quinta-feira, 5 de setembro de 2013

TOMATE QUENTE

Eu estava no mercado e vi uns tomates perfeitos. Bem maduros e firmes. Tipo Italiano. Não tive duvidas e escolhi uma boa quantidade pois certamente eu iria preparar coisas boas com eles. Chegando em casa abri um tinto e fui guardar as compras. Entrei no Face e escrevi algumas besteiras. Logo comecei a ter ideias do que fazer com os tomates. De inicio eu já sabia que eu não os queria liquefeito nem frio tipo salada. Me apeteceu um tomate puro, pedaços grandes, bem quente com algum tempero leve. Pronto estava definida  a base. Iria tirar as sementes, a pele e iria come-los bem quentes, sem mais nada, quem sabe um pedaço de pão....então fui para a cozinha e dei inicio ao preparo dos meus " TOMATES QUENTES " ....seguem as fotos e explicações. Ficou muito bom mas quando os tomates estavam quase prontos e já temperados o cheiro me provocou um acesso de fome e gula que acabei mudando um pouco a ideia original....

O prato é individual , portanto  como os ingredientes são poucos será facil preparar para mais pessoas. Bom, para uma pessoa 4 tomates, um ramo de salsinha, umas 10 folhas de mangericão, sal, pimenta do reino, azeite. Só isso,  pois esse é o tema. Como eu estava faminto eu incorporei uns ingredientes para criar um acompanhamento, mas isso eu vou explicar logo mais adiante....


Tomates bem lavados. Cortei cada um em 4 gomos....


Com uma faquinha removi o miolo dos tomates e os reservei....

Para tirar a pele dos gomos a melhor maneira é de aquece-los rapidamente. Coloquei os gomos em uma panela......




Adicionei 1/2 copo de agua....



E pus para ferver....uns 3 minutos...



Com a panela tampada....pois precisamos de vapor...


Para quem não  sabe o que é,  a foto acima foi tirada de uma panela tampada...


Em seguida vamos cuidar da polpa dos tomates....sistema parecido....


Uma panela...




Meio copo de agua....

E  fogo baixo. Nesse caso não é necessário tampar a panela. Vamos aquecer a agua e a polpa para depois passar pela peneira.....


Voltando aos gomos....é muito rápido. Menos de tres minutos já está bom. Não deve deixar mais do que esse pouco tempo se não voce não vai ter TOMATE QUENTE, mas molho de tomates.



Voce pode ver que lá dentro da panela algumas peles já estão saindo.....


Vejam como a pela sai facil e resta intacto o filé...


Basta segurar com os dedos na pontinha da pele que o filé escorrega e se livra da pele.....




E ainda sobrou um caldinho de tomate no fundo da panela e é logico que vamos aproveita-lo...reserve..


Vamos voltar a cuidar da polpa. Vejam em minutos já se dissolveu.....vamos agora nos livrarmos das sementes e das fibras....vamos peneira esse produto e extrair o supra-sumo do tomate....



Vai precisar de uma peneira e de uma colher. Esse supra-sumo é excelente. Com as costas de uma colher passe sobre a polpa repetidas vezes...até extrair todo o sumo Faça isso diretamente no recipiente onde estavas os filés...





Pronto, os filés banhados com o nectar que foi extraido da polpa...Posso assegurar que só isso bastaria. Um pouco de tempero e ZAZ-TRAZ. Esse foi o meu pensamento para o TOMATE QUENTE. Bom agora vamos para o tempero....


Um galho de salsinha e umas folhinhas de mangericão...tudo picado.....





Como devemos esquentar bem temos que usar um refratário, algum que possa ser aquecido e servido individualmente...
Bom, lado a lado estão acomodados os filés de tomates... 



Folhas picadas de mangericão...... e um pouco de sal..
Salsinha picada.......


Pimenta do reino moida na hora. Essa é mista mas pode ser qualquer uma ou nenhuma...

Uma generosa regada de azeite de excelente qualidade. Apenas de boa qualidade não serve...é pra voce?? tem que ser do melhor....é para sua convidada TEM QUE SER MELHOR AINDA !!!!!!!
Em seguida está pronto para esquentar. Pode ser no microonda, no forno a gas ou no forninho elétrico...


E está pronto o TOMATE QUENTE.  Voce pode come-lo acompanhado com um lindo pão italiano, ou um pãozinho françes ou pode fazer algo para acompanhar, como um arroz branco ou uma massinha leve... BOM !!! como o meu apetite aumentou eu enriqueci essa receita que termina aqui, mas é a partir de agora é  só.........GULODISSE....oba !!!!!!!!!
Essa segunda parte foi extremante rápida e se deu quando o perfume do tomate com o mangericão começou a se espalhar pela casa - pausa - Para melhor entendimento do ocorrido eu peço o favor de lerem o relato a seguir com bastante velocidade para que possam ter uma ideia do tempo real do ocorrido, permitindo assim que seu cérebro tenha melhor aproveitamento do fato, como um 3D mental ok? ......Vamos lá....Tudo se deu em menos de cinco minutos, muito rápido, uns tres minutos talvez. Eu estava na sala, concentrado, escrevendo uma historia e bebericando um tinto, porem  o aroma que vinha da cozinha, tal qual aquelas nuvens de vapores e aromas de desenho animado,  insistiam em percorrer os arredores do meu nariz..., era tão bom que me tirava a concentração  provocando miragens de comidas que desfilavam em minha mente se oferecendo para compor esse acompanhamento de estava nascendo. Ora era a fatia de pão italiano cobertas desse tomates com pecorino ralado por cima....em seguida uma imagem de um prato branco, redondo, uma polenta mole fumegante em formato de vulcão no centro do prato recebendo uma generosa colherada dos TOMATES QUENTES com aquele molho vermelho escorrendo pelas encostas laterais tal qual lavas  incandescentes....o arroz branquinho cremoso tipo risoto pulverizado com ricota defumada.. mais ... mais..e mais imagens rodando como um carroussel ...girando...girando e me deixando tonto...quando de repente um algo inexplicável aconteceu....um estrondo e um clarão amarelo dourado, muito dourado, espocou à minha frente , em minha mente,  e nesse carroussel os cavalos se transformaram em ninhos...ninhos dourados..ninhos que estavam ligados, uns aos outros,  como os cavalos do carroussel...presos agora em minha mente, girando...girando...girando...Recobrando a consciência ainda tive a sorte e tempo de consegui tirar uma foto de um dos ninhos do carroussel e com base no lindo visual preparei o meu acompanhamento dos meus TOMATES QUENTES.....abaixo a foto do ninho dourado.
NOTA do autor: Corroussel porque era importado e não Carrossel desses parquinhos de bairro.....

Eis o ninho dourado.....


Foram tantas as miragens que eu fiz um misto geral...e ficou muito bom...Um ovo batido levemente, um pouco de sal e salsinha fresca picada...e uma panela para ferver agua...



.

Agua fervendo, um pouco de sal e um ninho dourado de cabelo de anjo..



Sobre os TOMATES QUENTES, que acabaram de sair do micro ondas, que era para aquecer os tomates na receita original, derramei metade do creme de ovos....




E a porção do ninho já cozido...2 minutos.....


Sobre o ninho derramei a outra metade do creme de ovos....


Pulverisei parmesão ralado...e levei para gratinar.....


Aí está o resultado... como a receita inicial era de apenas TOMATE QUENTE e esse cozinheiro de meia tijela mudou tudo, tambem foi obrigado a mexer no prato já montado  e gratinado para editar e postar a capa de TOMATE QUENTE ...mostrando mais abertamente os filés de tomates e não a massa..o tal de NINHO DOURADO, bom pra DEDÉU......é por isso que eu bebo !!!!!!.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentar