quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

CARNE DE PANELA - ALCATRA RECHEADA



Eu estava passeando em um mercado quando ví esse tipo de corte de carne. Na etiqueta estava como " Coração do Alcatra ". Alcatra já é uma boa carne e se esse pedaço, de cara muito boa, sem gorduras nem pelancas,  tinha o nome de coração, imaginei uma carne maçia e saborosa. Peguei a peça e pus no carrinho; Logo pensei em rechea-la...e assim foi feito..



Resolvi rechea-la com cenouras. Para isso tive que fazer dois furos transpassando o pedaço da carne e para isso  usei uma faca estreita e comprida, maior que o comprimento da carne.


O corte deve ser feito em circulo para poder tirar o " recheio da carne " e deixar esse espaço oco, como se fosse um tunel....



Feito o corte, retira-se esse miolo, um pequeno cilindro de carne como na foto, e reserve para seu cão.


Aí estão os dois tuneis que serão recheados com as cenouras. Bom faça como desejar. Pode ser recheada com linguiça curada, dessas da SADIA que é curada e defumada, linguiça fresca ,voce tira a pele e vai introduzindo a massa dentro desse tunel, toucinho, etc etc..








Agora que a carne já está recheada, vamos molda-la.  Ou seja esse pedaço de carne é meio que achatado e vamos faze-lo com que fique mais proximo a um cilindro. Isso servirá tanto para a aparencia como para frita-la ( doura-la)  por igual..Para isso vamos usar barbante de algodão ....


Segue uma ideia da amarração. Irei explicar como fazer essa amarração em outro post, pois não estou preparado para fazer isso agora devido a fome que estou sentindo.. A amarração é igual aquelas que fazem nos provolones ou a que faziam, tempos passados, nos salames.....







Bom aí está a carne já amarrada...Vamos agora para o tempero. Muito simples. Bastante cebola, alho ( eu usei alho já processados em pasta ), pimenta do reino, vinagre, sal,  mostarda, salsinha fresca e alecrim.














Cubra a carne com o tempero de deixe descansar por no minimo duas horas, Se for em epoca de calor deixe na geladeira..





Após as duas horas, ou mais, ou menos, a carne vai para a fritura..


Uma panela grande, o suficiente para a carne ficar livre...apenas com oleo...


Tire o tempero, liquido e solidos e reserve-os. Ponha só a carne para fritar... Deixe a carne quieta fritando em cada lado dourando-a por todos os lados..
  



Depois de dourada de todos os lados, é hora de colocar os temperos para cozinhar junto com a carne. Isso pode demorar umas duas horas porem voce pode tranferir isso tudo para uma panela de pressão e deixar lá por 30 minutos, e foi isso que eu fiz. Depois eu voltei tudo, carne e molho, para a panela e deixei cozinhando para apurar o molho. Alem do recheio de cenouras, nesse cozimento eu coloquei mais 4 cenouras cortadas em rodelas para cozinhar junto e duas folhas de louro. O açucar das cenouras ajudam a diminuir a acidez do vinagre...


A carne já cozida com o molho já encorpado. Deixe esfriar um pouco para poder fatia-la. Se for fatia-la quente ela vai desmontar..


Pronto....já fatiada...


...e o prato montado. Para acompanhar eu fiz uma massinha, um cabelo de anjo temperado com manteiga e parmezão, tipo ALFREDO di ROMA.
Bom tudo muito bonito, tudo muito bom, tudo muito bem. A carne ficou bem cozida, meio que desmanchando, porem esse corte deixa a carne seca, do tipo da ponta menor do contra-filé.
Bom apetite..


Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentar