segunda-feira, 19 de novembro de 2018

STRUDEL VEGETARIANO

Eu estava  no mercado e ví a embalagem da pupunha desfiada,   mais adiante eu ví um pacote de espinafre, já lavado em embalagem que me chamou a atenção pela qualidade. Comprei os dois pois me deu vontade de uni-los em um prato. Durante o final de semana a ideia começou a fluir e comecei a " desenhar"o meu prato. Pronto! ontem a noite eu decidi e resolvi fazer um Strudel salgado com a massa folhada da AROSA. Um strudel com o espinafre, a pupunha, cenouras e ovos. E foi isso que aconteceu. Como ficou bonito e muito gostoso nada mais justo do que compartilhar essa ideia.  Vou explicar como eu fiz....



A embalagem, da pupunha desfiada.....
A embalagem das folhas de espinafre...
Duas cenouras já descascadas...
Tres ovos, que serão batidos  e fritos como uma panqueca para fazer uma placa de ovos.
A massa folhada da AROSA.. Deve ser tirada do freezer algumas horas antes. Mantenha o filme plastico até o final e aconselho a trabalhar com essa massa sobre um pano de prato pois como estava no freezer vai soltar umidade..Para um tamanho do meu forno elétrico eu cortei a massa em duas partes no comprimento. A massa vem com 40 cm por 25 centímetros. Eu fiquei com dois retângulos de 25 por 20 cm e enrolei no sentido de comprimento de 20 cm.

Eu usei uma panela para cozinhar a pupunha e outra para cozinhar o espinafre...
Para cozinhar a pupunha faça exatamente como se cozinhasse um espaguete porem mais tempo. Água abundante para ferver, quando borbulhando adicione uma colher ( sobremesa) de sal e coloque a pupunha. Eu deixei a pupunha uns 30 minutos, Escorri como se fosse espaguete e deixei esfriar totalmente...Vejam a sequencia abaixo...








Agora vamos cuidar do espinafre. Esse cozimento é extremamente rápido. Para facilitar o manuseio, tire as folhas dos talos e coloque-as na panela. Coloque um pouco de água, meia xícara é o suficiente. Deixe a panela sem tampa e fique por perto quando começar a fazer vapor, misture com cuidado fazendo com que as folhas que estão por cima irem para baixo. Essa operação é feita em três minutos no máximo. Delique o fogo deixe as folhas lá por uns 5 minutos e depois tire as folhas colocando-as para escorrer em uma peneira ou no escorredor de macarrão.
Como podem ver a foto acima é das folhas cruas e a foto de baixo das folhas já cozidas. Na verdade é apenas para murchar a folha pois se deixar muito tempo cozinhando vai ser difícil manuseá-las, você vai entender quando ver a foto da camada de espinafre sendo preparada...

Cenoura eu usei apenas duas mas teria sido melhor usar tres. Descasque, corte as pontas, embrulhe em filme plastico, e coloque no microondas em alta por 5 minutos. 





Depois de frias, fatie em 4 cada uma. A espessura depende do tamanho da cenoura, mas não faz muita diferença, o que vale é que as fatias tenham as mesmas espessuras para que ao enrolar a massa tenha um tamanho meio que igual.

Vamos fazer uma placa de ovos que será usada como base dos recheios protegendo a massa da umidade da pupunha e do espinafre e dará tambem uma côr no recheio.Tres ovos que misturei e pus um pouco de sal.


Na frigideira eu coloquei uma colher ( sopa) de manteiga para derreter. O fogo está baixo e deve continuar assim até o final...

Virei a frigideira em varias posições para que toda a manteiga se espalhasse, pois a ideia aqui é untar a frigideira para que o ovo batido não grude nela e saia com facilidade.
Estão vendo, toda a base da frigideira está untada.
Coloquei os ovos batidos todos de uma só vez...
E comecei a tombar a frigideira fazendo que os ovos batidos  ficassem cobrindo toda a superfície da frigideira, como se fosse uma panqueca em uma espessura meia que igual. Isso deve ser feito até que os ovos se  coagulem.






Pronto, está por igual e facil de remoção.




Vamos usar essa placa de ovos como base para suportar os demais recheios, o espinafre, a pupunha e a cenoura. Como a placa é redonda e a massa retangular, devemos cortar a placa. Primeiro eu a cortei ao meio. depois cortei duas pequenas laterais e as sobrepus melhorando o retângulo. Vejam abaixo a placa já ajustada.
MUITO IMPORTANTE: qualquer ingrediente a ser colocado sobre a massa deve estar fria, temperatura ambiente.
Se vove tem as folhas do espinafre não muito cozidas voce consegue espalha-las melhor mas acho que não tem importância se não ficar assim, basta espalhar por igual.

Depois de espalhadas, um pouco de sal e pimenta do reino a gosto.



Sobre a camada de espinafre uma camada de  cenoura e sobre a cenoura uma camada de pupunha.
Para dar um sabor um aroma de Mediterraneo eu  usei um pouco de Timo (tomilho).


A massa já com as camadas de recheio e temperos. Agora é hora de enrolar...
O filme plastico que protege a massa vai te ajudar a enrolar a massa.
Voce deve apertar com os dedos as laterais do rolo.
Use somente a gema do ovo para pincelar. Para tirar o odor forte de ovo, tire a pele da gema. Basta belisca~la e segurar com firmeza e puxa-la. Descarte. Para melhor pincelar, coloque algumas gotas de agua e misture à gema. Atenção apenas gotas.


Temperatura 180 Graus. Coloque para assar somente com o forno pré aquecido.


Tempo de forno pode variar entre 20 e 30 minutos. Lembre-se apenas a massa estava crua....




Voce tem varias opções para um acompanhamento. Eu precisava experimentar esse molho para saladas e foi a oportunidade. É razoável, mas  voce pode fazer um molhinho na base de creme de leite ou iogurte misturado a um pouco de roquefort  ou gorgonzola.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentar