quinta-feira, 16 de maio de 2013

QUICHE DE ABOBRINHA

QUICHE DE ABOBRINHA, é a pedida de hoje, aliás de ontem. Estava tão deliciosa que hoje meu desjejum foi uma fatia, fria, pequena, alias muito pequena. Não foi pela gula, mas para saber o comportamento dela já amanhecida e em temperatura ambiente. Podem fazer. Podem come-la quente e fria também. Como poderão ver é uma forma de fazer muito simples e sem muitos ingredientes. Usei massa folhada  e o resultado foi ótimo. Como ingredientes foram 3 ovos, uma caixinha de creme de leite, 150 de queijo tipo parmesão ralado grosso e três abobrinhas. Sal e pimenta do reino e um pouquinho de tempero pronto para as abobrinhas. Bom vamos lá com as fotos e modo de fazer aplicando o PI ( 3,1416 )

Um pacotinho de Massa folhada da AROSA, congelada,  150 gramas ( + ou - ) de queijo tipo parmesão ralado grosso ( lascas), 3 ovos, 3 abobrinhas. Sal, Pimenta do reino, tempero desidratado.


Primeiro passo é por para ferver uma boa quantidade de água. Aliás sempre quando for cozinhar deixe para eventualidades uma panela com água fervente.


Exceto quando quero fogo forte eu gosto de usar uma chapa sobre a chama. Com isso eu tempo sob a panela um calor uniforme. Essa chapa da foto me foi presenteada pelo Richard e Cintia Hauk. Eles são da CALHARIA PAULISTA especialistas em coifas e calhas. Quer uma coifa sob medida vá lá ( 11) 50730313


Bom, voltando ao QHICHE...a massa é da AROSA. Pacote de massa folhada, laminada e congelada.Vem com uma folha de 25 cm por 40 cm. Como 24 cm é o tamanho padrão de formas é o ideal. Com o que sobra voce cobre a lateral. Lembram se do PI, aquele famoso 3,1416, pois bem agora é uma oportunidade de usa-lo. Vejamos,  se a forma tem 24 centímetros de diâmetro e a largura da folha da massa é de 25 centímetros  vamos usar  para o fundo 25 centímetros de comprimento da massa. O que sobrou de massa foi uma placa medindo 25 por 15 centímetros ( 40 cm - 25 cm = 15 cm) . Agora vem o uso PI. Se o diâmetro da forma é 24 centímetros o comprimento da borda lateral da forma será os 24 centímetros x 3,1416 (PI) resultando em 75,39 centímetros  Portanto voce vai precisar de uma tira da massa que tenha 75, 39 centímetros de comprimento. Voce tem uma placa medindo 25 x 15 . Se voce cortar essa placa em tres partes iguais no sentido do comprimento ( 15 dividido em 3) voce terá 3 tiras medindo 5 centímetros de largura por 25 centímetros de comprimento. Se junta-las no cumprimento terá  os 75 centímetros que precisa e poderá forrar a banda interna da forma e terá 5 centímetros de altura, o ideal para um QUICHE.


O fundo da massa deve ser furado com um garfo. Esse é o procedimento para a massa não estufar. Para massa folhada ajuda um pouco. A massa deve ser pre-assada.


Forno pre-aquecido em temperatura de 180 a 200. Por volta de 10 minutos a massa já começa a dourar. Não deve assar por completo pois vai voltar ao forno para assar o recheio.



Massa pre-assada com bordas estufadas.  Deixar esfriar enquanto voce já deu inicio no corte das abobrinhas..



Uma vez todas super fatiadas é hora de por para cozinhar em agua fervente, com sal, por nada alem de 5 minutos.




Escorra e deixe esfriar. depois de uns 5 minutos escorra novamente tirando todo o excesso de agua...


Esse é o tempero que usei. Eu gosto desse porque é pratico, leve e saboroso. Eu coloquei apenas uma colher (sobremesa) , rasa. Misturei e deixei marinando enquanto foi fazer o creme...



Uma caixinha de creme de leite....


3 ovos  e misture bem...


Uns pedaços de Pecorino com ´pimenta do reino e um gole de tinto, porque ninguém é de ferro....


Adicionei um pouco de pimenta do reino e um pouco de sal....


e um pouco do queijo parmesão ralado em lascas...




Forrei a base da massa assada com um pouco de parmesão em lascas e sobre o  parmesão coloquei as abobrinhas fatiadas...Nesse momento deve levantar a borda da massa e colocar tanto queijo como as abobrinhas de forma a segurar as bordas levantadas. Como a massa foi somente pré-assada as bordas murcham e ficam caídas sobre o fundo, Basta levanta-las com a mão e colocar o recheio que irá dar o suporte.

Toda já recheada é hora de colocar a mistura do creme de leite com os ovos e parte do queijo.


Com a ajuda de uma colher espalhe o creme sobre todo o recheio especialmente nas bordas...


Sobre o creme distribua fatias da abobrinha, sobre tudo espelhe um pouco do queijo parmesão em lascas e leve ao forno médio 110 graus para cozinhar o creme e terminar de assar a massa.


Pronto. Deixe descansar uns minutos para desenformar...escolha o prato onde for servir..e sirva.....









3 comentários:

  1. Olá Márcia, obrigado.
    Voce não imagina como ficou bom esse quiche. Sabor ultra suave e textura muito agradavel.
    Vale fazercomo voce viu é extremamente facil e poucos ingredientes. Agora lá em casa e no BLOG vai haver festival de quiches.
    bjs Alvaro

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!
    Segui a receita passo a passo, porém a massa nunca ficou como a da foto. Ela é em folhas finas que ficam caindo na lateral. Tentei dobrar a borda para ficar mais parecida com a tua, mas não moldou. Assei assim mesmo, ela ficou folhada e estufada. Quando retornei ao forno com o recheio, ela escureceu, quase queimou, tive que terminar de cozinhar o recheio no micro-ondas.
    Onde errei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Isy e RÔ,
      Sobre a massa: a que usei foi da Arosa. Uma placa de 25 x 40 cm. A assadeira era de 24 cm. Portanto cortei uma placa de 25 no comprimento como a largura era 25 fiquei com 25 x 25.
      coloquei no fundo da assadeira e 4 pontas ficaram espetadas. Deixei as pontas lá e cortei apenas o que ultrapassava a altura da forma. Esses retalhos eu usei na lateral. Sobrou uma placa de 25 x 15. Cortei o lado dos 15 cm em tres partes de 5 cm. , e fiquei com tres placas de 25 x 5 cm. Apliquei essas tiras na lateral emendando na placa do fuindo da assadeira. no sentido do comprimento. Sobre o assado : Talvez voce tenha deixado um pouco a mais no forno. Veja a foto da massa pré assada, ela ainda está meio crua. As laterais estão em pé mas estão meio moles ainda. Assim que esfriou ela murchou um pouco. Veja que eu explico que ao colocar o recheio de abobrinhas eu digo " Neste momento tem que levantar as bordas com a mão ou colher e colocar o recheio, abobrinha e creme, junto as bordas para que o recheio ajude a borda ficar levantada.
      Acho que deve ser isso. Qualquer duvida me passe para meu e-mail que é mais fácil para eu responder e explicar que farei com muito prazer. alvaropisani@gmail.com
      Abraço e boa sorte

      Excluir

comentar