segunda-feira, 28 de abril de 2014

BISTECA DE PORCO ASSADA


Bisteca de porco assada,  preferencialmente degustada sem o uso de talheres, umas gotinhas de limão rosa, uma pimentinha,  amigos e muito papo..Combinação perfeita...Seguem as fotos e explicações....
Para temperar as bistecas eu usei uma pasta de alho, alecrim e sal, suco de laranja e suco de limão Rosa.
Para descascar alho basta colocar a lateral da lamina da faca sobre o dente de alho e dar um soco de leve para quebrar o dente.....como na foto..
Para tirar a pele basta puxa-la. Sai com muita facilidade..

Em um almofariz coloque as folhas de um galhinho de alecrim, 10 a 15 centimetros. Veja a segunda foto onde aparecem dois galhinhos, eu usei um deles e 8 dentes de alho.



Quando estiver meio que amassado coloque uma colher (sobremesa) de sal e continue a moer..


até virar uma pasta...
Pronto ! Essa pasta também pode ser usada como tempero de outras comidas, como do arroz, do feijão, do bife, frango grelhado,etc etc..
Aí temos as bistecas. Procure comprar sempre as de tamanho parecidos para que assem por igual. Aí temos aproximadamente 2 kilos de bistecas com 16 unidades.
Primeiro trato da bisteca é lava-la com suco de laranja. As bistecas são cortadas com serra que deixam minúsculos pedaços de ossos ou serragem de ossos. Alem disso já dá inicio do tempero.
A foto da laranja é para ilustrar pois tem gente que não sabe ler e assim fica sabendo que se trata de suco de laranja....
Muito bem, aí as bistecas já "lavadas" com o suco de laranja. O resto do suco foi DESCARTADO.

Limão Rosa, limão Caipira ou limão Cravo, não sei o nome correto. Eu conheço e chamo de limão rosa, mas é aquele limão com cara de mexerica super saboroso. Muito bem, o suco desse limão misturado com a pasta de alho,sal e alecrim é que será o tempero desse prato.
Suco de dois limões....

Bem misturado com a pasta ...
Hora de temperar as bistecas. O pincel é usado para ajudar a espalhar o tempero. Não é necessário, voce pode fazer isso com as mãos,  mas é muito pratico principalmente quando você quer fotografar seus preparos sem sujar muito sua câmera.

Voce vai temperando e vai reservando. Devem ficar nessa marinada ao menos por 30 minutos no minimo.
Pronto, todas temperadas e aguardando....
Aqui já estão na assadeira, porem como ficaram apertadas demais eu as transferi para duas assadeiras, cobri com papel alumínio e levei ao forno a 220 graus por uns 40 minutos. Depois disso removi o alumínio e deixei até dourar. Deve ter ficado por mais uns 15 minutos....
Após 40 minutos o papel aluminio foi retirado e as bistecas ficaram dourando por 10 minutos de um lado e mais 5 minutos do outro lado...
Abaixo varias fotos das bistecas prontas para consumo.. As fotos estavam tão apetitosas que eu não soube escolher por isso seguem varias....









Um comentário:

  1. Ficou ótimo !!!! amei...temperei com limão (capeta)...pra combinar fiz um tropeiro..um arroz branquinho...Hummm ficou uma delicia!

    ResponderExcluir

comentar