terça-feira, 31 de março de 2020

ALMONDEGAS AO MOLHO DE TOMATES

Almondegas, porpetas, polpetas e por aí vai. O nome correto ninguém sabe. Visitei o Google e nada de concreto. Nas casas da minha mãe e das minhas tias, todas italianas, chamavam de "porpetas" não sei se o correto seria polpeta mas devido ao dialeto chamavam de PORPETA. Bom, nomes à parte vamos aos procedimentos. Existem milhares de receita de porpetas e eu vou passar uma  das mais simples e que fica muito saborosa. Essa que eu fiz levou duas bandejas de carne moída de 400 gramas cada, portanto 800 gramas. Leva alem do sal e da pimenta do reino, uma cebola média bem picadinha e três colheres ( sopa ) de aveia em flocos finos e um pouco de alho que para não ter muito trabalho eu usei alho liquido..... Pronto temos os ingredientes das PORPETAS !
Porpetas podem ser consumidas de varias formas, as principais são duas, as fritas e as ao molho de tomates. A receita deste post é a de molho com tomates, que pode ser consumida com arroz ou com uma massa, tipo espaguete, e é com esse espaguete que vamos fazer esse post.
800 gramas de carne moi da. Nada de complicação pode ser 700, 720, 880, ou 1000 gramas de carne moída.
Uma cebola tamanho médio picada..


Um pouco de pimenta do reino moida na hora... pode ser da já moida....nada deve atrapalhar...
Sal a seu gosto...Eu usei duas colheres ( chá) não muito cheia.

Para a quantidade entre 700 gramas até um kilo de carne, use apenas DUAS colheres (sopa) de flocos finos.

Aí estão todos os ingredientes. Agora é preciso mistura-los muito bem. A melhor forma, para quem não tem um processador é usar as mãos. Temos que fazer justiça com as próprias mãos...eu já ouvi isso em algum lugar .
Para voce não ficar com as mãos temperadas eu aconselho usar luvas de latex.
Amasse e misture muito bem e com calma.
Esse é o alho "liquido " que eu mencionei. Muito bom e ajuda a temperar a carne. Muito saboroso. Não é como um alho fresco mas é bom e pode substituir para esse tipo de comida.
Uma vez tudo bem misturado é hora de dar forma à carne, nesse caso formato de bolas, de almondegas...ou melhor formato de PORPETAS...
Basta pegar um pelote da massa de carne, acomoda-la na palma da mão, aperta-la para consolidar e bolea-la formando uma bolinha. Tamanho? como se fosse uma bolinha de ping pong...



Aí temos as porpetas já moldadas. O total de porpetas com os 800 gramas de carne foi de  25 unidades. Eu montei o meu prato com 5 porpetas com um espaguete de acompanhamento e posso afirmar que se tivessem apenas 4 eu estaria satisfeito. Isso apenas para voces terem uma ideia de consumo.
Bom, para cozinhar as porpetas eu optei pelo molho de tomates, o mais tradicional.
Agora passarei a forma de preparar um molho de tomates também de forma pratica....
Como tempero para o molho de tomates eu usei tempero misto desidratado. Todos são muito parecidos pois a base é de produtos desidratados como alho, cebola, oregano, tomilho, pimenta calabresa etc etc....
Em uma panela grande eu coloquei um pouco de azeite ( 5 colheres sopa) e uma colher ( sopa) do tempero desidratado. Levei ao fogo brando e adicionei duas colheres ( sopa ) de manteiga....

Para evitar de queimar o tempero eu já tinha deixado à mão os tomates processados. Um extrato de tomate ( meia lata),1400 gramas de polpa de tomate ( duas unidades de 700 Gramas), uma lata de tomates cerejas..Tão logo comecou fritar os temperos desidratados eu adicionei a polpa de tomate e os tomates cerejas.......






Para temperar esse molho de tomates eu adicionei uma folha de louro , uma casquinha de limão e um raminho de manjericão...Em seguida meia lata do extrato de tomates...ou seja uns 150 gramas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentar