quinta-feira, 18 de abril de 2013

NISSIN A BOLONHESA



Muitos dizem ter aversão às massas instantâneas mais conhecidas por MIOJO ou NISSIN,  mas para mim foi uma das melhores invenções da culinária pois graças ao MIOJO meu neto pôde se alimentar diariamente por todos esses longos anos...e está forte o menino! Massa instantânea nada mais é do que uma massa neutra cozida e desidratada A desidratação é feita da mesma forma como são desidratados outras centenas de produtos, como ervas, cebolas, alhos, pimentas, frutas, caldos, peixes, carnes etc...O que eu acho ruim nos casos dos "Miojos" fica restrito aos envelopes que eles enviam junto às massas como "MOLHO". Estão certos pois trata-se de um molho desidratado porem alguns são intragáveis.  É por isso que eu só faço uso a massa e descarto o "envelope do molho". Outro fato é a textura da massa. Se voce reidrata-la em água fervente em tempo um pouco menos do que indica a embalagem voce terá uma massa " AL DENTE " e vai acabar gostando da textura, e diante da praticidade irá criar seus próprios molhos....

Esse espaguete tem fios mais longos do que os da embalagem pequena. Basta baixar uma vontade de uma massinha rápida e pensar em um tempero ou molho do seu gosto e em minutos voce tem uma comidinha  feita na hora e vai gastar uns 5 minutos..
Abaixo vou montar um NISSIN a Bolonhesa mas vou também dar umas dicas de receitas temperadas apenas com produtos desidratados...

Para o NISSIN a Bolonhesa eu usei a carne moída frita já temperada, uma lata de tomate pelado e um pouco de vinho tinto. Eu usei o tomate em lata porque era o que eu tinha a mão, mas pode usar o puré da quero, ou outro puré de tomates. Não usei tempero pois a carne já estava temperada, veja a receita clicando aqui no link  CARNE BOVINA COMO FRITAR, mas se quiser use como tempero um pouco de sal ou qualquer tempero da sua preferencia  Existem no mercado vários temperos prontos tanto secos como desidratados. Vejam abaixo alguns exemplos. Se você ampliar a foto terá melhores detalhes..


Ponha uma panela com bastante agua para ferver...


Abra a lata dos tomates....



Sobre a  carne frita eu coloquei o tomate pelado. A marca é SAPORI, esses tomates vem sem pele, sem sementes e cortados em cubos. Essa marca é difícil de se encontrar ...use outra não fará muita diferença. 


Um pouco do vinho tinto...uma xicara  (cafezinho)..


Misture bem com fogo médio...a essa altura a agua já deve estar fervendo....coloque sal na agua , uma colher (sopa).


Esse espaguete vem em placas de mais ou menos 25 centímetros de comprimento por uns 10 centímetros de largura. Acho que são 5 placas. Uma placa é mais do que suficiente para cada pessoa.


Sempre deve cozinhar ou desidratar massas em bastante agua..



Enquanto cozinha , ou melhor,  reidrata a massa, prepare seu prato ou os pratos...


Com base um pouco de queijo parmesão ralado.....


Sobre o parmesão um pouco do molho a bolonhesa e sobre o molho uma camada de queijo muzzarela..


Massa já quente e hidratada, molho à bolonhesa já quentíssimo....é hora de juntar os dois tirando da agua fervente com garfo apropriado e despejando diretamente na frigideira com o molho...


Depois de rápida sacudida e misturada...

É chegada a hora de servir... Uma generosa porção sobre aquela base de queijos....um pouco mais de parmesão ralado e......bom apetite !!!!!

PS: uma outra dica para temperar seu NISSIN de forma muito simples é tempera-lo na base do ALHO E OLEO. Basta preparar uma frigideira com azeite. Quando a massa estiver quase pronta esquente o azeite. Tire a massa da agua e coloque-a sobre o azeite quente... pulverize com um pouco de alho frito, desses prontos...misture bem, pulverize com queijo parmesão ralado e pronto....Não se esqueça do vinho...

Um comentário:

  1. Alvaro eu amo pratos rápidos. E te conto um segredinho eu amoooo macarrão instantâneo! Eu ainda vou desenvolver receitas com eles e quando as vejo fico muito feliz. Adorei esta sua receita amigo ! Beijos :)

    ResponderExcluir

comentar