terça-feira, 22 de novembro de 2011

BACALHAU .....À....????

ESSE PRATO DE BACALHAU É SUPER FACIL DE SE PREPARAR E PODE SER OFERECIDO  " À LA BUFFET" OU A " À LA FOGÃO ", TIPO SELF SERVICE.  OS ACOMPANHAMENTOS SÃO PREPARADOS SEPARADAMENTE E APÓS PRONTOS PERMANECEM EM SUAS PANELAS. CADA UM SERVE-SE DO QUE GOSTA NA QUANTIDADE QUE DESEJAR. PORTANTO USE PANELAS BONITAS . VEJA A SEGUIR...



O MAIS TRABALHOSO É A DESSALGA DO BACALHAU. ISSO TEM QUE SER FEITO COM MUITA ANTECEDENCIA E MUITA ATENÇÃO. A FORMA DA DESSALGA ESTÁ NO FINAL DESSA RECEITA.
ACIMA TEMOS UMA FRIGIDEIRA BEM GRANDE ( ESSA TEM UNS 45 CM DE DIAMETRO). NA BASE DA FRIGIDEIRA TEM TRÊS CEBOLAS GRANDES FATIADAS E REFOGADAS EM AZEITE. NESSE REFOGADO TAMBEM TEM UNS 10 GRÃOS, INTEIROS, DE PIMENTA DO REINO. SOBRE O REFOGADO AS LASCAS DE BACALHAU. OS PONTOS PRETOS SÃO AZEITONAS SEM CAROÇO.

COMO TANTO O BACALHAU COMO AS CEBOLAS JÁ ESTÃO COZIDOS TEMOS APENAS QUE DEIXA-LOS TOMAR GOSTO, UM DO OUTRO.  PARA MISTURA-LOS FAÇA COM A AJUDA DE DUAS COLHERES DE PAU, OU OUTRO UTENSILIO DO SEU GOSTO. MISTURE-OS  LEVEMENTE PUXANDO AS CEBOLAS DE BAIXO PARA CIMA DAS LASCAS DO BACALHAU. DEIXE UNS 15 MINUTOS EM FOGO BAIXO.
EM OUTRA FRIGIDEIRA, TAMBEM BEM GRANDE, TEMOS VAGENS, 3 CENOURAS CORTADAS EM RODELAS, 2 BATATAS CORTADAS EM QUATRO,E MANDIOQUINHA INTEIRA. APENAS AS BATATAS E AS CENOURAS FORAM CORTADAS PARA FACILITAR O COZIMENTO.
O INICIO É COM UMA FRITURA NO AZEITE DE UMA CEBOLA FATIADA, DOIS DENTES DE ALHOS ESPREMIDOS, PIMENTA DO REINO E EM SEGUIDA ADICIONADAS AS BATATAS, AS CENOURAS E AS VAGENS. MEIO COPO DE AGUA QUENTE PARA AJUDAR O COZIMENTO. AS MANDIOQUINHAS DEVEM SER COLOCADAS POR ULTIMO, APÓS AS CENOURAS E BATATAS ESTIVEREM QUASE COZIDAS.

AQUI O INICIO DO PREPARO DA COUVE.
UM MAÇO DE COUVE BEM LAVADA E BEM PICADA. COMEÇE FRITANDO NO AZEITE UM DENTE DE ALHO ESPREMIDO E ADICIONE A COUVE, E SAL. ISSO É BEM RÁPIDO, UNS TRÊS MINUTOS. VEJA ABAIXO. A COUVE DEVE SER PREPARADA NA HORA DE SERVIR.
QUANDO VOCE COMEÇAR A REFOGAR A COUVE, ACENDA AS CHAMAS PARA AQUECER O BACALHAU E OS LEGUMES. QUANDO O REFOGADO DA COUVE ESTIVER PRONTO, TUDO ESTARÁ PRONTO.
ANTES DE COMEÇAR O REFOGADO DA COUVE ACENDA O FOGO PARA AQUECER O BACALHAU. ADICIONE SALSINHA PICADA E UM POUCO MAIS DE AZEITE. TAMPE.

DESTA FORMA JAMAIS VÃO CHAMAR SEU PRATO DE ....BATATALHAU !!!!
VOU EXPLICAR COMO EU FAÇO PARA DESSALGAR O BACALHAU PARA USA-LO EM LASCAS. ATENÇÃO LASCAS É BEM DIFERENTE DO QUE DESFIADO. NESSE CASO EU JÁ COMPREI O BACALHAU SEM A PELE. CORTEI EM PEDAÇOS MÉDIOS.
EM AGUA CORRENTE LAVEI, BEM LAVADO, CADA PEDAÇO PARA TIRAR O EXCESSO DO SAL. DEPOIS COLOQUEI TODOS OS PEDAÇOS EM UM  RECIPIENTE,  COBRI COM AGUA E COLOQUEI NA GELADEIRA. SE O RECIPIENTE NÃO TIVER TAMPA COLOQUE UM FILME PLASTICO E SE NÃO TIVER NÃO TEM PROBLEMAS POIS O BACALHAU SUBMERSO DE AGUA E NA GELADEIRA NÃO EXALA ODOR. APÓS 4 HORAS, MAIS OU MENOS, TROQUE DE AGUA, TIRE TODA A AGUA, PRINCIPALMENTE A QUE FICA NO FUNDO DO RECIPIENTE . COLOQUE AGUA LIMPA ATÉ COBRIR OS PEDAÇOS DO BACALHAU E VOLTE PARA A GELADEIRA. ESSE É UM PROCESSO LENTO E TRABALHOSO. DEMORA 48 HORAS E VOCE DEVE TROCAR A AGUA A CADA 4 A 6 HORAS. TOTAL DE TROCA DE AGUA SÃO 8. SE VOCE ENTRAR NO GOOGLE VOCE TERÁ MUITAS OUTRAS FORMAS DE ACELERAR ESSE PROCESSO.
BOM, UMA VEZ QUE VOCE FEZ A DESSALGA, PREPARE UMA PANELA GRANDE COM AGUA E PONHA PARA FERVER. ASSIM QUE A AGUA ESTIVER FERVENDO COLOQUE OS PEDAÇOS. ESSE COZIMENTO NÃO É DEMORADO, É MAIS PARA FACILITAR O MANUSEIO. RETIRE APÓS UNS CINCO MINUTOS, DEIXE ESFRIAR. COM AS MÃOS VOCE SEPARA AS LASCAS COM O CUIDADO DE RETIRAR AS ESPINHAS.
A PARTE DO LOMBO É BEM FACIL MAS AS PARTES LATERAIS SÃO UM POUCO MAIS TRABALHOSAS DE SE MANUSEAR , MAS NADA IMPOSSIVEL.
APÓS ESSA EXPERIENÇIA VOCE VAI PENSAR DUAS VEZES NO FAMOSO " CUSTO BENEFICIO", OU SEJA, É MELHOR COMPRAR MENOS QUANTIDADES DE PARTES NOBRES, COMO O LOMBO, PAGANDO UM POUCO MAIS, DO QUE TER MAIS BACALHAU E TER UM ENORME TRABALHO. ASSIM VOCE COME MENOS,  MAS TRABALHA E COME MELHOR.
DÚVIDAS PERGUNTE PELO  alvaropisani@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentar