segunda-feira, 22 de julho de 2013

ARROZ CORADO E BERINJELAS ENFORNADAS.



Eu já postei essa ideia de comida faz um tempo,é um prato que fiz por varias vezes e como sempre foi muito agradável,  eu  resolvi melhorar as fotos e postar novamente. O nome poderia até ser um "Risoto de Tomate" pois foi preparado como tal, mas o titulo ficou como arroz corado pois nada mais é do que o arroz cozido com pedaços de tomates preparado da forma de risoto, ou seja mantendo um trabalho de mistura e adição de caldo. O resultado é um arroz cremoso. Nesta postagem não estão todas as fotos mas vou  explicar cada etapa e voces vão entender. Vale fazer pois é bastante interessante, bem saboroso, nutritivo e digamos meio que light.....Vamos lá?

Como ingredientes eu usei três tomates picadinhos (sem as sementes), meia cebola , tambem picadinha, um dente de alho tambem picadinho, uma folha de louro, pimenta do reino, sal, arroz ( meia xícara) caldo de legumes ( 500 ml de agua e um tablete de caldo de legumes) e se desejar uma pimenta "dedo de moça" que obviamente é opçional. Na finalização irá precisar de uma colher (sopa) de manteiga ( com ou sem sal pois não haverá alteração quanto ao sal). Muito importante é homenagear. Pessoas de varias crenças e religiões incluem objetos, fotos, incensos, etc,...etc...etc..como homenagem...e eu acho essa forma de manifestação muito importante pois permite a cada um de nós uma introspecção. Nesse caso valho-me de BACO. A garrafa do vinho e da taça com esse sagrado liquido, que estão na foto,  nada mais representa do que poderia representar o Incenso, as flores, o barco, a imagem de barro, a guirlanda, a arvore....................



Aí temos o alho fatiado, os filezinhos de tomates, sem as sementes,cortados à brunoise..


Em uma panela um fio de azeite e o alho fatiado, o sal,  a pimenta do reino. Fogo médio...


O arroz, nesse caso meia xicara, sem lavar é colocado na frigideira para refogar com o alho e azeite...
Paralelamente, voce deve colocar aproximadamente 500 Ml. agua e um tablete de caldo de legumes para ferver.... Voce vai usar esse caldo para cozinhar o arroz.


Quando o arroz estiver meio que selado ( frito) é hora de colocar os pedaços de tomates....



Misture bem e deixe um pouco para refogar...Quando voce perceber que um pouco de vapor saindo da mistura, puxe ,com a mão em conha, um pouco desse vapor em direção ao seu nasal e inspira para detectar se o aroma está em ordem...Lembra do filme do Ratatuille ?


Agora é hora de explicar a adição do liquido....Esse processo é demorado mas muito interessante e geralmente acaba em felicidades. Voce deve deixar o arroz cozinhar lentamente e sempre com liquido. Não deve colocar TODO O LIQUIDO de uma vez, tem que colocar aos poucos para " puxar " o amido, o nectar do arroz..Voce deve ter sempre no fogão um caldeirão , ou panela, com um caldo quente. Depende da quantidade de risoto que voce vai preparar. Pense que voce tem uma concha com a capacidade de aproximadamente uma xícara.. Use essa concha como medida padrão. Uma vez que o arroz aumenta de volume mas perde o liquido que voce deve repor quantas vezes necessário ou como voce desejar a consistência e cremosidade mas muito importante é mexer esse arroz de tempo em tempo e nos ultimos minutos  mexer  o arroz sem parar....e em segundos já podendo ser chamado de RISOTO é hora de colocar uma colher de manteiga e um pouco de parmesão. Melhor forma de aprender a fazer um bom risoto é arriscar umas vezes ou ir a um curso de risotos...Fale com a Flavia Greco que ela dá aula de risotos...


Bom vamos ao acompanhamento.. Fatias de berinjela assadas em forno rápido. Quero dizer em forno desses forninhos elétricos ou até´uma chapa..


Fatias de berinjelas, pinceladas, dos dois lados,  com azeite de boa qualidade..





E colocadas em um forninho eletrico na temperatura maxima...


Assim ficam as fatias de berinjelas. Bem douradas e o mais importante é que ficam crocantes por fora e cremosa por dentro..basta um pouquinho de sal e pronto.........


Esse queijo é uma ricota seca defumada e temperada com pimenta calabresa seca. Não compre a Ricota defumada da TANIA pois não presta. A defumação é falsa, é uma tinta que aplicam. A melhor é da marca RONI.
Bom abaixo eu posto duas fotos , uma com flash e outra sem...escolham  bom apetite..



Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentar