quinta-feira, 10 de abril de 2014

MOQUECA PEIXE E CAMARÃO

Moqueca ou Muqueca ??? tanto faz o nome pois a grande diferença, alem da "briga" entre Baianos e Capixabas, são os temperos. Peixe também é uma diferença porem não a maior. O que quero dizer com diferença é que são varias as formas de se temperar uma moqueca pois uns não gostam do coentro outros detestam azeite de dendê, muitos não suportam o leite de coco e por aí vai. Pois bem, para atender meus clientes e sem ser muito radical, eu  fiz um tempero bem moderado sem adição do coentro, que é muito marcante, mas com uma pequena dose de dendê e de leite do coco. Desprezei também o urucum que, no meu ponto de vista só serve para colorir, o suco do limão  e o pimentão. Ficou excelente e sem muitas complicações...Vamos então para as fotos e explicações....
Para peixes preparados em molho minha preferencia é pelo cação pois não se desmancha muito durante o cozimento e tem sabor leve. Usei as postas sem tempera-las previamente.
A panela de barro é muito importante porem na ausência pode preparar a moqueca em outra panela. Perde um pouco no ritual e na  apresentação mas o sabor fica muito bom.
 Muito tomate. Nessa receita, que serviu 4 pessoas, usei 8 tomates e 2 cebolas grandes, tudo bem fatiado...



 Comece a montar a panela com uma camada de cebolas.....e três folhas de louro...
 Uma camada de tomates...
 Um pouco de sal. Eu usei o sal grosso mas pode ser o refinado...

Sobre a camada do tomate bastante salsinha picada....


 Sobre a salsinha as postas do peixe...


Sobre os peixes vamos repetir as camadas..a primeira de cebola, a segunda de salsinha.....

 Um pouco de pimenta do reino....
 Uma camada de camarões.
 Lindos não ????

 Sobre os camarões uma camada de tomates.....
 Mais salsinha...
Um pouco de óleo de milho, ou girassol, ou canola. Uma colher ( sopa) apenas. Nas minhas receitas o uso de óleo de soja  não participa pois seu cheiro ( não o seu  prezada (o) leitora (or) mas o do óleo) é horrível e mascara qualquer comida.. " FORA OLEO DE SOJA !!!!"
 Azeite de dendê também só um pouco, o equivalente a uma colher (sobremesa)...Normalmente eu preparo à parte, em uma molheira, um molhinho misturando caldo da moqueca com um pouco do dendê e pimenta dedo de moça. Usa quem quiser !


Leite de coco tambem um pouco. Usei o equivalente a 3 colheres ( sopa|)
Panela tampada e inicio de cozimento. Como não tenho fogão à lenha uso uma chapa sobre a chama, pode ser uma chapa ou um difusor como na foto abaixo...
 Esse cozimento deve ser bem lento. Calcule 1 hora. Deve começar a ferver em 30 minutos.

A panela é de barro e eu não sou de ferro...
Após ferver, que demora entre  20 a 30 minutos, tire a tampa e com uma colher ou ou outro utensilio, como o espremedor da foto, vá pressionando, para baixo,  pressione levemente. Isso é para extrair um pouco mais do suco do tomate, da cebola e do peixe que com a fervura vai se misturar com o leite de coco e com o dendê. Deixe cozinhar sem a tampa por mais uns 15 a 20 minutos, sempre em fogo baixo.

 Voce pode tirar parte desse caldo para fazer um pirão e também fazer o molhinho de pimenta e dendê.



Pronto, eis a  MOQUECA DO VARÔ....

2 comentários:

  1. PARABENS ME APAIXONEI PELO SEU BLOG

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Malu,
    Obrigado pelo seu comentário. Se voce precisar de alguma informação pode me escreber via e-mail alvaropisani@gmail.com que eu terei prazer em responder. Ví que voce tem um blog. Vou fazer uma visita por lá.
    Abs
    Alvaro

    ResponderExcluir

comentar