quinta-feira, 3 de abril de 2014

PÃO TIPO ITALIANO RECHEIO DE CALABRESA E AZEITONAS

Segue mais uma receita de pão tipo italiano com recheio de linguiça calabresa e azeitonas. Essa receita não dá erros. Agora já nem uso medidas...é sempre aproximado. Obvio que já estou com experiencia.  Logo mais adiante está o link para ver a receita completa do preparo da massa básica do Pão de Panela. É uma massa muito mole e  por isso voce deve deixar o recheio pronto como também a tigela ( bow) onde o pão deverá ficar para crescer até estar no ponto de ir ao forno....Então vamos lá... 
linguiça fresca. A escolha é sua. Pode ser calabresa, toscana, com temperos de ervas, com ou sem pimenta.
Importante é tirar a pele...

 Tire a pele e salpique com  orégano e erva doce...
A tigela (bow)  já preparada com o papel manteiga.....onde a massa vai crescer..Isso tem que estar pronto e deve ser a primeira coisa a deixar pronta pois depois de montar o pão ele tem que ir imediatamente para essa tigela.
Essa é a massa já fermentada e pronta para uso. Tem entre 8 a 12 horas de descanso. A consistência é bem mole. Para manuseá-la eu aconselho usas luvas de látex. Abaixo segue o link da receita completa.
Clique para :   Receita e modo de preparar a MASSA  BÁSICA para PÃO DE PANELA.

Continuando...
Área de trabalho devidamente enfarinhada....




Passe a mão na farinha ( com ou sem a luva)e vá batendo levemente com os dedos para a massa ir esticando. Sempre deixe a mão com farinha.

Quando a massa estiver aberta, como uns dois palmos mais ou mensos, comece a colocar o recheio. Pegue um pedacinho da linguiça do tamanho de uma  noz,  aperte com os dedos para deixa-la meio que plana, como uma tampinha de cerveja ( para voce que não bebe...como se fosse uma tampinha de refrigerante) e coloque sobre a massa apertando para o fundo mas sem muita pressão....em seguida coloque as azeitonas , sem caroços e fatiadas para espalhar uniformemente tambem dando um pouco de pressão....
Pronto toda a base da massa está recheada...agora vamos fazer as primeiras dobras. Vamos dobrar as dobras para o centro para fazer outra plataforma para colocarmos mais recheio....
Primeira dobra...
Segunda dobra..
E continuamos a dobrar as pontas para o centro...

Pronto, já temos uma nova plataforma...vamos encher de recheio....vamos repetir a primeira etapa...
Vamos dobrar novamente  as bordas para o centro...ate fechar...

Pulverize com fubazinho para facilitar o boleamento...


 Com as mãos em concha boleie a massa sobre o fubazinho..e em seguida coloque a massa na tigela..
 Um pouco de fubazinho tambem dentro da tigela ( bow)

 Ponha a tigela em um lugar onde ficará por 2 horas. Cubra com um pano ou uma outra tigela para que a massa não tome vento.

 
 Entre uma hora e meia a duas horas a massa já cresceu e está pronta para ir para o forno.

A panela de ferro deve estar quente portanto um pouco antes, uns 15 minutos, coloque a panela no forno para aquece-la, assim também o forno ficará aquecido.
A massa vai para a panela com o papel manteiga. Para colocar a massa na panela voce deve tira-la da tigela segurando pelo papel manteiga e coloca-la na panela. Para facilitar essa transferência deixe a tigela bem ao lado da panela. Faça a transferência de forma suave para não baixar a massa crescida.

Com uma lamina de barbear, ou uma faca super afiada, faça uns cortes na superfície da massa. Também nesse momento tem que  ser firme mas suave.


Tampe a panela e leve-a ao forno. Vai ficar lá por uns 30 minutos a 220 graus.


Depois de 30 minutos é hora de tirar a tampa da panela e deixar assando um pouco mais, uns 15 a 20 minutos até a casca ficar dourada a seu gosto...

E pronto....


Depois de tirar do forno deixe o pão esfriar um pouco em cima de uma grelha. Isso para evitar a formação de vapor e consequentemente molhar o fundo do pão alterando sua textura crocante.

2 comentários:

  1. Boa noite

    Gostaria da ajuda de vocês pois tive problemas com o papel manteiga ele grudou muito e tive que cortar boa parte do fundo do pão. Existe alguma marca de papel manteiga especifico para essa receita ou outra forma de assar sem o papel.
    att
    claudio

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Anonima,

    Desculpa pela pressa nessa resposta pois estou de saída para viagem.
    Realmente papel manteiga deve ser bom pois eu tambem tive esse problema. Veja na receita de Pão de Panela com recheio de Salame ( http://alvaropisani.blogspot.com.br/search/label/P%C3%83O%20DE%20PANELA%20COM%20RECHEIO%20DE%20SALAME ) lá eu explico sobre o papel e dou a marca.
    Obrigado Outras perguntas use o e-mail alvaropisani@gmail.com que responderei com prazer. Alvaro

    ResponderExcluir

comentar