segunda-feira, 31 de março de 2014

PUDIM DE LEITE - DIET- DE CANECA - MICROONDAS

Voce gosta de pudim de leite ? Tem preguiça de fazer ? Que tal poder abocanhar essa colherada do pudim em menos de 5 minutos????  Esse é o pudim de leite condensado, totalmente DIET, preparado no microondas e em uma caneca apenas..... Vamos com as explicações e fotos....
Para melhor explicar e mostrar eu usei uma xícara transparente e não uma caneca com fundo chato que daria um formato mais apropriado ao desenformar, mas voce vai fazer direitinho né?
Disse que é DIET pois usei produtos DIET, como a Frutose no lugar do açucar e o leite condensado Diet. Não confundam DIET com LIGHT, esse pudim é só DIET.
Em uma caneca coloque uma colher ( sopa) de açúcar ( ou frutose, que é um adoçante que carameliza )

Coloque uma colher ( sopa) não muito cheia de agua.

Misture e leve ao microondas..


A temperatura deve ser a ?????
Quanto ao tempo isso depende de cada forno mas eu vou dar uma ideia. Nesse meu preparo eu apliquei 30 segundos por cada vez. Veja abaixo os primeiros 30 segundos.
30 segundos a mistura de açucar com agua esquentou e derreteu o açucar. Coloquei mais 30 segundos e o liquido começou a ferver. Coloquei mais 30 segundos e o liquido pegou  uma leve coloração como abaixo..
Como voces sabem agora é hora de muita atenção porque  depois de quente a caramelização pode queimar. Então pus mais 10 segundos...e depois mais dez segundos. Total eu apliquei 2 minutos mas se por direto por 2 minutos acho que perde. Aconselho colocar 1 minuto inicial e depois ir de 10 em 10 segundos.
Pronto depois de 120 segundos . A cor ficou apetitosa e o perfume tambem...
Muito cuidado pois isso fica muito quente. Essa é uma razão de se usar caneca ou xícara e não um ramequin que não tem asa.
Peque pela asa e entorne o caramelo pelas laterais da xícara.





Pronto. As laterais banhadas de caramelo, deixe a xícara reservada. Hora de preparar o creme...
A quantidade que eu vou passar é para uma xícara. Usei um ovo e posso dizer que se for fazer 2 xícaras não precisa por mais outro ovo. Um só é suficiente. Lógico com duas ou tres experiencias voce vai acertar o seu ponto.
4 colheres ( sopa) do leite condensado normal ou do DIET.

4 colheres ( sopa) de leite. Eu usei o levinho mas pode ser o normal...
Então temos aí, um ovo, 4 colheres de leite condensado e 4 colheres de leite comum.
Misture bem. Nada especial, faça isso com um garfo, uma colher ou um fouet.



A medida dos ingredientes deu exatamente para encher a xícara deixando um dedo antes da borda. Se fizer para mais xícaras faça um calculo previo medindo a capacidade da sua caneca com colheres de agua. Voce já sabe que para uma xicara vai usar aproximadamente 12 quantidades de colher. 4 de leite + 4 de condensado+1 da mistura de açucar com agua e + 3 considerando a quantidede do liquido de um ovo inteiro.
Ponha a xicara no microondas e na temperatura ALTA, coloque por  1 minuto.

Assim ficou após 1 minuto. Então adicionei mais 30 segundos....
Pronto, 1 minuto e 30 segundos.  Quase transborda mas assim que o micro desliga o creme abaixa...
Tem que deixar esfriar. Pode por na geladeira ou até mesmo no freezer, que foi o que eu fiz, pois eu queria logo tirar a foto...
Aí está..O formato não é o tradicional do pudim porque eu não achei uma caneca transparente com fundo chato..Seguem mais fotos e bom apetite...







19 comentários:

  1. Tá com cara de gostoso, fácil de fazer, mas o que me encanta são as fotos do passo a passo.
    Sei o trabalho que dá tirar foto de cada etapa, as vezes faço isso também mas não é sempre não e nem tantas como você faz. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria de Lourdes, boa tarde.

      Obrigado pelos seus comentários, desse e da berinjela. Realmente é trabalhoso mas voce não pode imaginar o prazer que eu sinto em compartilhar. É muito legal esse hobby pois diariamente estou ligado nisso. Se vou a um mercado eu visito todos os departamentos para "quem sabe" achar algo de novo como um peixe, uma faca ou um prato para incluir na postagem. Depois de postado fico meio idiota "apreciando a minha obra". Beijos

      Excluir
  2. Sem dúvida você faz o melhor passo a passo de todos os sites e blogs de culinária que conheço. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. olá amei a receita, tenho diabetes e estava a procura de um pudim mas estava sem paciência pra fazer um de tamanho normal. Fiz este e ficou uma delícia. Parabéns e muito obrigada, salvou meu dia.

    ResponderExcluir
  4. Olá Silvia, boa tarde.
    Que bom que deu certo a receita. É ótima pela praticidade e de poder fazer a quantidade que desejar. Outo dia eu fiz três canecas, na verdade xícaras, de uma só vez. Duas ficaram me aguardando na geladeira para outro dia. Comi uma e deixei as duas na geladeira. Ficaram ótimas. Bjs Alvaro

    ResponderExcluir
  5. Ninguém faz um passo a passo como o teu. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá RUTE, boa noite.
      Que bom que voce gostou. É importante saber o que pensam os visitantes do BLOG e muito bom quando o comentário é positivo. Significa que estou caminhando corretamente. Obrigado Bjs Alvaro

      Excluir
  6. Muito apetitoso. Vou fazer c certeza.

    ResponderExcluir
  7. Muito apetitoso. Vou fazer c certeza.

    ResponderExcluir
  8. Essa eu nao sabia....vou fazer...sobremesa perfeita....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cintia. Desculpa pela demora.
      Obrigado pela visdita.
      Abs
      Alvaro

      Excluir
  9. Sou diabética e louca por doces!!! Estava aqui procurando algo que pudesse comer e achei teu PAP. Amei!!!! Obrigada por partilhar conosco de uma forma linda e tão didática!!!

    ResponderExcluir
  10. Sou diabética e louca por doces!!! Estava aqui procurando algo que pudesse comer e achei teu PAP. Amei!!!! Obrigada por partilhar conosco de uma forma linda e tão didática!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane, boa tarde. Obrigado pela visita e comentário. Veja bem, não pode abusar do FRUTOSE que é açucar de frutas. Fale com seu endrocrino pois não sei o nivel permitido para a sua diabetes.Boa sorte. Um abraço. Alvaro

      Excluir
  11. Oi adorei a receita,mas fiquei com uma dúvida,como saber se está cozido ,e não fica borrachudo

    ResponderExcluir
  12. Oi adorei a receita,mas fiquei com uma dúvida,como saber se está cozido ,e não fica borrachudo

    ResponderExcluir
  13. Ficou ótimo nessa xícara. Pena que é tão pouco. Vou fazer maior. Grata.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Cássia. Obrigado pelo seu comentário. Você pode fazer mais xícaras ao mesmo tempo mas depende do tamanho do prato base do seu micro. Boa sorte e bom apetite

    ResponderExcluir

comentar