quarta-feira, 27 de novembro de 2019

BERINJELA À ESCABECHE


Passeando pelo mercado vi umas berinjelas com ótima cara. Eu não tinha nada em mente mas com berinjelas podemos fazer centenas de preparos e é sempre útil ter algumas em casa. Comprei 5 unidades. Ficaram dois ou três  dias lá na minha bancada aguardando uma ideia. No Domingo pela manhã tivemos um flerte, elas me piscaram e eu correspondi. Decidi fazer um antepasto com elas e optei por prepara-las tipo Escabeche, mas de uma forma bem simples. Cortei em rodelas, passei pela farinha de trigo e fritei em óleo de milho. Fogo bem forte para logo dar uma tostada. Deixei em papel absorvente descansando enquanto preparava o tempero tipo escabeche.


Rodelas de aproximadamente meio centímetro de espessura...


Sem qualquer tipo de tempero passei na farinha de trigo dos dois lados, e, dei uma batida com a mão para tirar o excesso de farinha.


Óleo bem quente. Fritei dos dois lados e deixei em papel absorvente para tirar excesso de óleo.




4 cebolas grandes, mas deveriam ser no minimo 6 cebolas..


Frigideira ou panela com uma colher ( de sopa)  de óleo de milho. 2 ou 4 folhas de louro.
Como tempero eu usei ... sal, pimenta do reino em grão ( uma  colher de sopa)
A pimenta do reino em grãos inteiros dará apenas sabor... Mexa esse refogado e não deixe dourar....

Quando a cebola começar a murchar é hora de adicionar vinagre branco.. Como eu disse que é um escabeche simples usei vinagre branco de álcool. Para essa quantidade de cebola eu usei 1 e 1\2 xícara de vinagre. Mantenha fogo brando.
Prepare um pouco de cenoura ralada ou em fios....




Adicione os temperos, o vinagre e os fios de cenoura. Misture bem e logo em seguida monte o pirex.

Como base uma camada de fatias de berinjela e sobre elas uma camada de cebolas temperadas..

Outra camada de berinjelas e sobre elas outra camada de cebolas temperadas...e continue montando ate terminar as rodelas de berinjelas e sobre a ultima camada de berinjelas adicione a ultima camada do escabeche incluindo o liquido.




Aí toca o telefone e você recebe um convite para almoço. Pega o pirex adicione um bom fio de azeite de oliva sobre seu preparo e coloque-o na geladeira, ou no congelador para dar uma esfriada mais rápida. Presenteie essa iguaria ao anfitrião para ele oferecer como antepasto aos outros comensais e certamente ele vai oferecer um tinto....Ah! não se esqueça de levar junto um filão de pão tipo italiano..e mais um tinto.....mas se voce morar em Santo Antonio do Pinhal esqueça o telefonema pois ninguém vai te telefonar e se alguem tentasse não seria possivel por falta de sinal da VIVO, da CLARO, da OI ou ate mesmo da TIM. Sinal de fumaça não funciona pois aqui venta muito e pão italiano só se voce encomendar para o Alvaro ( <<< CLIQUE)...BOM APETITE !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentar