sexta-feira, 31 de maio de 2013

CAMARÕES COM MORANGA


Acredito que todos conheçam o famoso CAMARÃO NA MORANGA, pois bem, o que temos hoje é um CAMARÃO COM MORANGA, na verdade abobora. Por muitas vezes deixei de comer camarão na moranga pois alem de ser trabalhoso é bastante demorado devido ao cozimento correto da moranga. Mesmo em restaurantes é um prato para duas a três pessoas e o pior é achar um restaurante que faça esse prato com qualidade. Por isso resolvi esse grande problema. Para o dia a dia não preciso mais da moranga inteira. Vou usa-la apenas quando de um almoço ou jantar especial, na praia principalmente. Aí sim tem que ser feita em uma moranga linda.... Pois bem, como eu estava a fim de comer o camarão na moranga, eu resolvi fazer de uma forma meio que simplória, ou seja com quase os mesmos ingredientes porem sem o charme principal que seria servir essa COMIDA na moranga, como pede a receita. Isto posto, vou  explicar como que eu fiz esse prato sem a moranga inteira. ... Vai daqui uma homenagem à minha amiga  Ana Paula Lazzarotto, que certamente, logo mais,  estará se deliciando com um verdadeiro CAMARÃO NA MORANGA, diretamente em FLORIPA...
Acima está a foto do prato recém saído do forno. Como não gostei da fotografia por causa dessas tiras de requeijão eu deixei essa para segundo plano. Eu pensei que o requeijão iria derreter mas não foi isso o que aconteceu. Bom, o que eu fiz foi usar um refratário no lugar da moranga. Nesse refratário eu forrei as laterias e fundo com uma camada de requeijão Caturiry e sobre o catupiry eu espalhei uma camada da pasta de moranga...abobora...
Bom, vamos agora listar o que voce precisa para esse prato:
Acima estão os pedaços de moranga ( abobora de pescoço). Comprei uma bandeja com 700 gramas e custou R$ 2,16.


Vai precisar de camarões. Aí é um problema seu. Eu comprei esse, tamanho médio para pequeno. Comprei 500 gramas...



Vai precisar também de uma cebola picadinha, uns 4 dentes de alho, salsinha, cebolinha, sal  pimenta do reino e uns 6 tomates..

Vai precisar de Catupiry. O melhor é o da caixinha redonda, mas se voce não encontrar pode usar outro qualquer, preferencialmente marca Catupiry.


Os camarões, por serem médios, dever ser eviscerados. Portanto peça ao peixeiro para tirar as tripas dos camarões..Ou faça voce mesmo, como eu fiz...

Aí estão os camarões, lavados e eviscerados...


Os cubinhos da moranga...abobora...



Para cozinhar a moranga eu coloquei aproximadamente 150 Ml de agua...


E mantive fogo médio, e a panela com a tampa..

Apenas 15 minutos os cubinhos já estão cozidos..

700m gramas  é bastante para a minha experiencia, então por isso que eu fiz o cozimento neutro, sem sal e sem açúcar. Com essa porção de moranga fiz tambem um doce de moranga..abobora em calda...Uma parte para o camarão e outra para o doce..

Separei o que vou usar com o camarão...e o que vou usar como sobremesa, que vai estar na ultima parte desta postagem............




Amassei e temperei com sal, salsinha, pimenta do reino e manteiga...



Deixei a pasta da moranga descansar e fui cuidar do molho de camarões.......


Para o molho de camarões..uma cebola média, picadinha...um pouco de óleo de milho....


Duas folhas pequenas de Louro
Salsinha e cebolinha, ambas bem picadas..............
4 dentes de alho picados grosseiramente...


Para tirar a casca do alho de forma rápida..Com a lamina da faca, deitada, coloque-a sobre o dente do alho e com a palma da mão empurre faca contra o alho..Depois de esmagados, devem ter


Comprei uma lampada nova para as fotos ficarem mais claras e acabou amarelando o alho..






A base desse molho é bem rustica. Tomates cortados incluindo pele e sementes. Tipo dessas peixadas de caiçaras.






Pimenta do reino em grão dá um sabor sem muito ardor. Para quem gosta, como eu, uma delicia é morder um desses grãos quando tenho sorte de ganhar uns deles no meu prato..






Gosto muito de usar chapa pois mantem um calor uniforme sob a panela..





Molho pronto, é hora de colocar os camarões...






















Para dar um toque especial na moranga, coloquei meia concha do caldo do molho...


Um pedaço de manteiga e mais um pouco de salsinha... 


e um pouco do caldo...vai ajudar a derreter a manteiga...


Pronto, eis a pasta de moranga, ou abobora..


Um refratário já forrado com o requeijão.....Voce pode tambem usar daquelas cumbucas de barro que servem meia feijoada...




Coloque a pasta cobrindo todo o requeijão...




Coloque o molho com os camarões...e está pronto para ir ao forno..que deve estar super quente..
Abaixo eu tentei fazer uma cobertura com o requeijão, mas não deu certo pois a massa desse requeijão é bem firme. De toda forma seguem as fotos para voces não repetirem o erro. Talvez um requeijão mais maçio...ou melhor ainda   NADA....













Bom agora vamos para a sobremesa....MORANGA (ou abobora) EM CALDA...
Bom já temos os cubos da moranga pre-cozidos e agora basta adicionar açúcar, ou adoçante, canela em pau, cravo


Vai precisar de canela em pau...e cravo.

 







A marcação na caixa é feita para logo identificar a validade. Com isso evita-se perda de tempo em tentar localizar os óculos para depois tentar ler letrinhas miúdas.


O adoçante TAL E QUAL deve ser usado na mesma medida que o açúcar, já o FRUTOSE pode ser reduzido pela metade. Esse FRUTOSE é o único que carameliza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentar