domingo, 11 de maio de 2014

PÃO PIZZAIOLO DE CALABRESA ASSADO EM PANELA DE FERRO

É um pão de panela tendo o mesmo recheio de uma pizza calabresa. Neste daqui ainda adicionei um pouco de queijo provolone que aparece nessa foto meio que derretido. A minha gula estava muito alta e quando isso acontece eu tenho ataque de TGP (Transtorno Guloséfico Compulsivo) que ativa minhas glandulas salivares e com isso acabei aumentando em muito a quantidade de recheio do pão que por pouco seria necessario um pão para colocar uma fatia desse pão como recheio. A foto mostra claramente o resultado....
Esta foto foi do momento de tira-lo do forno....
Abaixo fotos dos ingredientes e quantidades. Segue tambem minha sugestão para adequar as quantidades pois teve excesso de recheio...
500 gramas de linguiça, sem pele...Tempero que coloquei é um misto desidratado. Tem oregano, sal, cebola e alho. Eu sugiro usar apenas 300 gramas de linguiça...

Queijo provolone. 150 a 200 gramas.
Azeitonas, sem caroço..3 colheres (sopa) mais ou menos.. Salpiquei um pouco de oregano.
Tomate cortado em cubinhos. Um tomate, sem sementes
Cebola fatiada bem fininha. Uma cebola bem pequena. Tamanho de um ovo. Eu sugiro não colocar cebolas
8 pedras de gelo. O liquido dentro do copo é apenas para fazer contraste caso contrario o gelo não iria se sobressair na foto...Depois da foto do gelo, voce pode ir sorvendo o liquido mas nunca descarta-lo. O gelo irá aos poucos se transfiormando em agua e agua não vai nessa receita portanto Tchim tchim..

 Foto da massa já pronta para ser usada. A receita completa está no seguinte link RECEITA DA MASSA BASICA PARA PÃO DE PANELA. 
A cara da massa não é muito apetitosa,  mas depois de assada lembra o pão italiano.
Vou usar um molde para deixar a massa descansar e crescer depois de recheada. Como vou usar uma panela de ferro oval  uso tambem uma forma oval. Pode ser de qualquer material....

Papel "manteiga"de primeira qualidade para não grudar na massa. Esse papel da foto não é um papel manteiga mas um papel atiaderente e serve para outras finalidades.
Para moldar o papel que vou colocar dentro do recipiente eu uso o oposto. Moldo o papel sobre o fundo desse " molde "


Com as mãos aperto , dou dobras e moldo.

Pronto, já meio que na forma ovalada. Agora vamos colocar dentro da fôrma.


Pronta para receber o pão recheado e moldado...Então temos o molde e abaixo os integrantes do recheio.
Como a massa é muito mole voce deve deixar pronto o molde e o recheio antes de abri-la...
Antes de colocar a massa na área de trabalho temos que pulverizar um pouco de farinha de trigo e tambm um pouco de fubazinho.

A massa é bem mole e grudenta poranto voce tem que estar com as mãos sempre enfarinhadas e tocar na massa com leveza  ou usar luvas de latex como mostro na receita de PÃO TIPO ITALIANO COM RECHEIO DE CALABRESA E AZEITONAS. que é uma receita muito parecida com essa.






Aberta a massa é hora de começar colocar o recheio. Pedaços da linguiça abertos em placas e apertados contra a massa...

Sobre a linguiça pdaços do provolone...




Com azeitonas..
Adicionando a cebola...

Adicionando o tomate...


Dobrando a massa sobre ela mesma...


Pronto. Um pacote da massa. Sobre esse pacote vamos colocar mais camadas de recheio.






Agora vamos dobrar a massa porem em forma de filão ....
E colocar dentro da forma de descanso e crescimento...
O pão ficou um pouco maior do que pensei. Foi muito recheio que coloquei....
Deve deixar crescer com cobertura,  uma proteção contra vento ( um pano ou uma bacia plastica) sobre a massa,  por uma hora no minimo.
Como eu já havia dito,desta vez eu usei uma panela de ferro oval. Voce deve pré-aquecer essa panela por uns 15 minutos antes de colacar o pão para assar. Portanto após 45 minutos de descanso coloque a panela no forno para aquecimento.


Com uma lamina ou faca bem afiada faça cortes no pão..


Vejam como o pão cresceu ,,,
Coloque a panela de ferro, que já está super quente ao lado do pão. Voce deve transferir o pão do molde para a panela  e deve faze-lo usando o papel manteiga como alça. Segure pelas laterais, levante e coloque na panela...
Pronto !. Cuidado que a tampa da panela está muito quente, portanto não se esqueça de usar um protetor. Dobre um pouco o excesso do papel para fora da panela para tampa-la..




Pronto, hora de ir para o forno. 30 a 40 minutos a 220 / 250 graus. Depende de cada forno. Aos 30 minutos verifique como está o pão levantando um pouco a tampa da panela. Se o pão tiver já crescido tire a tampa e deuxe dourar. Deve ficar por mais assando entre 15 a 20 minutos. Só tire do forno quando a cor estiver bem dourada e o pão apetitoso.
Esse pão com excesso de recheio ficou assando por 40 minutos com tampa e 15 minutos sem a tampa.


Logo após tirar do forno deve deixar o pão respirar. Coloque-o sobre uma grelha. Se voce não tiver uma pode fazer um quebra galho usando seus talheres, colocando varias facas, uma ao lado de outra, bem proximas e colocar o pão sobre elas. Um pouco de ar passará por debaixo do pão.


4 comentários:

  1. Que pão lindo! Vim aqui só pra ver suas fotos e claro suas delícias. Fiz sua receita de berinjela e todos gostaram, tanto que já é segunda vez que a preparo.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria de Lourdes. Obrigado pelo comentário. O erro nesta receita foi a quantidade excessiva de recheio. Faltou pão ! Se for fazer esse pão diminua a quantidade de recheio como eu explico na receita. Tenha um bom dia.
      Abraço
      Alvaro

      Excluir
  2. Não consegui enrolar no ponto de filão quebrou, achou que não sei fazer isso,vou deixar sem o segundo recheio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Penha. Que pena, acho que foi muito recheio. Essa massa é um pouco dificil de se trabalhar. Eu já tive dificuldades pois a massa é bem mole. Eu enrolei o pão na base de mão bem enfarinhada e não peguei a massa na mão apenas eu empurrei as bordas para cima. Quando estava um bolo eu deixei a panela muito perto da massa e com as palmas da mão eu ergui a massa e coloquei na panela sem me preocupar com o formate. A massa vai crescer e tomar a forma do interior da panela. Tente novamente com menos recheio e boa sorte.

      Excluir

comentar