terça-feira, 6 de janeiro de 2015

BATATAS A PROVENÇAL 2ª EDIÇÃO

Ótimo para servir como antepasto quente, coletivo ou de forma egoísta para atender um vazio no estomago durante aquele filme da madrugada. Simplesmente usei 2 batatas , 4 dentes de alho, dois raminhos de alecrim, um pouco de queijo provolone, tempero desidratado e azeite. As batatas são cortadas em cubos mantendo a casca. O alho cortado de forma grosseira. Como tempero principal eu usei uma colher (sobremesa) do Chimi-Churry da "SANTA COZINHA. Esse Chimi-Churry é um tempero pronto, desidratado,  composto de cebola, alho, salsa, tomate e outras especiarias, tudo bem picadinho. Misturar e botar para assar....pronto.


Os ingredientes sorrindo para a foto. Apesar de "3 na foto" somente 2 batatas foram usadas.


Cortei as batatas em 4 gomos e depois cada gomo em três partes, portanto se temos duas batatas e cortamos em quatro gomos teremos 8 gomos pelas duas batatas. Se cortarmos cada gomo em três partes teremos 24 pedaços de batatas. A formula é a seguinte : Se( 2/4=Y8;8x3XZ)=24.



 Um pouco de pimenta do reino moída na hora. Eu usei pimenta do reino mista....


Eis a embalagem do Chimi-Churry....





Uma colher ( sobremesa ) desse tempero. Nesse caso não precisa hidratar pois a ideia é tornar alguns pedaços meio que crocantes.



 Um pouco de azeite.....

 Usei quatro fatias de queijo provolone. Cada fatia eu cortei em três partes, então podemos entender que teremos 12 cubos de provolone, pois se X vezes Y = Z , 4 X3=12 sendo 12 o Z.
Na adição dessas 12 unidades com as 24 unidades de cubos de batatas teremos um total de 36 unidades....



Estão aí as 36 unidades já misturadas e prontas para ir ao forno.





Quando o provolone estiver derretendo é hora de misturar os ingredientes. Assim o queijo derretido se espalha e também adere um pouco nas batatas. Deixe um pouco mais e está pronto.



Como se tratava de um teste, eu fui obrigado fazer a degustação acompanhado de um vinho tinto. Devido ao adiantado do hora, acho que umas 2 da matina, não haviam pessoas por perto eu estava só por isso fiz uma degustação de forma mais simples e rustica. Vocês não podem imaginar que delicia. Com a mão rasgava pedaços do pão italiano e com o garfo eu pegava uma porção do ingrediente ainda muito quente e depositava sobre o pão. Com os olhos fechados eu abocanhava esse pedação de pão italiano recheado desse misto de batatas com provolones alho e azeite e ao mesmo tempo , com a outra mão,  de posse de um lenço,  eu enxugava as lagrimas que eu derramava  pela sua ausência. Meu Deus !! onde vocês estavam ?????. Prometi a mim mesmo que quando eu for preparar o próximo prato, farei uma lista com seus nomes e essa lista ficará por perto  o tempo todo,  desde os preparos dos ingredientes até ao momento das garfadas  assim os manterei por perto....

Um comentário:

  1. Tava dando uma olhada nos pratos dia desses, atrás de uma inspiração para um petisco à noite... meu companheiro viu esse e foi direto para a cozinha. Fez com mussarela defumada, que tínhamos em casa. Delícia!

    ResponderExcluir

comentar