segunda-feira, 19 de agosto de 2013

GELEIA DE LARANJA DIET





São poucos os doces que eu gosto e entre eles são doces na base de laranja. A própria fruta em natura é imperdível. Bom para ser franco eu não sei o nome correto desse preparo que eu fiz mas vou chama-lo de Geleia de Laranja Diet,  como poderia ser Doce de Laranja Diet ou ainda Doce com casca de laranja. Bom, não importa,  o resultado ficou bom na cor, no aroma e no sabor, apenas a textura ficou aquém da expectativa pois sem o açúcar fica um pouco difícil conseguir a textura de geleia sem usar pectina ou algum aditivo e nesse caso não usei nada além da laranja e de Frutose. Voces poderão ver que não é difícil, é apenas um pouco trabalhoso porem justifica porque o resultado é uma comida saudável sem qualquer tipo de conservante industrializado. Vou aperfeiçoar e na próxima vou fazer com pectina e depois eu posto novamente. Vamos lá?....






Nessa minha experiência eu usei a casca e os gomos de três laranjas tipo bahia e o sumo de mais 2 laranjas bahia. Depois eu adicionei  o suco de mais 6 laranjas pera, que resultou em 600 ml de suco. Durante o cozimento usei uma xícara de agua.


Laranjas bem lavadas, com uma faca bem afiada vamos tirar a casca da laranja de forma a não deixar excesso da pele branca na polpa. Deve-se  tirar a casca em partes grandes para poder fatia-las..


Para ter um bom corte, você deve alinhar e a lamina da faca entre a polpa e a parte branca da casca e vá fatiando para baixo sempre mantendo essa linha divisória...Você terá pedaços de casca como abaixo. Veja um lado tem uma saliência branca que deve ser eliminada e descartada.




Corta-se em  gomos para eliminar eventuais sementes e o tronco interno...Note que essa laranja, Bahia, não tem sementes.



Descartar o tronco interno





Picar os gomos e reservar... Iniciar a limpeza das cascas para fileta-las..


Essa parte branca deve ser descartada como na foto abaixo....



Pronto, todos os pedaços de cascas estão limpos do excesso da parte branca ( acima à direita) e estão prontos para serem filetados...as partes brancas serão descartadas. Essa parte branca tem pectina mas deve ser preparada que não é no caso de hoje. Como um minimo de pectina eu usei sementes da laranja. Não sei se dará resultado, vamos ver. Mais abaixo eu mostro como fiz uma trouxinha de sementes.


A foto está bastante ampliada mas a fatia deve ser a mais fina possível




Tão logo você corte as cascas deixe-as em um recipiente com bastante agua. Esses filetes de casca devem ficar de molho na agua de um dia para outro. A agua será descartada, os filetes devem ser novamente enxaguados para depois irem para a panela de cozimento. Há receitas que optam pelo cozimento da casca por duas horas para depois descartar a agua, mas eu não quis arriscar pois eu sempre ví que os preparos de doces citricos sempre pedem molho em agua por 24 horas. Mantenha em refrigerador os gomos e suco da laranja até o dia seguinte.
Bom já temos as laranjas preparadas, os filetes e os gomos com o sumo da laranja.

Como adoçante eu usei Frutose. Mostro as duas embalagens de diferentes fabricantes. Nesse processo eu usei a Frutose da Gerbeaud, embalagem da esquerda. A Frutose da Lowçucar eu ainda não experimentei.


4 colheres ( sopa) de frutose em uma panela. Fogo brando e aguardar derreter e iniciar a caramelização. Tão logo comece adicione os filetes das cascas das laranjas.



Sempre mexendo e em fogo baixo...



Quando o liquido secar é hora de adicionar os gomos picados e o suco das laranjas...





Para fazer uma trouxinha de sementes de laranja, com a finalidade de obter um pouco de pectina, eu usei algo bastante facil, uma gaze pois eu não tinha outra opção no momento. 



Basta ver as fotos.. puz as sementes de laranja pera, pois a bahia não tem sementes, fiz uma trouxinha,  fechei com um arame plastificado...







E pus junto dentro da panela..


Nesse momento começou a secar então adicionei uma xícara de agua..enquanto espremia mais 6 laranjas.





Agora com mais 600 Ml de suco de laranja...


Sempre mantendo chama baixa...quando ferver tampe a panela e deixe descansando até esfriar. 


Sempre mantendo chama baixa...quando ferver  tampe a panela e deixe descansando até esfriar. 




Retire a trouxinha e descarte-a



Examine o resultado. Estando aprovado, como constatei, basta colocar em um  vidro lavado com agua fervente e guardar na geladeira. 




















6 comentários:

  1. Boa noite,
    Por favor, qual o rendimento?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Vania, bom dia.

      Eu não verifiquei o peso para saber o rendimento correto mas eu consegui encher três potes pequenos, desses de geleia Queensbery, que deve ser de 300 gramas cada ou seja 900 gramas e um maior, igual o da foto que é um pouco menor que um vidro desses de palmito, que deve ser de 500 gramas, portanto acho que deve render mais ou menos 1,5 kilos porque ainda sobrou geleia para encher mais um vidro pequeno. Espero que voce tenha bom resultado. Ficou realmente boa a geleia.
      Abs. Alvasro

      Excluir
    2. Boa tarde, Sr. Alvaro,
      Muito obrigada pelo retorno.
      De fato, a geleia tem um bom rendimento. Só pelas fotos fiquei bem animada em preparar!
      Abs,
      Vânia

      Excluir
  2. Olá bom dia. Sabe quanto deverei colocar se usar stevia ?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Dukan, infelizmente não sei te responder pois nunca usei stevia nas minhas receitas de geleia. Posso te dizer que Stevia é muito forte como adoçante. É mais de 200 vezes que o açucar, porem voce vai ter que compensar com algum espaçante para deixar a geleia meio que cremosa. Pose usar Goma Xantana ou simplesmente gelatina sem sabor. Fiz na semana passada uma experiencia com suco de laranja da One ( desses sucos naturais, gelados) esquentei suficiente 250 ml do suco e coloquei duas colheres ( de chá) de goma xantana ( batina com o suco ainda frio) e cozinhei por 10 minutos. Ficou meio esquisito. O adoçante que eu usei foi TAL QUAL ( para mim o melhor) O paladar ficou legal mas a aparência ficou com pequenas borbulhas, parecendo que estava azedando. Acho que eu não soube usar a goma xantana. Outra experiencia que eu fiz foi com gelatina. Ficou excelente de sabor e de aparência. Porem nada igual ao açúcar. Outro dia eu fiz uma receita de pudim de leite sem leite condensado e usei o Lowsucar. Na receita indicava 3 xicaras de açucar e eu coloquei apenas uma colher de sopa de Lowsucar com Stevia. Ficou ótimo porem doce demais para meu paladar. Estarei a sua disposição no que eu puder ajudar. Abs

    ResponderExcluir
  4. Alvaro, excelente explicação. Quando os pomelos amargos estiverem maduros, vou fazer.

    ResponderExcluir

comentar