domingo, 16 de setembro de 2012

BRACCIOLA

BRACCIOLAS, BRAXOLAS, BRACHOLAS, BRAJOLAS, BIFE ROLE, ETC ETC.  SÃO MUITAS AS FORMAS DE SE ESCREVER ESSE PRATO, POREM SE VOCE QUISER COMER ESSE PRATO, TIPICO ITALIANO, EM UM RESTAURANTE EM ROMA, TEM QUE PEDIR POR " INVOLTINI" SE NÃO VÃO TE SERVIR UMA BISTECA, O QUE ACONTECEU COMIGO NA MINHA PRIMEIRA VIAGEM... BRACCIOLA, ME EXPLICOU O MAITRE, É COMO OS NAPOLITANOS CHAMAM A CARNE ENROLADA COM RECHEIO.....EU ACREDITEI...




ÓTIMO PRATO PARA O ALMOÇO DE DOMINGO..
SE BEM QUE HOJE EM DIA É UM POUCO DIFERENTE, POUCAS FAMILIAS SE REUNEM PARA O ALMOÇO DE DOMINGO.

EU FUI CRIADO DESSA FORMA. TODOS OS DOMINGOS O PERFUME DO PREPARO DOS PRATOS INVADIA A CASA.
ASSADOS E MASSAS ERAM ERAM OS " PIECE DE RÉSISTANCE".

SEMPRE ALGUMA COISA BOA NO FORNO, UMA CARNE, UMA AVE, UMA TORTA, ENFIM TODOS OS DOMINGOS UMA FESTA.... 



USEI BIFES DE COCHÃO DURO. PARA MIM  É UMA DAS MELHORES CARNES PARA ESSE TIPO DE BRACCIOLA. TEMPEREI COM SAL, PIMENTA DO REINO E OREGANO.
ABAIXO A SEQUENCIA DA MONTAGEM...




SALSINHA. NÃO PRECISA PICAR BASTA COLOCAR AS FOLHAS COMO BASE...



COLOQUEI UMA VAGEM, UMA TIRA DE CENOURA E UMA TIRA DE SALSÃO..


PARA COMPLETAR COLOQUEI UMA FATIA DE TOUCINHO......


DEPOIS DE ENROLADA PRENDE-SE COM PALITOS..... 


OLEO DE MILHO PARA FRITAR....







DEPOIS DE BEM DOURADAS, VAMOS INICIAR O COZIMENTO COLOCANDO UM POUCO DE AGUA QUENTE..






NÃO É NECESSARIO COBRIR AS BRACCIOLAS COM AGUA. ATÉ UM POUCO MAIS DA METADE É O SUFICIENTE...


COLOQUE UMA CHAPA E USE FOGO BAIXO. TEM QUE COZINHAR LENTAMENTE. PODE TAMBEM USAR PANELA DE PRESSÃO MAS AÍ SÓ SE VOCE TIVER PRESSA. EU GOSTO DE CURTIR A COMIDA ...


ESSE COZIMENTO VAI FAZER O DÉGLACE, OU SEJA DILUIR A CROSTA DA FRITURA E FORMAR UM CALDO..DEIXE POR UNS 30 MINUTOS EM FOGO BEM BAIXO...


DEPOIS DESSES 30 MINUTOS É HORA DE ADICIONAR O TOMATE POIS ESSA BRACCIOLA É COM MOLHO DE TOMATES.  SE PREFERIR SEM O TOMATE BASTA CONTINUAR O COZIMENTO SÓ COM  O PROPRIO CALDO MAS AÍ VAI TER QUE ADICIONAR MAIS AGUA DEIXANDO AS BRACCIOLAS SUBMERSAS.


USEI DUAS LATAS DE TOMATE SEM PELE E UMA GARRAFA DE PURÉ DE TOMATES...






USEI UMA TESOURA PARA PICAR OS TOMATES....





MUITO IMPORTANTE !!!! NÃO DESCARTE MATERIAIS RECICLAVEIS SEM LAVA-LOS.
EU LAVEI AS LATINHAS E A GARRAFA DO PURÉ COM VINHO BRANCO....


E ADICIONEI ESSE VINHO NO COZIMENTO...




TAMPE A PANELA E DEIXE COZINHAR EM FOGO BAIXO, SOBRE A CHAPA, POR UMAS DUAS HORAS. A SUA CASA VAI FICAR MUITO PERFUMADA....


LÓGICO QUE ESSA BRACCIOLA DEVE SER ACOMPANHADA DE UMA MASSINHA, POR ISSO TIREI A FOTO DO MEU PRATINHO PRONTINHO....





3 comentários:

  1. Olá Alvaro,hoje voltando do dentista ele me pediu que não comesse nada muito solido, aí pensei num macarrão..
    Vim aqui nas suas receitas pra ver se achava algo que me inspirasse..um macarrão com molho simples..ao sugo..
    Achei algumas coisas , mas ao ir pra cozinha minha lembrança do molho da vovó veio forte.
    Italiana que fazia molho em casa com quilos de tomate, lembro de um panelão..e de um sabor divino..
    Naquela época não prestava muita atenção às receitas, queria mais era brincar ou sentar na ponta da mesa conversando com ela enquanto ela cozinhava..com o seu inseparável avental amarrado na cintura.
    Lembro que ela usava algumas coisas para tirar acidez do molho e ate mesmo pra dar sabor..uma cenoura.. um talo de salsão as vezes, ate mesmo pimentão vermelho e quase sempre uma raspadinha leve de noz moscada.
    Não sei quantias , mas era maravilhoso.. afinal era o macarrão da vó.. ela não gostava que chamasse de nonna.. afinal moramos no Br e aqui se fala portugues.. então era vó mesmo.
    Eu sei que hoje fui pra cozinha.. e tentei reproduzir.. como há anos tenho tentado.. mas nunca chega perto.
    Bem.. papo vem papo vai.. vc já tentou controlar a acidez do molho com essas coisas? nda de muito nobre ou especial.. mas era muito gostoso!! Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Fernanda. Legal o seu comentário e um pouco da sua historia. Parece com a minha. O que voce relatou é tipico de uma família italiana onde aos Domingos os parentes se reuniam em uma casa, geralmente onde a vó morava.
      Quanto ao molho, esse de tomates frescos e de cozimento lento é o básico da cozinha italiana. Esse como voce deve saber é o molho ao SUGO. Eu tenho uma postagem de um molho desses. O titulo é RAGU-Molho de tomates com carne. Como voce poderá ver molho e carnes são preparados separadamente portanto voce pode fazer esse molho sem a adição da carne. Quanto a acidez a melhor forma de se eliminar é o uso de uma escumadeira. Quando o molho começa ferver uma espuma cor vermelho bem claro fica à tona e essa espuma deve ser descartada pois lá está concentrada a acidez. Essa espuma deve ser tirada desde o inicio e e a cada vez que ela vem a tona, isso por muitas vezes. Tanto a cenoura como uma colher (cha) de açúcar ou pedaço de betrraba também ajudam porem não eliminam a acidez mas apenas a mascaram o sabor...que fica bom. Na maioria das vezes em vez de colocar cenoura ou açúcar eu adiciono uma latinha de extrato de tomates. O extrato é a melhor opção pois tem o açucar do tomate e já teve a acidez eliminada e vai encorpar o molho. Por isso é muito importante a escolha do tomate. Quanto mais maduro menor a acidez. Quanto as outras adições, noz moscada, casca de limão, vinho branco ou tinto, canela em pau, um pedaço de toucinho, etc, etc vai de cada um e do momento. Meus molhos de tomates desses encorpados sempre levam uma casquinha de limão, um pedaço de canela em pau. Um outro ingrediente que costumo colocar é uma generosa colher (sopa) de manteiga nio molho bem quente antes de servi-lo.Mas tambem muito importante é o cozimento sem pressa em fogo muito brando. Se voce não tiver uma chapa para colocar sobre a chama tente usar uma frigideira que caiba a panela do molho. Espero que voce consiga fazer o molho, não é difícil tem que ter paciência. Abraço

      Excluir
  2. Essa da escumadeira eu não sabia.. vivendo e aprendendo.. vou tentar.. obrigado pela dica!!!!

    ResponderExcluir

comentar