE REFRIGERANTE OU DE ÁGUA, NÃO IMPORTA QUAL, O HOMEM TEM O PESSIMO HABITO DE  JOGA-LA FORA. UNS O FAZEM DE FORMA CORRETA, QUE É O DESCARTE EM LIXO APROPRIADO, QUE PERMITE A CATAÇÃO E RESPECTIVA RECICLAGEM, OUTROS INFELIZMENTE NÃO FAZEM O DESCARTE CORRETO. SIMPLESMENTE JOGAM EM QUALQUER LUGAR CONTRIBUINDO PARA ENTUPIMENTO DE BUEIROS CAUSANDO OS ALAGAMENTOS DE RUAS OU VÃO DIRETOS AOS CORREGOS PARA AJUDAR A MATAR NOSSOS RIOS.
 
AS MINHAS GARRAFAS PETS TÊM SEU DESCARTE CORRETO. ALGUMAS, COMO AS DE AGUA MINERAL, EU GUARDO PARA MANTER UM ESTOQUE DE GELO NO MEU FREEZER.

ENCHO-AS COM AGUA FILTRADA E AS DEIXO LÁ CONGELANDO. QUANDO PRECISO DE BASTANTE GELO, ALEM DOS GELOS DE FORMINHA, TEMOS SEMPRE UMA BOA QUANTIDADE. ÀS VEZES NEM É NECESSÁRIO CORTAR A GARRAFA, USO-A COMO ESTÁ E DEPOIS DE DESCONGELADA VOLTA PARA O FREEZER. SERIA COMO CHUPAR UMA BALA SEM TIRAR O CELOFANE.

QUANDO O ESTOQUE DE GARRAFINHAS ESTÁ MUITO ALTO EU TENHO A PREOCUPAÇÃO EM REDUZIR ESSE ESTOQUE, POIS O ESPAÇO DO FREEZER DEVE TAMBEM ACOMODAR OS CAMARÕES, OS PEIXES, AS CARNES, ETC E TAL.

SIMPLESMENTE EU NÃO JOGO FORA A GARRAFINHA COM O GELO.  ANTES A DEIXO DESCONGELAR E DEPOIS JOGO A AGUA (EX-GELO) FORA E DESCARTO A GARRAFINHA EM LIXO APROPRIADO. SE JOGASSE A GARRAFINHA COM O GELO ISSO AUMENTARIA O PESO DA CARGA DO CAMINHÃO COLETOR DE LIXO E COM ISSO MAIS GASTO COM COMBUSTIVEL E CONSEQUENTEMENTE MAIS GAS CARBONO NO AR, MAIS GASTO COM PNEUS E COM O ASFALTO E CONSEQUENTEMENTE MAIOR QUANTIDADE DE PARTICULAS EM SUSPENSÃO AGREDINDO NOSSOS PULMÕES, E POR AÍ VAI.....
 
NA SEMANA PASSA EU ESTAVA FAZENDO ESSA RECICLAGEM DE GARRAFINHAS QUANDO ME DEI CONTA DO TAMANHO DESPERDICIO QUE EU ESTAVA PRATICANDO.

AO DESCARTAR AS GARRAFINHAS EU TAMBEM ESTAVA DESCARTANDO A  ENERGIA QUE COMPREI PARA MEU FREEZER FAZER O GELO DAS GARRAFINHAS.  E  SE EU ESTAVA DESCARTANDO O GELO SEM UTILIZA-LO EU ESTAVA DESPERDIÇANDO O MEU DINHEIRO. ISSO NÃO PODE !

NÃO GOSTO DE DESPERDICIOS. EU PAGUEI PELA ENERGIA  ELETRICA GASTA PELO FREEZER, EU PAGUEI PARA A CONCESSIONÁRIA ME FORNECER A AGUA, PAGUEI PELA VELA DO FILTRO QUE COMPREI.

BOM, EM POUCOS MINUTOS UMA IDEIA FORMIDAVEL ME OCORREU. SIM! PORQUE NÃO APLICA-LA E VE-LA FUNCIONAR NA PRATICA? SIM FOI ISSO QUE EU FIZ.

CRIEI UMA PROTEÇÃO AMBIENTAL PARA AUMENTAR A DURABILIDADE DO GELO ANTES DELE SE LIQUIFAZER.

CRIEI UMA FORMA REVOLUCIONÁRIA DE APROVEITAR UM POUCO MAIS A ENERGIA APLICADA SEM QUALQUER INVESTIMENTO ADICIONAL.

É UM PROCESSO EM CADEIA, O GELO TRABALHANDO PARA PROLONGAR A VIDA ÚTIL DO PROPRIO GELO. EM LATIM EU CHAMARIA ISSO DE " PERPETUUM MOBILE" OU MOTO-CONTINUO, SÓ QUE AINDA FALTAM ALGUNS AJUSTES.
 
BOM SEGUINDO COM AO PROTETOR AMBIENTAL, VEJAM ABAIXO A FOTO. É UM PROCESSO MUITO SIMPLES.

SEIS GARRAFINHAS AINDA CONGELADAS, PERFILADAS LADO A LADO EM FORMA DE SEMI-CIRCULO, PROTEGENDO AS LATERAIS DE UM COPO COM PEDRAS DE GELO.

O LIQUIDO AMARELO FOI POR MIM COLOCADO PARA DESTACAR O COPO. NESSA EXPERIENÇIA GASTEI TRÊS VEZES A MESMA QUANTIDADE DO LIQUIDO AMARELO COM AS MESMAS PEDRAS DE GELO INICIALMENTE COLOCADAS NO COPO DESTA EXPERIENÇIA. SOBRE AS GARRAFINHAS, O OBJETO DE COR VERDE FEZ O PAPEL DE UM OMBRELONE.

PARA ESTE FIM DE SEMANA EU TENHO MAIS DE VINTE GARRAFINHAS PARA TESTES E É " POR ISSO QUE EU BEBO !!!!!  "

Um comentário:

  1. Oi Álvaro,
    Boa ideia essa. Temos que pensar no meio ambiente.
    Bom fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir

comentar