sábado, 4 de maio de 2013

MUSCULO - MESMA RECEITA DO OSSO BUCO SEM O OSSO

Essa receita é a mesma do OSSO BUCO, porem nesse caso é só com o musculo,  e com molho um pouco mais simples. Fica faltando o sabor do tutano mas de uma forma geral é muito parecida, cenouras, alho poró, etc. Bem, eu estava no mercado e ví umas peças de musculo e logo me deu vontade de preparar um OSSO BUCO. Fui procurar e não encontrei peças atraentes então voltei e  peguei essas peças de musculo que estavam bonitas. Alem da diferença do sabor pela falta do tutano tambem não terá a mesma aparencia pois com o osso a peça permanece inteira e pode ser servida completa e sem o osso ela se partirá durante o cozimento. De toda forma é só trata-la de forma delicada que os pedaços ficarão bonitos e apetitosos. Seguem as fotos e explicações.. 

Não me lembro a quantidade de carne, mas acho que o total deve ser por volta de 1 kilo e 200 gramas.
Para que as peças não fiquem retorcidas é bom dar um pequeno corte nessa membrana. Assim voce poderá fritar a carne plana.



Para ser simples eu usei um tempero desidratado. Nesse tem cebola, alho, salsinha, sal, tomate e um pouco de colorificio. Sabor agradavel. Salpiquei um pouco desse tempero, espalhei com a mão , e fiz o mesmo do outro lado da carne. Se não tiver esse tempero use o da sua preferencia ou faça esse: Esmague dois dentes de alho e misture com um pouquinho de sal, um pouquinho de pimenta o reino e passe dos dois lados da carne. Depois de temperada voce vai enfarinha-las com farinha de trigo...







Passe a carne na farinha de trigo dos dois lados e nas laterais tambem. Dê uma palmada na carne para tirar o excesso de farinha e reserve. Faça isso com todos os pedaços.




Uma panela de pressão para fritar e depois cozinhar a carne. Um pouco de oleo. Aí deve ter umas 4 colheres de oleo de girasol. Fogo forte para tostar rapidamente e fzaer uma crosta dourada.


Coloque apenas uma ou duas peças para fritar em fogo alto. Deixe dourar bem.Frite dos dois lados. Fritando a carne, consequentemente vai fritar tambem a farinha. Essa farinha frita vai ajudar uma textura mais encorpada no molho de tomates. Voce vai precisar de agua quente, então coloque agua para ferver..



Essa caneca tem aproximadamente 1 litro de agua....


Quando bem frita e bem dourada tire, reserve e ponha mais peças para fritar..


Vejam sem o osso ela já começa a se separar em pedaços menores...


Todas as peças já fritas vão voltar para a panela de pressão para inicio do cozimento com agua quente.


As carnes acomodadas na panela de pressão.

Para inicio do molho usei extrato de tomates. A quantidade de uma latinha é o suficiente ( lata pequena ). Depois da carne cozida eu adicionei o puré de tomates, vejam mais adiante....


As carnes com o extrato de tomates...



Agua quente sobre as carnes...A agua deve cobrir as carnes. 
Eu não pus porque me esqueçi mas se voce tiver disponivel adicione uma ou duas cenouras cortadas em rodelas para cozinhar junto. No final vai ficar espetacular....






Como se trata de cozimento demorado é bom que o fogo seja uniforme por todo o fundo da panela, por isso deve usar uma chapa sobre a chama. Isso tambem evita de queimar o alimento que fica no centro do fundo da panela. Vai ser como cozinhar em fogão de chapa.




Bom, após uns 40 minutos voce inicia a segunda etapa do molho, que é adicionar o puré de tomates e deixar cozinhando em fogo bem lento por mais uns 40 minutos.
Muito importante é verificar a textura da carne ANTES DE ADICIONAR O PURÉ. Se a carne já estiver maçia, retire-a da panela com a ajuda de uma escumadeira e reserve-a. Se ainda estiver dura, o que não acredito, deixe cozinhando junto com o molho. O risco é voce ter excesso de cozimento e a carne ficar toda partida e desfiada. Fica tambem uma delicia, mas é outra historia...
Então como quantidades temos o seguinte:
1,2 Kg de carne
Farinha de trigo
Temperos
1 litro de agua fervente
1 latinha de extrato de tomates
1,2 ml de puré de tomates
Um twist de limão


Depois do molho apurado e concentrado, verifique o sal



Pronto, agora é sua vez de saber como vai servir. Eu coloquei em uma travessa rasa com um pouco do molho por cima para facilitar o acesso aos pedaços e, separadamente,  uma molheira com mais molho e outro recipiente com parmesão.

Aí está o musculo pronto. Um pouco de salsinha e é só servir...
Como acompanhamento voce pode fazer um arroz a milanesa ou uma polenta.
Para editar essa postagem eu montei um prato de Bucatini com o musculo...vejam as fotos abaixo....


Como base, um pouco de queijo parmesão ralado e um salpicado de salsinha fresca..


Sobre a base de parmesão, uma porção do Bucatini fumegante....

Na borda uns pedaços da carne....


Mais um pouco de parmesão e está pronto. Apenas para tirar uma foto especial, eu fiz o pratinho abaixo em que eu coloquei bastante do molho de tomates, mais parmesão e salsinha fresca. Tirei a foto e como não sabia o que fazer com esse prato maravilhoso tive que fazer o sacrificio de come-lo, mas pensando em voces, lógico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentar