domingo, 5 de maio de 2013

O FEIJÃO A FAROFA E O REFOGADO

Vou aproveitar esta postagem para dizer que esse meu blog nada mais é do que o próprio significado da palavra BLOG, um diário virtual. Não tenho qualquer outra pretensão alem de me divertir e compartilhar minhas experiencias culinárias com amigos e eventuais internautas, portanto erros omissões certamente ocorrerão. Isto posto, segue uma refeição que fiz outra noite. Me deu vontade de comer feijão com farinha e foi esse o motivo dessa refeição. Preparei então uma farinha incrementada, que podemos até chama-la de farofa ( simples, mas é uma farofa), um refogado de vegetais e um feijão que foi o item mais trabalhoso, árduo sem dúvidas. Como título ficou " O FEIJÃO, A FAROFA E O REFOGADO". 
Vou passar as fotos e explicações em três blocos um para cada item na seguinte sequencia, FAROFA, REFOGADO e FEIJÃO,  que é para combinar com a sequencia do titulo......começamos então pelo.... 

O REFOGADO
Para o refogado de vegetais usei 1 xícara de couve manteiga ( congelada). 1 xícara de ervilhas ( congeladas)  1 cebola média, pode ser roxa ou branca, meio pimentão vermelho em cubinhos e uma colher (sopa) de manteiga. Sal e pimenta do reino moída na hora.


 Refogue a cebola com a manteiga. Isso deve demorar uns 5 minutos...





Adicione a couve ( mesmo que ainda congelada) e o pimentão. Vá refogando até a couve ficar totalmente desfiada como na foto abaixo....


 Quando bem quente adicione as ervilhas. o sal e a pimenta do reino...



 Misture lentamente mantendo fogo médio por uns 5 minutos. Tampe a panela, apague o fogo e deixe reservado.
Em seguida vamos ao preparo da.....

A FAROFA 

 Uma cebola media fatiada e uma colher ( sopa) de manteiga...fogo alto para fritar a cebola até ficar bem dourada...Basta olhar a sequencia das fotos, não há muito que explicar apenas que não deve colocar sal enquanto frita...só depois.  Explico, se colocar sal a cebola vai desidratar e soltar água se isso acontecer ela  vai cozinhar que é diferente de fritar. Pode até ficar dourada mas além de demorar muito não vai ficar crocante que é a pedida para essa farofa. Obviamente se estiver usando um fogão industrial a historia é outra, mas se voce estiver usando um fogão industrial você não precisa desses conselhos né?











Estando bem fritinhas e douradas, vamos reservar as cebolas.....

Vamos juntar às cebolas um pouco de azeitonas verdes, fatiadas e sem caroço,  reservar e preparar os ovos. Normalmente as receitas indicam a adição de ovos cozidos picados. Aqui vou fazer diferente e de forma rápida. Vou usar a mesma frigideira da fritura da cebola...vejam ...

   

 Dois ovos inteiros na frigideira. Com a ponta do garfo fure as gemas e espere o calor aumentar e espalhe os ovos sem misturar muito. A ideia é de manter uma leve mistura de claras com gemas mas sem a característica de uma omelete.





Coloca a placa de ovos em uma base para cortar no tamanho e da  forma desejada....

Eu enrolei  a placa e piquei as tiras de qualquer jeito....sem preocupação..... Voce pode caprichar,  lógico !

 Pronto aí estão os substitutos dos ovos cozidos que geralmente se desintegram nas farofas restando apenas os pedaços de claras cozidas, né ? 
Continuando ....agora vem a parte da farinha de mandioca. Usei a crua.



 Agora vejam que praticidade, vamos continuar usando a mesma frigideira. Foi a olho mas deve ter umas 4 colheres ( sopa ) de farinha...Fogo médio. 


Sobre a farinha a cebola com a azeitona.... 


Uma boa misturada.. Molhe sua mão com agua e deixe as gotas escorrerem sobre a farinha. Faça isso por duas ou três vezes. Essa agua vai hidratar a farinha e deixa-la mais macia. Só algumas gotas pois  se  exagerar na agua vai virar um pirão. No preparo de uma boa farofa essa hidratação é feita esfregando a toda a farinha com as mãos molhadas levemente..... Já estou pensando no preparo do FEIJÃO..vai ser árduo.....


Bom estamos na fase final, tudo bem misturado é hora de colocar os ovos...misturar bem e reservar pois agora vem a parte mais trabalhosa e complexa que é o preparo do FEIJÃO porem antes seguem duas fotos da farofa já pronta. Postei duas fotos, uma mais douradinha que a outra para voce escolher..






O FEIJÃO

 Uma caixinha de feijão preto ou carioquinha...


Ponha o conteúdo da caixinha em uma panela e aqueça até ferver. Desligue o fogo e sirva... UFA !!!


 Abaixo o conjunto O FEIJÃO, A FAROFA E O REFOGADO.......


2 comentários:

  1. Gostei da dica, vou fazer hoje p/ comer na marmita amanhã,estava procurando uma receita que combinasse com feijão preto que já tenho pronto e encontrei esse blog, muito obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada " Anonima", boa tarde.
      Obrigado pelo comentário. Esse é um dos meus pratos favoritos. Para acompanhar o feijão eu geralmente fico na cebola frita com farinha e muita pimenta dedo de moça.
      Se voce tiver qualquer pergunta sobre essa ou outras receitas escreva via e-mail alvaropisani@gmail.com que responderei com muito prazer.

      Excluir

comentar