sábado, 30 de março de 2013

CAPELETE RECHEADO COM PATÉ DE PIMENTÃO E RICOTA

Com apenas 1 ovo e uma xícara de farinha de trigo voce terá massa suficiente para  montar 16 capeletes grandes. Para o recheio eu fiz um paté de pimentão vermelho. Apesar de ter maquina para laminar a massa eu fiz de uma forma artesanal e tambem não usei o rolo para que voce não tenha desculpas e possa preparar um capelete aí na sua casa. O recheio pode variar em centenas de sabores mas este de hoje é de pimentão vermelho. Voce vai ver que é possivel laminar uma massa apenas com um copo, ou uma garrafa. Bom, vamos lá ? Ah! tem tambem a receita do molho de tomates

Com apenas 1 ovo e uma xícara de farinha de trigo voce terá massa suficiente para  montar 16 capeletes grandes. Para o recheio eu fiz um paté de pimentão vermelho. Apesar de ter maquina para laminar a massa eu fiz de uma forma artesanal e tambem não usei o rolo para que voce não tenha desculpas e possa preparar um capelete aí na sua casa. O recheio pode variar em centenas de sabores mas este de hoje é de pimentão vermelho. Voce vai ver que é possivel laminar uma massa apenas com um copo, ou uma garrafa. Bom, vamos lá ? 
Uma xicara de farinha de trigo e um ovo inteiro, mas sem a casca. Esse ovo que usei era grande tamanho jumbo se o que voce for usar for menor use um pouco menos de farinha, tire da quantidade da xicara o equivalente a uma colher de sopa. Se precisar mais de farinha depois adicione se ficar muito seco molhe a mão na agua e deixe as gotas cairem na massa. 
Primeiro misture bem o ovo com a farinha com uma colher ou uma espatura, como voce desejar, porem depois voce somente vai conseguir aglutinar usando as mãos.





A cebola da foto é para ilustrar o tamanho da bola da massa. Maior que um limão e menor que uma laranja.. Em seguida, com a mão, dê à massa um formato cilindrico. Deixe no diametro de uma banana, um pouco maior do que uma moeda de um Real. 

Cubra com um pano úmido e deixe descansar. Esse descanso deve ser no minimo 20 minutos.
Enquanto a massa descansa prepare o recheio. Voce pode usar o recheio que deseja, queijo, paté de presunto, de galinha, etc. mas essa receita é de capeletes recheados com paté de pimentão, uma pasta feita com pimentão vermelho, ricota fresca, requeijão e queijo parmesão ralado. Esse paté tambem é excelente para canapés. O modo de preparo está lá no PATÉ DE PIMENTÃO.

 Aí temos o cilindro de massa e alguns discos já cortados. Medidas aproximadas 3 centimetros de diametro e meio centimetro de espessura. Um pouco a mais ou a menos não fará qualquer diferença. 
 Sempre trabalhe com bastante farinha. Essa massa é bastante úmida...
 Primeiro começe abrir os discos com a mão e depois use o copo, ou o rolo..



 Esse disco aberto tem por volta de 8 centimetros de diametro, do tamanho de um fundo de garrafa de vinho.
Para colar a massa molhe um dedo na agua e passe por metade do disco.

PARA VER A RECEITA DO PATÉ CLIQUE NO LINK

Coloque o recheio....
Dobre ....
Feche no formato de um pastel e aperte levemente as bordas para selarem...
Pegue o pastel com as duas mãos e mantenha o lado do meia lua de frente para voce e a parte reta à frente, como está nessa foto ai de cima. Com o polegar e o indicador de cada mão prenda as pontas do pastel e junte essas pontas uma sobre a outra. Aperte levemente para selar. Acerte as abas do chepeuzinho e reserve em um recipiente pulverizado de farinha de trigo.







Aí estão os 16 capeletes aguardando a hora de irem para o cozimento....

Para o molho eu decidi fazer um molho ao SUGO, que é o nome de um molho de tomates bem simples. Usei apenas uma passata de tomates, um pouco de tempero desidratado, um pouco de vinho tinto, sal e um pouquinho de agua. Momentos antes de servir adicionei um pouco de manteiga ( 1 colher (sopa) e creme de leite  2 colheres (sopa)...













Um poquinho de agua ( 1 xicara de de café)

















Uma outra opção, sem ser o molho de tomates, é temperar com manteiga , nóz moscada e creme de leite. Veja na sequencia, com pelotes de manteiga, depois com nóz moscada e com o parmesão ralado.





Agora vamos para a finalização do molho de tomates e montagem do prato com o molho de tomates...








A manteiga deve ser bem misturada para aveludar o molho.....





O creme de leite NÃO deve ser misturado mas apenas espalhado no molho, assim sentirá na boca essa difernça do molho puro e molho com creme...isso é pra comer com os olhos fechados...



Na montagem do prato, como o tema é  pimentão vermelho, eu coloquei em um dos cantos do prato, uma colher (sopa) de uma pasta de pimentão. Essa pasta é muito boa.








5 comentários:

  1. Ai... Parece tão fácil! Nunca me arrisquei em fazer massas, mas adoro testar molhos e recheios. Sinto que será hoje o dia! Me apoiarei nesse passo a passo. Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  2. Arrisquei e deu muito certo! Mudei o recheio para usar o que tinha em casa: brócolis. alho poró, queijo fresco e parmesão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Larissa,
      Obrigado pelos comentários.
      É exatamente isso que se deve fazer. Usar o que tem em casa e criar.
      Tem uma outra postagem que é a de Nhoque de Ricota. Esse nhoque é feito de ricota e espinafre. Essa mistura tambem dá um bom rechio para o Capelete. Boa sorte. Se voce tiver alguma novidade favor compartilhar. Abraço Alvaro

      Excluir
    2. Olá. Qual a melhor forma de deixar os capeletes reservados para cozinhar algum tempo depois?

      Excluir
    3. Larissa, tem duas maneiras simples e depende do tempo que voce precisa. Por exemplo, se voce for preparar os capeletes durante a parte da manhã para o jantar voce pode coloca-los em uma bandeja , ou assadeira ou tabuleiro...e cobri-los com um pano de prato levemente úmido. Isso ajudará a massa se manter úmida sem ressecar. Se voce precisa mante-los prontos por mais de um dia, ou uma noite, voce pode fazer um banho de choque. Vou explicar. A quantidade de capeletes e agua é na base do bom senso..tá? Quanto mais agua melhor..
      Imagine uma panela grande com agua fervente e um pouco de sal...Voce deve colocar os capeletes para cozinhar por apenas 2 minutos. Jogue-os na agua quente, marque dois minutos, retire-os e os coloque em uma vasilha com um pouco de oleo, azeite ou manteiga. Misture-os bem e ponha para congelar ou apenas na geladeira. Essa gordura, oleo , azeite ou manteida, ajudará a mante-los sem grudar uns nos outros...Quando for servir use o mesmo método. após a agua ferver coloque os capeletes congelados e agurade uns 10 minutos...Espro que tenha enetndido...

      Excluir

comentar