quarta-feira, 20 de novembro de 2013

MOLHO DE COGUMELOS (FUNGHI)

Estou repetindo essa receita porque é bastante saborosa e porque também gostei das fotos. Não há alterações em seu preparo mas apenas em seu nome. O nome tradicional que eu uso é  Molho de Funghi Secci mas como muita gente não sabe o que é isso resolvi colocar um nome mais brasileiro, por isso ficou Molho de Cogumelos. Então seguem as explicações ;
São cogumelos desidratados de procedencia Chilena. Há um outro cogumelo, Italiano, com sabor mais refinado, que se chama Porcini, muito bom. Os sabores são semelhantes. O Italiano custa 10 vezes mais caro. A primeira etapa é a hidratação dos cogumelos.

Aí estão os cogumelos desidratados. Usei a metade, uma xicara. 
Hidratando os cogumelos... A quantidade, para duas pessoas, é aproximadamente uma xícara (seco). Para hidrata-lo uma xícara de agua. O caldo que se formará será usado para o molho.
Basta cobri-los com agua e deixar por 20 minutos. Se tiver pressa use agua quente e em 10 minutos terá o cogumelo já hidratado.
 Manteiga. Usei 2 colheres ( sopa)
 100 gramas ( meia caixinha) de creme de leite.
 Uma cebola tamanho médio, bem picada.
 Refogar a cebola na manteiga...
 Quando a cebola estiver murcha deve colocar os cogumelos.
Para o cogumelo absorver melhor os sabores da cebola e da manteiga, voce deve tirar o excesso de agua . Basta aperta-los com os dedos reservando o caldo pois ele vai ser usado..

Esse caldo será usado após a flambagem. Enquanto ele fica na reserva vai decantar e no fundo da vasilha irá restar um resíduo que deve ser descartado.
Os cogumelos espremidos...
 Pronto, os cogumelos espremidos vão para a frigideira. Serão misturados ao refogado para em seguida serem flambados no conhaque.
 Frigideira bem quente....
 Uma dose de conhaque....
Adicione o conhaque ( cuidado com o rosto) e coloque uma chama para acender o conheque. Pode ser um palito de fosforo ou outro acendedor. Se for com fosforo, para sua segurança, acenda-o e jogue-o dentro da frigideira e tire o palito quando o fogo baixar.
 Pronto o fogo já baixou e é hora de adicionar o caldo do cogumelo.
 Ao adicionar o caldo tenha cuidado para não deixar cair os residuos
Esse é o resíduo. Apenas terra.
Já com o caldo. Fogo médio.
Sal...
Pimenta do reino...




Adicionando o creme de leite....


Pronto já misturado e descansando. Esse molho pode ser usado em massas e carnes. Para te dar um exemplo eu vou cozinhar uma massa simples, um Fettuccini. Enquanto a massa vai para cozimento o molho fica descansando...
Aí está a massa. São tres ninhos. Dois por pessoa é o suficiente mas eu sempre ponho um pouco mais...

Massa em cozimento...enquanto isso vamos preparar o berço da massa...
Um pouco de queijo parmesão ralado.....
Um pouco de manteiga....
Frigideira no fogo médio. Tira-se a massa da agua e já coloca na frigideira com o molho. Mantenha o fogo médio e misture levemente a massa com o molho. O molho vai penetrar na massa e quando tudo estiver bem homogêneo está no momento de servir. 


Um pouco de parmesão ralado..e pronto, hora de servir...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentar