domingo, 24 de maio de 2015

PANQUECAS - MASSA

Receita da massa para panquecas. Como a massa é neutra serva para panquecas doces ou salgadas.
Ingredientes podem variar dependendo da umidade da farinha de trigo mas um pouco mais ou menos na quantidade desses ingredientes não fará diferença. 
2 ou 3 ovos inteiros
2 xícaras de leite
2 xícaras de farinha de trigo
1 pitada de sal
Manteiga para untar a frigideira ( pelo menos na primeira panqueca isso é essencial ) A primeira panqueca geralmente não sai perfeita. Na peça "PATO COM LARANJA" o famoso Paulo Autran disse...O primeiro filho é que nem panqueca..nunca sai perfeito " 
Voce pode misturar todos os ingredientes, de uma vez, em uma batedeira ou processador. Na mão, como eu fiz essa receita tem um pouco mais de cuidado. Primeiro voce deve bater os ovos para ficarem mais liquidos depois, aos poucos, adicionando e misturando a farinha.........



 E depois o leite. Não importa a ordem, pode ser primeiro o leite e depois a farinha..
O importante e deixar a massa meio que cremosa para voce poder espalha-la na frigideira apenas com movimentos...Se a massa ficar muito dura, basta adicionar um pouco mais de leite. A massa deve se espalhar sem dificuldade. A quantidade de massa na frigideira depende do seu gosto. Eu normalmente uso uma concha tamanho médio com + ou -  50 ml de capacidade, voce pode usar uma xicara de cafezinho bem cheia que tem mais ou menos essa capacidade.
O fogo deve ser baixo. Quando as bordas começarem a dourar é hora de virar a panqueca. Use uma espatula de silicone ou madeira. Vá levantando pelas bordas até que ela se solte da frigideira. Volte a panqueca para dourar o outro lado, que é bem rápido. Depois que voce fizer isso umas 4 vezes vai dominar....



Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentar