segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

CAMARÃO ALHO E OLEO

Almoço praiano, descontraído, com direito a caipirinha e petiscos para serem saboreados sem talheres. Em seguida uma massinha para recuperar o desgaste de não ter feito nada...Os camarões serviram de base tanto para a entrada, esse petisco da foto,  como o do prato principal, um espaguete ao molho de camarões a alho e oleo. Tudo muito facil de ser feito. Seguem as fotos e explicações.....
Esse é o prato pronto...Lindo não ?

Os camarões eram grandes com mais ou menos 8 centimetros, sem a cabeça. Usei 6, com a casca, para entrada e uns 10 sem casca para o molho da massa. Os camarões com casca também foram eviscerados. Eu não fotografei esse momento porque iria emporcalhar minha câmera . Mas é simples, basta usar uma tesoura. Com a ponta fina da tesoura corte parte da carne e casca das costas do camarão até o rabo.. Use o jato de agua da torneira e ele ficará limpinho. 
Para o tempero dos camarões eu usei limão, alho picado, salsinha picada, sal e pimenta do reino.
Para o molho eu usei alho, salsinha, dois tomates picados e sal.


Porque não ?????
Temperando....suco de limão....
Nessa foto voce poderá ver o corte nas costas do camarão para eviscera-lo. Esse que está na parte inferior...
Bom aí tem suco de um limão  e vou adicionar uma colher ( sopa) de alho picado......
Salsinha......

Sal......e

Pimenta do reino...muuuuuinta....para quem gosta..
Deve ficar marinando no minimo 15 minutos....Nesse tempo voce deve colocar agua para cozinha a massa e tomar mais uma caipirinha.

Da mesma forma deve temperar os camarões descascados.....e deixa-los 15 minutos descansando.....

Os camarões eram grandes e para melhor tempera-los, ter uma fritura rápida e melhor distribuição no prato eu os cortei em 3 partes.

Depois de 15 minutos, tanto os com casca como os sem casca devem ter o liquido ( suco do limão) escorridos. Para isso usei uma peneira.

Escoando o suco de limão aqui estão os descascados e já cortados.
Prontos para serem fritos. Vejam quase secos..
Para fritura eu usei um pouco de manteiga e um pouco de azeite....






Para dourar a parte mais grossa deixe-os deitados de costas..
Essa frigideira será usada para fritar os outros camarões, portanto deve ter atenção para não passar do ponto e deixar os resíduos ( o nectar do nectar)  muito queimados.
Tres por pessoa é o suficiente pois são grandes. Poderia ser mais quantidade, como poderia ser esse o prato único.....Tire os camarões da frigideira e imediatamente coloque os outros, os descascados e o resto do alho picado....é muito rápido.
Antes de voce comer as suas tres peças da entrada já está na hora de misturar e vira-los..
Em seguida adicionar os tomates e um pouco da salsinha....
O tomate vai soltar um pouco do seu caldo e aí é a hora certa de se colocar a massa. Muito importante é tirar a massa da agua quente e coloca-la diretamente na frigideira. Deixe que a massa seja colocada com um pouco da agua do cozimento, ou seja pegue a massa com um garfão e coloque-a na frigideira sem deixar escorrer muito.



Esse colorido aí é o " garfão" que me referi...



Uns pelotinhos de manteiga darão uma textura mais cremosa na massa e no molho....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentar