quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

PRATO DA ALEMON



No Domingo passado fui almoçar no restaurante do Alemão, lá perto de Congonhas, muito bom.... Vendo o cardápio começei a ter agua na boca e quase me afoguei. Não fosse uma boa dose de Vodka super gelada e um chop eu estaria no hospital até hoje.
Por ter visto varios pratos de origem germanica eu passei a ter pesadelos ruins, não daqueles de cair do despenhadeiro, ou de ficar imobilizado, mas bem pior, aquele da fome, que voce precisa comer mas não alcança a comida.....pois bem, resolvi atender meu desejo e comer algo de origem alemon, pois no dia que fui no restaurante do Alemão eu devorei um Filé Parmegiana...fantastico !!!, mas que nada tem de Alemão...
Minha despensa e meu freezer são razoavelmente sortidos. Tem coisas por lá que nem me lembro.
Bom como eu queria comer Alemão, fui ver o que eui tinha. Achei um vidro de chucrute, ví no freezer salsichas da Eder, tinha batatas frescas, cebolinhas frescas na horta, ovos na geladeira, azeite, sal e limão... Pronto eu tinha tudo para preparar e degustar uma "Prato Alemon" incluindo o cerveja...


Começo colocando dois ovos para cozinhar...


Envolvo em fime de PVC, duas batatas, lavadas e secas, tamanho médio. ( só usei uma )


Coloquei ambas no micro ondas , em temperatura alta, por 4 minutos




Enquanto voce espera os 4 minutos, dá tempo para um bom gole de uma "gelada".......



Piquei, com uma tesoura, umas quatro folhinhas de cebolinhas....com alguns golinhos, obviamente...


Aí estão os ingredientes básicos, nessa foto, a batata ainda estava no micro e não quiz ser fotografada ..As gemas cozidas já separadas das claras, obviamente  tambem cozidas, o limão  o azeite e a cebolinha....


O que vou praparar é uma maionese caseira feitas com gema cozida, sal, limão e azeite.
Primeiro é amassar as gemas, colocar um pouco de sal, e ir mexendo e amassando....



Coloca-se um pouco de azeite e misture bem com as gemas....


Coloque umas gotas de suco de limão....


Com um fouet bata bastante essa mistura de azeite, gemas, limão e sal....até ficar um creme


As vezes esse creme pode talhar, como aconteceu nesse momento.. não se preocupe, pode usa-lo assim mesmo. A única alteração é na aparencia, porem, como voce vai usar essa maionese com outros ingredientes, nem vai aparecer...


Acima estão as claras cozidas já bem picadinhas....Elas vão ajudar a decorar as batatas com as cebolinhas e o creme de maionese...


Aqui temos apenas uma das  batatas que foram cozidas no micro ondas. Sem pele e picada em pedaços de tamanhos aproximados a batatas picadas...pense !!!!....


Sobre as batatas picadas em tamanho de batatas picadas eu espalhei as claras picadas dos tamanhos de clara picadas...



Sobre as batatas picadas com as claras picadas eu coloquei as cebolinhas picadas....e deixei descansar....


Para o chucrute ficar bem bem leve eu dei uma enxugada nele colocando-o no forno a 300 graus por 10 minutos.... Uma porção não muito grande, espalhada em uma mini assadeira, sem qualquer tipo de tempero.....




O chucrute sai seco, levemente úmido, parte dourada,  com uma textura ótima para uma boa abocanhada.....


O salsichas, forram aberrrtas ao meio com un faca e depois com o mesmo faca, forram feitos algumas cortes enfiezada. como está no foto de cima. Parra ficarr com esse carra dourrada, eu pulverizei com um pouca de sal e com as dedos do mão eu  espalhei o sal nos salsichas e coloquei os salsichas com a parte do barriga para o baixo e liguei o frigideira na fogo alto.

Na montagem do prato coloquei as salsichas no centro e o chucutre na lateral. Sobre a batata com as claras e a cebolinha eu espahei o creme de maionese...Sobre a salsicha eu pus uns fios de mostarda...O vermelho é uma pasta de pimenta.  Abaixo as fotos, com e sem flash, escolha o prato que melhor lhe apetecer e ...bom apetite...




Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentar