terça-feira, 24 de junho de 2014

TORTA DE RICOTA COM FRUTAS CRISTALISADAS ( PASTIERA DI GRANO)

A foto principal da torta pronta, recem assada, infelizmente não existiu.....Este que vos escreve bobeou porque fatiou e comeu uma fatia logo que a torta ficou pronta e só depois lembrou de fotografar... que porcaria de Blogueiro não ????
Mas pedindo desculpas segue uma foto da parte da torta assada. Em resumo ficou muito saborosa exceto um pouco doce demais ( o que vamos corrigir nesse PALMO A PALMO ) ...........
Eu usei metade dessa forma de ricota...uns 250 gramas....Não compre ricota de baixa qualidade. A melhor que existe em Sampa é a RONI ou a GIOIA. Essa da foto, da Fazenda tambem é boa mas fica em terceiro lugar..........São as únicas com gosto de ricota...
Pastiera di Grano é uma sobremesa italiana e o "grano"significa grão...grão de trigo. Portanto vai precisar de trigo em grão. Para essa quantidade de ricota uma colher ( sopa) bem cheia de trigo em grãos será suficiente..mas tem que hidrata-la.

Para hidratar uma colher de trigo eu usei duas xicaras de agua fervente. Adicionei a agua e deixei descansar por mais ou menos 15 minutos. Espremi a agua exedente e fiquei com o trigo hidratado.....
Usei uns 200 gramas de frutas cristalisadas...
Esse é o responsavel pelo doce " demais ". Eu usei metade do conteudo dessa lata. Voce deve usar apenas 1/4 ou seja 4 colheres (sopa).
Dois ovos inteiros mas sem a casca .............
Pode preparar isso em uma tijela e misturar com um garfo, mas como eu tinha que testar um processador, lá fui eu no eletrodomestico,,, Quer saber ? NÃO FICOU BOM.. segue a foto mas a dica é de amassar a ricota com um garfo e bater os demais ingredientes com um fouet....a textura fica mais leve...
Bom depois d misturar os ovos com a ricota e coloquei as frutas cristalisadas.....

Não use a metade da lata como mostra a foto, mas apenas um quarto da quantidade da lata, mais ou menos 4 colhrs (sopa)
Eis o trigo já escorrido....

Esta sendo adicionado ao creme...quando o correto deveria ser "TUDO" amassado com um garfo e não procesado...certo ????

Raspa de limão....
A massa da torta que eu usei é dessas já  assadas. Então é necessario umedece-las  e nunca dee ser feito com água pois eu deesto agua nesse caso usei um vermouth branco, doce....bom depende de voce......
Pode usar tambem um spray manual...que é o que eu fiz....
Essa é a massa pronta, assada... não é das melhores mas quebra um bom galho. Importante é deixa-la umedecida antes de coloca-la para assar...
Com o recheio....Esse recheio dá para duas tortas. Essa torta tem 20 centímetro de diâmetro por 1,5 centímetro de altura.

Pronta para ir ao forno...como apenas os ovos são crus pouco de forno será o suficiente...
Forno a 200 graus por aproximadamente 15 minutos e..... pronto... Abaixo algumas fotos para ativar seu paladar..............

Pode acompanhar com um doce de laranja ou sem nada, mas eu degustei com o doce qu eu fiz e ficou PORRETA !!!!!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentar