domingo, 12 de janeiro de 2014

NHOCONE COM MOLHO DE TOMATES FRESCOS

Eu estava com muita vontade de comer algo mais firme e com muito molho de tomates. Passei 13 dias no nordeste e minhas refeições eram, no dia a dia, na base era de peixes e frutos do mar, uma delicia mas depois de tanto tempo não há quem aguente.Outras opções nada de especial que valesse a pena. Peguei também um pouco de preguiça e devido a essa preguiça é que eu fiz esse prato. Me deu vontade de comer gnocchi com molho de tomates frescos, molho leve, tomates picados, bem quentes e com muito alho, como se fosse um arrabiata. Aí veio a preguiça...enrolar e cortar cada gnocchi, cozinha-los...NÃO, não vou fazer isso ! e resolvi fazer um rolinho, um bastão e esse é o prato de hoje, um NHOCONE.  Não há porque detalhar os ingredientes pois as fotos já mostram as quantidades. Vamos lá !
Batatas grandes e lavadas..
Embrulhadas em filme plastico. Colocadas no Microondas. Temperatura alta por 10 minutos. Como batatas são diferentes experimente 5 minutos e se necessário mais 5 minutos. Essas eu deixei por 5 minutos duas vezes.




Não vou explicar que se tratam de 4 dentes de alho descascados...
Não vou escrever que os 4 dentes de alho devem ser picados grosseiramente...
Azeite






Porque ninguém é de ferro. Eu estava sem Whisky e tive que usar esse da emergência ....
Esse pouco de água deve ser adicionado aos tomates...





Um pouco de sal.
Um pouco de pimennta do reino

Umas folhinhas de manjericão..

Está pronto o molho de tomates.
Batatas devem estar mornas para voce descasca-las e amassa-las facilmente......

As cascas saem com muita facilidade

Voce pode amassar as batatas ainda mornas, que é bem mais fácil.

Sal.
Depois de misturar bem o sal, deixe essa massa esfriar totalmente. Deve usa-la quando estiver em temperatura ambiente.
Farinha de trigo. Para as três batatas eu usei 7 colheres ( sopa) de farinha. A quantidade de farinha vai depender da umidade da batata. Nesse caso eu cozinhei as batatas no microondas e elas ficaram sem muita umidade. Se cozinha-las na água estarão mais úmidas. Sugiro ir adicionando a farinha aos poucos, uma colher de cada vez e misturar bem. Essa massa não deve ficar dura mas bem mole e macia.

Se voce não tem experiencia, para voce ter certeza de que colocou farinha suficiente faça um teste. Pegue uma pequena porção da massa e faça um rolinho do tamanho de um dedo e coloque na agua fervente. Acompanhe..se não desmanchar na água está no ponto, se desmanchar deve colocar mais farinha. Prove, se ficou muito dura, voce deve diminuir a quantidade de farinha na sua próxima experiencia.
Pulverize a area de trabalho com farinha de trigo. Coloque a porção desejada ( a porção da foto é de duas colheres(sopa) bem cheia....
Sem muita pressão molde a massa rolando-a com a palma da mão em forma de cilindro.
Mais uma " rolada " na massa e está pronto o seu primeiro NHOCONE.
Para ter uma ideia o comprimento é entre 18 e 20 centimetros e diametro médio de 2 centimetros, como um cabo de vassoura. O cozimento é muito rápido pois a batata já esta cozida. Uns 3 minutos já basta.
Tem que usar uma panela suficientemente larga. Eu usei uma frigideira. Para retirar da agua usei duas escumadeiras planas e coloquei a massa diretamente no prato.

Preparei uma base no prato com um pouco do molho.
Os NHOCONES no prato. Entre eles coloquei bastante molho de tomates... 
Fatias de queijo tipo Emmental... 

Para gratinar eu fiz uma pasta com 2 colheres ( sopa) de parmesão ralado..
Um pouco de creme de leite ( pode ser leite tambem ). Umas duas colheres (sopa)
Bem misturado...
E passado sobre as fatias do queijo....
Assim eles, os NHOCONES, saem da gratinagem....


Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentar