terça-feira, 2 de outubro de 2012

PÃO RECHEADO COM " PROVOLONE A PROVENÇAL"




Esse pão, recheado com provolone, temperado com alho e orégano ficou simplesmente " FANTÁSTICO" . Essa foto é de segundos após sair do forno. dá para ver o provolone derretido saindo pelos cortes. A receita da massa é igual a dos outros pães de panela deste BLOG. O que muda é apenas o recheio.... 




Eu usei o provolone da marca BURITI. Não gostei !!! é muito salgado e fraco de sabor... É para usar se não tiver outro. Dá para encarar !!!

 

Para dar um colorido eu coloquei também um pouco de salame tipo Italiano. Gosto da marca Sadia ou Perdigão. 
Nesse recheio eu coloquei quatro pontas de de colher(café) de pasta de alho ( equivalente a duas colheres café cheias), e uma colher ( sobremesa) de orégano. Misturei bem e reservei.


Moldando o papel manteiga...
Parece que é um dedal mas é a distorção prismática que deixou  a tigela pequena. Bom, deixe a tigela de boca para baixo e coloque uma folha de papel manteiga sobre ela. Faça algumas pregas no papel manteiga para que o papel fique no formato da tigela. Aperte com a palma da mão.


Veja como ficou.  
Para voce ter ideia do tamanho essa tijela, (ou  BOWL), é de aço e tem de diametro superior 20 centimetros, 14 no fundo com altura de 15 centimetros..


Desvire a tigela e coloque a forma de papel dentro...............


 Aí você tem a tigela com a forma e, ao lado, o recheio de provolone com o salame... 
Feito o recheio, é hora de trabalhar a massa.


Eis a massa !!!! Fica bastante úmida e difícil de trabalhar, por isso, desta vez, usei uma luva. O latex não deixa grudar. 


A massa sobre a mesa de trabalho...


Farinha para ajudar o manuseio... 


Com a palma da mão, e com farinha, vá abaixando a massa para ficar plana. Ficou com 25 cm de comprimento por  uns 20 cm de largura...


Na primeira camada voce não deve colocar muito recheio,  porque ainda tem a segunda camada. O fechamento do pão (emenda) , tanto para o crescimento como para assar tem que ficar voltado para o fundo. Se voce colocar muito recheio nessa primeira camada, com a pressão da segunda camada e do fechamento da bola esse fundo, que será a parte superior do pão poderá estourar quando voce for fechar o pão. Isso não pode acontecer. 


Dobre a laterais da massa sobre o recheio....como um envelope.



Uma vez fechado o envelope de massa, aperte com os dedos e palma da mão para abrir novamente a massa. Faça isso de forma suave para não romper a massa..Ajude a abrir puxando as laterais.



Coloque mais recheio e aperte com a mão para distribuir e empurrar o recheio contra a massa.




Começe a fechar o recheio.. Puxe uma das pontas para o centro....


Depois outra ponta...e assim por diante...






Puxe todas as pontas para o centro. Feche esses pontas com alguns beliscões. Vire esse fechamento para baixo. Ajude a bolear um pouco pressionando com as laterais das palmas dão mãos. Imagine as mãos, em concha,  como se fossem pegar agua ( não tenho fotos das mão em concha. Não consegui tirar a foto pois toda vez que estavam "em concha" eu tinha que pegar a maquina para a foto e desmontava a"concha"...Bom, com as mãos em concha ajude a bolear a massa...


A bola de massa, agora denominada de pão moldado, vai para a forma de descanso. O papel manteiga tem duas funções. O primeiro é para ajudar a manusear o pão moldado tirando-o da forma para coloca-lo na assadeira ( nesse caso uma panela de ferro), e a segunda função é de isolar o pão da assadeira evitando ter que untar.
Nessa forma de crescimento coloca-se um pouco de fubá fino.


Vejam o pão moldado. A parte do fechamento ficou no fundo.
No meio à esquerda dá para ver uma saliençia de um pedaço do recheio. Se tivesse mais recheio poderia estourar antes da moldagem. Esse estouro deve acontecer apenas quando estiver assando por força do calor e gás carbônico. A razão do corte que se fazem nos pães é para ajudar a saída desse gás pois se não for feito o pão fica ótimo mas pode ficar com pessima aparençia.


Tambem jogamos um pouco do fubazinho sobre o pão moldado...


E vamos deixar descansando e crescendo por no minimo duas horas..Lugar sem vento. Eu cubro com uma tijela de plastico assim o pão cresce sem nada para atrapalhar...



Pronto, duas horas se passaram. É hora de leva-lo ao forno. Antes fazemos o tradicional corte..e abaixo o pão ja assado. Ficou no forno por 45 minutos sendo 30 com a tampa e 15 sem a tampa.


Abaixo algumas fotos do " Pão de Panela recheado de Salame " para ter ideia da panela.....



Do corte do pão moldado....



Da panela no forno....


Do pão após 30 minutos e de volta ao forno para terminar de assar agora sem a tampa....

Um comentário:

  1. Huuuuuummmmmm!!!!
    Parece estar DELICIOSO, me deixou com água da boca.
    Beijos Márcia

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir

comentar