terça-feira, 17 de dezembro de 2013

ASPARGOS


Hoje vamos de aspargos ! Uma delicia de entrada. Pode ser servido de diversas maneiras e aqui eu vou "servir" de uma forma básica apenas para voce ter uma ideia. Basicamente ele é preparado puro, cozido em água ou vapor e depois acompanha algum tempero ou molho. Na Suíça e em algumas cidades da Alemanha e da França, quando da época da safra de aspargos,  praticamente todos os restaurantes servem  aspargos como o " prato do Dia ". São servidos super quentes acompanhando de uma molheira com creme Holandês ( o salgado)..... uma delicia. Como eu queria provar alguns produtos industrializados, eu não fiz o creme holandês, mas usei uma maionese Hellmann's Gourmet sabor Aceto Balsâmico, que eu não gostei, uma mostarda da Heinz com sabor de manga e curry, muito boa,  e também ele puro temperado com azeite e pimenta do reino.. Ficou bastante pratico o ato de pegar o aspargo com a mão, lambuza-lo no molho e degusta-lo. Para ser franco o melhor seria mesmo fazer um molho holandês cujo azedinho do limão com ovos cairia muito muito melhor do que as minhas experiencias. Bom vamos as explicações....
Minha preferencia é pelos aspargos verdes.
Vejam a base. Esse ressecado deve ser cortado e descartado. A espessura é de apenas uma moeda...alguns milímetros apenas...
Lavados...
Eles vão ser cozidos em agua fervente e sal. Devem ficar em pé. Por isso eu usei uma caneca alta. Nessa foto eu estava medindo a altura. Se for o caso voce pode cortar um pedacinho do talo ( base) como eu  fiz.
Agua com sal para ferver....
Esse é o corte para tirar a parte seca. Um ou dois milímetros é o suficiente. Essas moedas de aspargos devem sr descartadas.
Depois eu cortei mais um pedaço para ter a altura suficiente para a minha caneca, pois se as pontas os aspargos ficarm muito fora da caneca não receberão vapor suficiente. Cortei uns dois centímetros. Esses pedaços devem ser cozidos junto com os talos, pois terão a mesma textura e ficarão macios e saborosos..
Em alguns aspargos as vezes a pele é um pouco mais fibrosa e para evitar decepções é melhor fazer uma pequena limpeza tirando um pouco dessa pele. Voce pode usar uma faquinha ou um desses " descascadores de pele " como eu fiz....
Não é necessário tirar toda a pele, basta tirar as mais próximas da base, digamos da metade para baixo...
Bom como podem ver todos os aspargos estão pronto para o cozimento. Neste momento a agua com sal já está em ebulição....

Coloque os aspargos com o fundo para baixo deixando as pontas sem a agua....
Eu não tenho a foto mas depois que eu pus os aspargos na caneca eu completei com agua fervente. Deixei dois dedos abaixo da borda.
Esses são os tocos dos talos. Depois de colocar os aspargos coloquei esses tocos para cozinhar junto.
O cozimento dos aspargos se deu em mais ou menos 5 minutos. Tirei  a caneca do fogo, escorri  só um pouco da agua no ralo da pia e tirei os aspargos da caneca. Deixei os tocos na agua quente para completar o cozimento.
Aí estão os aspargos fumegantes, prontos para serem saboreados, porem, como isso aqui é um blog, e eu tenho que tirar as fotos, eu coloquei os aspargos em um prato qualquer. Eram 10, sete deles  estão aí  no prato da foto e os outros três deles, os três principais, para a foto da capa, eu os coloquei em um prato mais bonito...veja abaixo..........
Então é o momento de colocar o molho, ou tempero ou o que voce achar conveniente
REPETINDO.....
Como eu queria provar alguns produtos eu não fiz o creme holandês, mas usei uma maionese Hellmann's Gourmet sabor Aceto Balsâmico, que eu não gostei, uma mostarda da Heinz com sabor de manga e curry, muito boa e também com azeite e pimenta do reino..Minha sugestão..cozinhem os aspargos em agua e sal e depois de cozidos, temperem com limão, sal, pimenta do reino e TEQUILA........

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentar