domingo, 26 de maio de 2013

VATAPÁ EXPRESS


Eu estava com vontade de comer um acarajé recheado de vatapá e camarões, mas onde ?  Como eu não estava a fim de sair fui ver o que eu podia fazer. Como Acarajé e Vatapá precisam de bastante tempo para serem feitos eu resolvi fazer um VATAPÁ EXPRESS e no lugar do ACARAJÉ eu fiz uma POLENTARAJÉ.
Lógico que ficou bom, se não não teria postado, mas nada a ver com um ACARAJÉ BAIANO. Os sabores e textura  ficaram bastante parecidos e dá para matar a vontade. Bom, foi uma experiencia boa, certamente vou repeti-la porem farei algumas correções, que mencionarei a seguir...Algumas fotos vão sem explicações pois não há o que explicar as fotos já explicam...


Os camarões que usei são dos bem miúdos, próprios para molhos. Na embalagem  marcava 300 gramas.

Aí temos 6 mini pães, equivalente a 3 normais. Não precisa disso tudo. Dois pães tamanho francês é o suficiente. Os pães devem ficar em molho no leite e depois liquefeitos. Então dois pães e um copo + 1/2 copo de leite....







Pronto os pães picados hidratando com leite...Deixe-os descansando e vá cuidar do molho...


Uma cebola tamanho médio picada.


Com um pouco de óleo e um pouco de sal, deixe refogar a cebola até murcharem. Óleo eu uso girassol, milho, canola. E eu não uso o de soja pois o cheiro não me agrada.




Vai precisar de tomate picadinho tipo Brunoise. Eu piquei 3 tomates...depois de tirar as sementes.










Cebola refogada...



Tomates adicionados...A partir desse momento vai usar fogo médio.


Adicionados : Salsinha ( duas colheres sopa) e cebolinha ( uma colher sopa) , bem picadas,



2 colheres (sopa) de óleo de dendê. Alguns chamam de AZEITE DE DENDÊ, mas como não é feito de azeitonas o nome correto é ÓLEO.


Depois de adicionar os camarões, mistura-los bem e cozinha-los por uns 5 minutos é hora de adicionar o leite de coco.
Usei  apenas duas colheres ( sopa) do leite de coco. Misture bem, sempre mantendo fogo médio. No fogão também o fogo deve ser médio.....

Agora vamos liquefazer o pão com leite..com a ajuda do liquidificador..


Vista aérea do pão com leite dentro do liquidificador...



Pronto, creme de leite com pão. Algumas receitas de Vatapá entre outras coisas usam farinha de trigo e água. Nesse caso estou usando leite e pão, ou seja uma farinha de trigo já cozida. Esse creme serve para engrossar, para dar " massa" no Vatapá. Por isso que eu chamei essa versão de VATAPÁ EXPRESS. No Vatapá original, feito com farinha, há a necessidade de " bater" a massa para cozinhar o trigo e dar volume.


Adicionei três conchas apenas do creme e foi o suficiente. Por isso que eu reduzi a quantidade de pães.



O VATAPÁ EXPRESS está pronto !
Agora vamos inventar um acarajé falso, um acarajé legitimo do Paraguay, e la guarantia soy yo !
A minha vontade principal era de comer Acarajé com Vatapá. O Vatapá está pronto e eu não iria come-lo com arroz.  Então eu precisava de alguma coisa que eu possa fritar em óleo de dendê para ter uma vaga lembrança do Acarajé. Pronto, achei.. POLENTA ! dessas prontas. Então por isso que foi batizada de   POLENTARAJÉ. Com essa receita vou apanhar tanto dos Baianos como dos Italianos, mas...fazer o que ?





 Apenas uma colher de óleo de dendê.....
Antes disso eu fiz uma experiencia fritando os cubos da polenta em uma panela com bastante óleo de dendê, como se fritam os acarajés....DESASTRE TOTAL...os cubos da polenta se dissolveram, encharcaram de óleo. O sabor ficou bom mas um pouco gorduroso. O melhor foi chapeá-los como estão na foto.

 Fogo médio para ambos, voce e o fogão.....




 Sempre virando os lados das polentas para fritar e absorver o oleo de dendê..


 Aí estão os cubos já dourados.....






6 comentários:

  1. Tive de tomar nota... Você é muito malvado em postar estas imagens... Kkkkkkkkkkkkk
    PERFEITO... DIVINO... DELICIA... Huuuuummmmmmm!!!
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. maravilhoso é pouco para descrever o que acabei de ver por aqui ..estas de muitos parabens ameiii querido ..nossa amo vatapá.... e este pap esta maravilhoso ..parabens amei bjão grandes
    www.artesdasadhianacozinha.com

    ResponderExcluir
  3. Álvaro, já cheguei gostando...demais esse vatapá express! Vai para a listinha das receitas a fazer :) A polentarajé também está nota 10, não pode é a pessoa passar vontade, rs. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo,
    Coisa boa demais!!!Adorei suas delícias, nota-se sua paixão pelo que faz... forte abraço

    ResponderExcluir
  5. Meooo que maravilhada fiz hj em casa.. Pegui TB uma receita genérica do caruru bem simples. Matei minha vontade. VC eh muito sábio.. Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. que maravilha e essa...muito boa receita.parabéns

    ResponderExcluir

comentar