sexta-feira, 11 de novembro de 2011

NHOQUE DE RICOTA E ESPINAFRE

MEU JANTAR DE QUARTA FEIRA, 9 DE NOVEMBRO DE 2011. NHOQUES DE RICOTA E ESPINAFRE COM MOLHO DE TOMATES "LEVE E SOLTO".

INGREDIENTES
2 EMBALAGENS DE RICOTA OU APROXIMADAMENTE 600 GRAMAS. (UM POUCO A MAIS OU A MENOS NÃO FARÁ DIFERENÇA. TENTE ACHAR UMA RICOTA DA MARCA "JOIA" QUE É CREMOSA E TEM UM SABOR ESPECIAL, SE NÃO ENCONTRAR NÃO FAZ MAL).
2 OVOS (NA FOTO APARECE APENAS UM OVO MAS EU USEI DOIS)
50 GRAMAS DE PARMEZÃO RALADO
1 COLHER (CHÁ) NÓZ MOSCADA
FOLHAS DE UM MAÇO DE ESPINAFRE
1 XICARA DE FARINHA DE TRIGO
SAL, PIMENTA DO REINO MOIDA NA HORA
 
COZINHE AS FOLHAS DE UM MAÇO DE ESPINAFRE. DEPOIS DE FRIAS PIQUE-AS BEM 


COM UM GARFO AMASSE A RICOTA PARA FICAR BEM SOLTA


ADICIONE O PARMEZÃO RALADO E A NÓZ MOSCADA


MISTURE BEM.
PARA REPOR SUAS ENERGIAS USE GÊLO




ADICIONE A PIMENTA DO REINO E MISTURE NOVAMENTE


ADICIONE OS OVOS E MISTURE BEM


ADICIONE O ESPINAFRE PICADO E MISTURE MUITO. ENQUANTO VOCE ESTÁ PREPARANDO ESSA MASSA DE RICOTA PONHA UM PANELÃO PARA FERVER AGUA.







        
NA SEQUENÇIA DAS 4 FOTOS ACIMA, UMA VEZ QUE ESPINAFRE E RICOTA ESTEJAM BEM INCORPORADOS ADICIONE A FARINHA DE TRIGO, QUE SERVIRÁ PARA DAR LIGA. FAÇA DE FORMA PARCIMONIOSA. INICIE COM DUAS COLHERES (SOPA) E EM SEGUIDA MAIS DUAS E MISTURE MUITO BEM. PROVE O SAL. NESSE MOMENTO VOCE DEVE FAZER UM TESTE PARA SABER SE PRECISA DE MAIS FARINHA OU NÃO.

FAÇA UMA BOLINHA COM UM PEDAÇO DA MASSA E COLOQUE PARA COZER NA AGUA DAQUELE PANELAO QUE VOCE PÔS PARA FERVER QUATRO FOTOS ACIMA.

ESTARÁ SUFICIENTE DE FARINHA SE A BOLINHA PERMANECER BOLINHA. SE CASO A BOLINHA SE DESINTEGRAR TODA OU PARTE, HÁ QUE SE POR MAIS FARINHA. TENTE MAIS DUAS COLHERES E DEPOIS REPITA O TESTE.

PEGUE UM POUCO DE GÊLO, LAVE NOVAMENTE AS MÃOS E FAÇA A BOLINHA. UMA VEZ QUE A "LIGA" FICOU "LEGAL" COMEÇE A FAZER AS BOLINHAS PARA O COZIMENTO.


PEGUE UMA PORÇÃO DA MASSA COLOQUE-A SOBRE A PALMA DA MÃO. MANTENHA OS OLHOS FIXOS NESSA PORÇÃO DE MASSA E, SEM PICAR OS OLHOS, CONTE , PAUSADAMENTE ATÉ 37. NÃO PISQUE OS OLHOS EM HIPOTESE ALGUMA E VERÁ A PORÇÃO DA MASSA SE AUTO MODELAR EM FORMA DE BOLINHA COMO A FOTO ABAIXO.

VOCE DEVE COLOCAR AS BOLINHAS, AGORA DENOMINADOS NHOQUES, QUE DE NHOQUE NÃO TEM NADA,  NA AGUA PARA COZER E ESTARÃO PRONTOS QUANDO FLUTUAREM. TIRE-OS COM ESCUMADEIRA E COLOQUE-OS EM UM RECIPIENTE JÁ COM UMA BASE DE MOLHO. PODE SER TAMBEM UMA BASE DE MANTEIGA. ACIMA É A QUANTIDADE SUGERIDA PARA CADA LOTE DE COZIMENTO.


ACIMA VEMOS OS PRIMEIROS NHOQUES  FLUTUAREM. ALGUNS AINDA ESTÃO SUBMERSOS.
PONHA UMA QUANTIDADE NÃO MUITO GRANDE DE NHOQUES PARA COZER E ENQUANTO COZINHA ESSE LOTE VOLTE A FAZER NOVO LOTE. TIRE OS COZIDOS, COLOQUE-OS EM UM REFRATÁRIO JÁ COM UM POUCO DO MOLHO QUENTE, E COLOQUE OUTRO LOTE PARA COZER, ENQUANTO COZINHA PREPARE OUTRO LOTE E ASSIM POR DIANTE.




PARA ESSE MOLHO, USEI UM PURÉ DE TOMATES. NESSE CASO FOI O "LA PASTINA".
UM FIO DE AZEITE PARA REFOGAR MEIA CEBOLA ( PEQUENA) BEM PICADINHA E MEIO DENTE DE ALHO ESPREMIDO.
EM SEGUIDA COLOQUEI UM POUCO (COLHER DE SOPA) DE SALSINHA FRESCA PICADA.

APÓS 5 MINUTOS ADICIONEI O PURÉ DE TOMATES, UMA CASQUINHA DE LIMÃO E UM PEDACINHO DE CANELA EM PAU. CUIDADO AO COLOCAR A CANELA EM PAU. PROCURE COLOCAR UM PEDACINHO INTEIRO FACIL DE ACHAR PARA RETIRAR DO MOLHO  POIS CASO FIQUE UM PEDACINHO PERDIDO NO MOLHO ALGUEM PODE  SER SERVIDO DELE E NÃO SABER O QUE ESTÁ MASTIGANDO COM O NHOQUE.

QUANDO COMEÇOU A FERVER ABAIXEI O FOGO E ADICIONEI O EQUIVALENTE A UMA XICARA ( CAFÉ) DE VINHO BRANCO SECO ( NUNCA OS TIPO SÃO ROQUE QUE TEM GOSTO DE SUCO DE UVA). CONFERÍ O SAL, RETIREI A CASQUINHA DE LIMÃO E A CANELA EM PAU, PRONTO! FICOU  UM MOLHO MUITO LEVE PARA NÃO MASCARAR O GOSTO DO NHOQUE.

SE GOSTAR, LOGO QUE DESLIGAR O FOGO ADICIONE NO MOLHO UMA COLHER ( SOBREMESA) DE MANTEIGA SEM SAL. MISTURE E TAMPE.

CONFORME VOCE VAI TIRANDO DA AGUA QUENTE VÁ COLOCANDO NO REFRATÁRIO OU PIREX. MANTENHA ESSE PIREX AO LADO DO PANELÃO QUE ESTÁ COM AGUA FERVENDO POIS ISSO MANTERÁ UM POUCO DO CALOR.



EMBALAGEM PARA VIAGEM


ESTA É UMA EMBALAGEM PARA " VIAGEM" QUE FIZ PARA UMA AMIGA LEVAR PARA CASA DELA.
ELA ESTAVA RECLAMANDO DE QUE O NAMORADO ANDAVA MEIO DEVAGAR,  QUE NÃO ESTAVA COMENDO LEGAL...  ENTÃO PENSEI, PARA FALTA DE APETITE NADA MELHOR QUE UMA COMIDA DIFERENTE NÃO É MESMO?? E RESOLVI DAR A ELA A PORÇÃO DESSE NHOQUE JÁ PRONTINHO PARA ELA COMER COM O NAMORADO.

3 comentários:

  1. Um este tambem eu tenho que fazer urgente!!!!

    ResponderExcluir
  2. Voy hacer hoy, pero tendre que completar con un queso que se dice queso panela...pues no encontre la medida de la ricota, aqui nao hay como em Brasil, solo en WalMart.... y solo tenian dos potes de 480g en el super...cree que la cantidad dara par 6 personas....o pongo mas Harina?????

    ResponderExcluir
  3. Ja fiz hein...ficou muito bom mesmo..... acrescentei um queijo panela pequeno....ficou muito bom....

    ResponderExcluir

comentar