domingo, 3 de fevereiro de 2013

FOCACCIA DE ABOBRINHA, TOMATE E MUZZARELA

 
Para o lanche da madrugada, depois ou no intervalo de um filme,  nada melhor de algo consistente e quentinho. Uma alternativa é a Focaccia recheada. Essa eu fiz com recheio de tomate e muzzarela e sobre a massa de cobertura uma camada de fatias super finas de abobrinha. Ficou super saboroso e a textura  no ponto certo...Obviamente não é para preparar de madrugada mas aquece-la...
 

Essa foto aí acima foi feita hoje pela manhã. A massa manteve a sua estrutura e continuou macia. A camada de baixo do tomate é a muzzarela que como estava fria aparece como placa. Depois de aquecida voltou a derreter...

 

Tomates sem segredo. Fatias normais temperadas com sal  e oregano...O sal vai ajudar a desidratar o tomate e tirar o excesso de agua, que pode prejudicar a massa.
 
 
Muzzarela fatiada.......tambem não tem segredo. Use sua marca preferida..
 

O preparo  da abobrinha é que tem um pouco mais de trabalho mas é simples. Primeiro é lava-las bem pois vai usa-la com casca. Depois o segredo é fatia-las bem fininho. Eu usei um fatiador que comprei no bairro da liberdade, lá nos Japoneses. Pratico e deixa as fatias quase transparentes..Obs: a lamina que aparece na foto é para outra finalidade. Esse aparelho vem com 5 laminas diferentes e custa uns R$  15,00.A lamina da foto é para corte em fios, tipo cabelo de anjo.
 
 

Voltando para a abobrinha, apos fatia-las coloque sal grosso ( ou comum ), misture-as e deixe-as no por 10 minutos misture-as novamente e deixe mais 10 minutos. Elas vão desidratar um pouco...
 
Vejam o corte como é fino


Vejam , após os 20 minutos as fatias já soltaram agua e ficaram moles porem crocantes. É hora de enxagua-las para tirar o excesso de sal.
 

Enxague por duas ou tres vezes e ponha em um escorredor de massas para terminar de escorrer a agua.



Coloque as abobrinhas em um recipiente e tempere a seu gosto. Eu usei um pouco de pasta de alho uma colher ( café) como mostra a foto, pimenta do reino e uma colher ( café ) de vinagre. Misture bem de forma suave e reserve. Será o ultimo ingrediente a ser usado.

 
A massa já está crescida. A receita da massa pode ser acessada  aqui : receita da massa  lá mostra e explica todo o preparo. Aqui vou postar apenas algumas fotos da abertura da massa e montagem da Focaccia...

 

 
 
A massa é de consistençia mole. Para voce poder manusea-la deve manter as mãos com bastante farinha. Se puder use uma luva de latex que facilita esse manuseio.



Da massa toda voce tira uma parte equivvalente um pouco menos que um terço e reserve-a para outra finalidade ou uma pequena Focaccia só de Alecrim e sal grosso.. Infelizmente eu não medi nem pesei, porem mais ou menos a parte toda deve ter 25 centimetros voce tira então uns 5 centimetros. Só deve tirar esse excesso de massa para a Focaccia não ficar muito alta de massa.
 

Faça duas bolas com os pedaços que vai usar agora. Reserve um e abra o outro no tamanho da assadeira que vai usar. Nunca vai conseguir abrir exatamente no tamanho, Depois de colocada dentro da assadeira voce pode ajudar com a mão e depois ainda empurrando a massa para as bordas e cantos com a ajuda do recheio.


A




Como lastro e para evitar que a agua do tomate penetre rapidamente na massa eu coloquei fatias de muzzarela, lado a lado, cobrindo toda a superficie. Sobre as fatias eu distribuí um pouco de pasta de alho. Fiz isso com as costas de uma colher..


Tomates, lado a lado. Temperei com um pouco mais de sal e mais oregano....Importante é deixar uma parte da borda da massa sem qualquer pedaço de recheio ou queijo ou temperos, pois essa borda tem que ficar livre para grudar na massa que virá por cima.. 
 
 

Pulverizei bastante parmesão, desses ralados prontos da VIGOR sobre os tomates...e fui abrir a segunda massa...
 


 
Pronto, a segunda massa já está cobrindo os tomates. Para unir as massas deve afundar a massa empurrando-a contra a que está abaixo do recheio. Empurre com as pontas dos dedos. Se voce tiver unhas compridas, esqueça, use o cado de uma colher de pau. Unha vai rasgar a massa. Veja na foto parecem crateras lunares...
Agora vamos cobri-la com as fatias de abobrinha


Antes de iniciar eu coloquei espalhei um pouco de azeite. Veja com agora aparece melhor as CRATERAS....
 
Agora é só ter paciençia e colocar cada fatia sobreposta a outra em sua metade. Estimando que em cada fileira tenha umas 20 fatias e que foram colocadas umas 10 fileiras foram manuseadas, abertas uma a uma, no minimo 200 fatias. Usei para isso duas unidades de abobrinhas apenas..
 

Quando voce estiver na metade desse trabalho é hora de pre-aquecer o forno. 15 Minutos é o suficiente. A Focaccia vai crescer e ficar pronta para ir ao fono. Deixe o forno com 180 graus. Vai demorar uns 30 minutos, mas fique de olho pra não deixar queimar.

 




 

Um comentário:

comentar