segunda-feira, 24 de setembro de 2012

PIMENTÃO RECHEADO ASSADO NO FORNO

EU ACHO QUE ESSE É UM DOS MEUS MELHORES PREPAROS. VEJAM É BEM SIMPLES E PRATICO. O MAIS TRABALHOSO É FRITAR A CARNE MOIDA.

INFELIZMENTE A FOTO NÃO FICOU MUITO BOA POIS NÃO IDENTIFICA EM NADA OS DENTES DE ALHO ASSADOS QUE ESTÃO LOGO ABAIXO DO PIMENTÃO.

 

AÍ ESTÁ O PIMENTÃO ASSADO E CORTADO EM DOIS.
O FUNDO DO PRATO É AZEITE PORTUGUES
ACIMA À DIREITA É UMA CASCA DO ALHO.  NO PRATO, AO VIVO FICOU LEGAL, MAS NA FOTO DU EM NADA. PERDEU A COR. 

ABAIXO DO PIMENTÃO ESTÃO DENTES DE ALHO,  E EM VERMELHO UM POUCO DE PASTA DE PIMENTA DEDO DE MOÇA.


PIMENTÕES DEVEM SER MÉDIOS. PROCURE OS MAIS UNIFORMES. PARA USAR NO RECHEIO COMPRE UM OU DOIS DOS GRANDES, ESSE PODEM SER TORTOS...
NESSA RECEITA EU COMPREI 8 PIMENTÕES MÉDIOS, TAMANHO DE UM DESSES COPOS DE REQUEIJÃO, E COMPREI UM GRANDE PARA O RECHEIO.

CORTE A CABEÇA ( DO PIMENTÃO) PARA TIRAR AS SEMENTES E RESERVE POIS SERVIRÁ DE TAMPA.


RESERVE CADA TAMPA COM SEU RESPECTIVO PIMENTÃO ...

EU SEMPRE COLOCO UM OU DOIS PIMENTÕES PICADOS JUNTO DO RECHEIO, ASSIM FICA MAIS SABOROSO..E O RECHEIO COM MAIS GOSTO DE PIMENTÃO.... 


PARA AJUDAR A TER UM RECHEIO MAIS CREMOSO USE DOIS PÃES, TIPO FRANCES, OU OUTRO QUALQUER.....


AS VEZES EU USO O PÃO COM A CASCA. NESSA RECEITA EU FIZ SEM A CASCA , FICA MAIS MENOS RUSTICO...






USEI LEITE NORMAL PARA AMOLECER E HIDRATAR O PÃO... 


DEIXEI POR 10 MINUTOS, MAS PODE DEIXAR MAIS TEMPO ENQUANTO PREPARA OS DEMAIS INGREDIENTES. PODE COMEÇAR COM O PÃO E DEPOIS IR CORTAR OS PIMENTÕES.


CARNE MOIDA E FRITA. USEI PATINHO MOIDA DUAS VEZES. FRITEI APENAS COM UM POUCO DE OLEO DE MILHO. VEJA A RECEITA DE  " MUSSAKÁ ", LÁ EU EXPLICO COMO EU GOSTO DE FRITAR CARNE MOIDA.


HORA DE INCORPORAR OS INGREDIENTES DO RECHEIO. PRIMEIRO TIRAMOS O EXCESSO DO LEITE.
ISSO É NADA COMPLICADO, BASTA ESPREMER COM AS MÃOS E COLOCAR A MASSA OBTIDA EM OUTRO RECIPIENTE.....O QUE VOCE VAI INCORPORA-LOS....


JUNTA-SE OS PEDAÇOS DO PIMENTÃO PICADO....


JUNTA-SE A CARNE MOIDA FRITA.
NÃO SEI A QUANTIDADE EXATA EM PESO MAS EU COLOQUEI 20 COLHERES ( SOPA) DA CARNE....


UM POUCO DE PIMENTA DO REINO...



UMA COLHER ( SOPA) DE FLOCOS DE AVEIA ( PODE FLOCOS FINOS OU GRANDES). ESSA AVEIA VAI DEIXAR ESSE RECHEIO COM UMA TEXTURA MACIA.



SAL..


E AZEITE DE BOA QUALIDADE...ESSE AÍ DA FOTO É MUITO SABOROSO. DIFICEL DE ENCONTAR... 


TUDO MUITO BEM MISTURADO ATÉ INCORPORAR A AVEIA E O PÃO.....


INÍCIO DO ENCHIMENTO.
COM UMA COLHER PEQUENA VÁ COLOCANDO O RECHEIO DENTRO DESSE COPO DE PIMENTÃO E COM A PONTA DA COLHER DE UMAS EMPURRADAS NO RECHEIO PARA QUE ELE VÁ SE ENCOSTAR NO FUNDO. NÃO USE MUITA FORÇA PARA NÃO ESTOURAR O FUNDO DO PIMENTÃO.


UMA VEZ QUE CHEIO COLOQUE A TAMPA E PRENDA COM A A JUDA DE PALITOS DE MADEIRA. COLOQUE A TAMPA AJUSTANDO O CORTE QUE VOCE FEZ. COINCIDINDO AS TONALIDADES DE CORES, ONDULAÇÕES, ETC, A TAMPA SE AJUSTARÁ MUITO BEM.




ENFIE O PALITO NA BORTA DA TAMPA E CONTINUE ENFIANDO NO CORPO DO PIMENTÃO DE FORMA QUE O PALITO FIQUE NA PAREDE DO PIMENTÃO...VEJA ABAIXO EM CLOSE...


TENTE NÃO DEIXAR VAZAR O PALITO, MAS SE ACONTECER NÃO HAVERÁ PROBLEMAS, É APENAS ESTETICO.




TODOS JÁ TAMPADOS E PRONTOS PARA IR PARA A ASSADEIRA..

NA ASSADEIRA,  ALEM DOS PIMENTÕES,  EU COLOQUEI VARIOS DENTES DE ALHO BEM GRAUDOS E COM AS CASCAS ( ACHO QUE UNS 20 DENTES). JOQGUEI UM POUQUINHO DE SAL GROSSO E PUZ BASTANTE AZEITE EM TODO O CONJUNTO.



COMO O ITEM PRINCIPAL DO RECHEIO ( A CARNE ) JÁ ESTAVA FRITA NÃO HÁ NECESSIDADE DE LONGAS HORAS NO FORNO, BASTA ASSAR RAPIDAMENTE OS PIMENTÕES. EU COLOQUEI A 300 GRAUS MAS PODE USAR O MAXIMO QUE VOCE TIVER, 220 JÁ ESTÁ BEM..

QUANDO VOCE VER QUE A PELE DO PIMEN~TÃO JÁ COMEÇA A FICAR ASSADA, VIRE OS PIMENTÕES DE POSIÇÃO E VOLTE A ASSADEIRA PARA O FORNO PARA TERMINAR DE ASSAR. 




PRONTO É FACIL !!!





14 comentários:

  1. Oi Álvaro,
    Deve ser muito bom mesmo.Gosto muito de pimentões assados. Vou experimentar sua receita.
    Abraço,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lylia, obrigado pelo comentário positivo.
      Realmente esse é um dos meu preparos favoritos. Sempre comi pimentão recheado mas para meu paladar faltava o sabor do pimentão. Então resolvi adicionar no recheio pedaços do pimentão. Depois resolvi melhorar a textura do recheio e aí adicionei os flocos de aveia. É bom!.
      Obrigado novamente.
      Beijos do Alvaro

      Excluir
  2. Olá Alvaro, esses pimentões ficaram maravilhosos, sempre fiz fritos, mas vendo seu excelente passo a passo e assados, com certeza farei assim. Adorei. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Lylia, obrigado pelo comentário positivo.
    Realmente esse é um dos meu preparos favoritos. Olá Josy,
    Obrigado pelo comentário positivo. É sempre bom receber elogios, quem não gosta?...
    Bom eu já comi centenas de versões de pimentão recheado e fui aprimorando o meu preparo para meu paladar.
    Essa receita é, para mim, a melhor. São muitos anos de experimentos e no tema de pimentão recheado me sinto um REI, ao menos para meu paladar.É bom !!!! a textura é ótima e o sabor do recheio tem leve sabor de pimentão..
    Obrigado pelo comentário.
    Beijos
    Alvaro
    Obrigado novamente.
    Beijos do Alvaro

    ResponderExcluir
  4. ADOREI! SEMPRE FIZ FRITOS, MAS ESSA SUA RECEITA, TÃO BEM EXPLICADA, ME PARECE MUITO SABOROSA, COM CERTEZA VOU EXPERIMENTAR. OBRIGADA

    ResponderExcluir
  5. Olá Alvaro,
    Adorei o passo a passo das receitas! Isso foi muito estimulante...
    Fiz essa receita de pimentão recheado e ficou incrível! Principalmente pelos pimentões junto com a carne, fazendo parte do recheio...
    Parabéns!!
    Abraço,
    Camila

    ResponderExcluir
  6. Olá Álvaro!
    que delícia o seu blog... eu gosto do seu jeito de escrever.
    Já fiz essa receita duas vezes e amei amei amei.
    Minha mãe fazia pimentões recheados quando eu era criança e eu tinha uma memória do sabor daqueles pimentões que nunca consegui replicar. Nem pedindo pra ela preparar porque ela nunca segue receitas e eles nunca mais ficaram como antes.
    A sua receita perfeita de pimentões recheados me levou de volta a aquele momento perdido no passado, como no filme Ratatouille. Foi memorável.
    Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosana, boa tarde.
      Fiquei muito contente em saber que esse prato tenha lhe trazido boas lembranças. Eu escrevo com muito prazer e procuro informar, ensinar com o máximo de detalhes. Só para voce ter ideia para cada receita eu fotografo entre 120 a 180 vezes para escolher as melhores fotos e publica-las. Se voce tiver qualquer dúvida ou curiosodade pode me escrever alvaropisani@gmail.com que terei prazer em responder. Abç

      Excluir

Obrigado pela visita. Se dejejar fazer algum comentário por favor fique a vontade. Peço que não use este espaço para propaganda ou assuntos religiosos. Obrigado