quinta-feira, 27 de outubro de 2011

SALSICHA DE PADARIA

DEI ESSE TITULO DE " SALSICHA DE PADARIA" PORQUE ME LEMBREI DE TEMPOS PASSADOS.

LÁ PELOS ANOS 60 FAST FOOD DAQUELA ÉPOCA ERA BASICAMENTE SALGADINHOS COMO COXINHA, EMPADINHA, SANDUÍCHE DE PERNIL, CHURRASQUINHO, PEDAÇOS DE PIZZA E O FAMOSO SANDUÍCHE DE SALSICHA.

RARAS ERAM A LANCHONETES. O QUE SE TINHA ERAM PEQUENOS "BARES & RESTAURANTES" E SEMPRE AS FAMOSAS "PADARIAS".

PARA ACOMPANHAR O SANDUÍCHE OU O SALGADINHO GERALMENTE AS OPÇÕES ERAM O IOGURTE BATIDO COM LEITE, A VITAMINA DE FRUTAS, O GUARANÁ CAÇULA, A CRUSH QUE ERA UM REFRIGERANTE DE LARANJA DE GARRAFA ESCURA, GRAPETE ...E POR AÍ VAI.

O QUE EU MAIS GOSTAVA ALEM DO SANDUÍCHE DE PERNIL ERA O SANDUÍCHE DE SALSICHA. PRATICAMENTE TODAS AS PADARIAS E BARES TINHAM EM SUAS ESTUFAS A ASSADEIRA COM O PERNIL, E UMA ASSADEIRA COM AS SALSICHAS. ELES COLOCAVAM NESSA ASSADEIRA FATIAS DE CEBOLAS, RODELAS DE PIMENTÕES VERDE E VERMELHO, TOMATE EM RODELAS, SALSICHAS ( DE UM FRIGORIFICO QUE SE CHAMAVA "SANTO AMARO" E DEIXAVAM QUE O PRÓPRIO CALOR DA ESTUFA COZINHASSE TODO ESSES INGREDIENTES. ISSO ERA COLOCADO LOGO PELA MANHÃ E QUANDO CHEGAVA PERTO DAS ONZE HORAS AS SALSICHAS JÁ ESTAVAM NO PONTO.

O MEU PEDIDO SEMPRE ERA O MESMO,  PÃO FRANÇES COM SALSICHA DUPLA E BASTANTE "MOLHO SECO", O QUE SIGNIFICAVA QUE EU QUERIA DAQUELE MOLHO COM MUITA CEBOLA E PIMENTÃO POREM SEM MUITO CALDO PARA NÃO PERDER A CROCANÇIA DO PÃO FRANÇES. ESSE TAMBEM ERA MUITO DIFERENTE DO QUE OFERECEM AGORA, COM RARÍSSIMAS EXCUSSÕES.

BOM AQUI EU PREPAREI AS SALSICHAS DA MESMA FORMA, COM OS MESMOS INGREDIENTES, COM A MESMA TEMPERATURA. SÓ NÃO USEI A SALSICHA DA "SANTO AMARO" HOJE " EDER" PORQUE NÃO A TINHA EM CASA NA HORA QUE RESOLVI FAZER ESSE PREPARO. TAMBEM EU NÃO TINHA O PÃO FRANÇES E COMO ERA MUITO TARDE, ACHO QUE ERA PERTO DAS 11 DA NOITE, RESOLVI COZINHAR UMA MASSINHA E ESCOLHI UM ESPAGUETE NUMERO 8. BOM, ABAIXO SEGUEM , PALMO  A PALMO AS FOTOS E ALGUMAS EXPLICAÇÕES. FAÇAM ISSO, VOCES VÃO GOSTAR..


BOM, AÍ TEMOS OS INGREDIENTES.
EU USEI UM PIMENTÃO DUAS CEBOLAS, UM POUCO DE PIMENTA CALABRESA, UNS GRÃOS DE PIMENTA DO REINO E UM PACOTINHO DE SALSICHAS.
USEI TAMBEM TRÊS TOMATES PICADOS GROSSEIRAMENTE, SEM TIRAR PELE NEM SEMENTE, EXATAMENTE COM O ERAM FEITOS.
COLOQUEI TAMBEM UMA XICARA DE PURÉ DE TOMATES E SAL. NAQUELE TEMPO EU VIA QUE ELES COLOCAVAM DUAS OU TRÊS COLHERES (SOPA) DE EXTRATO DE TOMATE E UM COPO DE AGUA QUENTE, QUE TIRAVAM DA CAFETEIRA

COLOQUEI UM POUCO DE OLEO DE MILHO NA FRIGIDEIRA E TODOS OS DEMAIS INGREDIENTES E DEI UMA MISTURADA GERAL ANTES DE LEVAR AO FOGO.





FOGO BEM BAIXO E SOBRE ELE EU COLOQUEI UMA CHAPA PARA QUE O CALOR DA CHAMA FICASSE DISTRIBUÍDO POR IGUAL NO FUNDO DA FRIGIDEIRA.

ISSO ACIMA NÃO É UM PÃO SIRIO MAS UMA CHAPA DE METAL ( ALUMINIO)



ACIMA TODOS DEVIDAMENTE ACOMODADOS


AGORA JÁ PRONTO PARA USO. COMO PODEM VER ESSE MOLHO NÃO TEM MUITO CALDO. AÍ É SÓ ABRIR UM PÃOZINHO FRANÇES, COLOCAR DUAS SALSICHAS
BOTAR UM POUCO DAQUELE MOLHO DE PIMENTA TIPO CASEIRO, FECHAR OS OLHOS, E MASTIGAR...MASTIGAR...ENGOLIR, MASTIGAR...MASTIGAR...ENGOLIR........

BOM, COM EU DISSE EU NÃO TINHA O PÃO FRANÇES E RESOLVI FAZER UMA MASSINHA, CORTEI CADA SALSICHA EM TRÊS PEDAÇOS PARA MELHOR DISTRIBUIÇÃO...VEJAM ACIMA...

....E ASSIM FICOU O MEU PRATINHO DE ESPAGUETE COM MOLHO DE " SALSICHA DE PADARIA".

2 comentários:

  1. Olha Alvaro
    Gostei muito das suas salsichas à padeiro!!!
    Você posta estas delícias e depois diz "Tchau, que se vai alimentar..." Aaahh, que maldade!
    Bjocas

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

comentar