quarta-feira, 31 de agosto de 2011

CAMARÕES A PROVENÇAL


 Creio que não há muita necessidade de escrever detalhadamente o preparo pois as fotos já fazem isso. Farei algumas observações e se alguem precisar tirar dúvidas estarei a disposição.

Vou começar com fotos dos camarões crús, especialmente para já começar a dar agua na boca do  Rinaldi. A foto com a trena é para mostrar o tamanho dos bichinhos.



...Voce pode dar dois cliques sobre as fotos para amplia-las. Abaixo,  já eviserados e lavados
Temperei com suco de limão, alho fatiado, limão, pimenta do reino preta, e cebolinha. Não pus salsinha, que seria o mais apropriado, porque eu não tinha.



abaixo estão em um escorredor (peneira) para tirar o excesso de suco de limão. Antes eu tirei e reservei as fatias do alho e cebolinha para serem fritos no final da fritura dos camarões


..........  para passa-los na farinha de trigo...                          




.............. inicio da fritura .....



 Antes das fotos dos bichinhos faço uma homenagem ao gelo pois foi graças a ele que fiz esse prato.Para começar segue a foto do gelo, do gelo com whisky e mais abaixo as demais fotos... vou explicar
Bom tudo começou no Domingo, de improviso. Por volta das 13 horas resolvi tomar um whisky. Fui no freezer para pegar o gelo e sem perceber eu já estava trocando olhares com a 4ª gaveta do freezer , e a 4ª gaveta do freezer me olhando. Aí me lembrei que era a gaveta do NETUNO e me deu vontade de fazer esse prato de camarões.

 
          
.
..... Nesse caso com a farinha aderida aos camarões, o tempo de fritura dos camarões vai ser sempre no ponto correto pois basta que fiquem dourados. É o tempo ideal para manter uma textura boa. Se deixar dourar mais do que isso vai virar borracha.

                             

.......abaixo, já sem os camarões e aproveitando a manteiga,adicionei a reserva do alho e cebolinha ( que deveria ser de salsinha) para fritar . Não pode deixar escurecer o alho. 

                                 
Nesse ponto ( acima) apaguei o fogo e abaixo adicionei arroz cozido  quente para ajudar a deglacear e absorver essa iguaria. Para quem não conhece o termo,  deglacear é a forma de fazer soltar dos residuos da fritura do fundo da panela ou frigideira.  Isso se faz geralmente com a ajuda de algum liquido como um caldo, um vinho ou até agua. Nesse caso já estava lá a manteiga derretida e o arroz umido e quente.
Considerando o tamanho desses camarões, de 4 a 5 unidades por pessoa é o bastante. Nesse caso eu tinha uma porção de doze unidades e para não desperdiçar fiz as doze. Na foto abaixo aparecem apenas onze unidades pois uma delas foi DEVORADA durante a sessão fotografica.




                      


Um comentário:

comentar