sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

PETISCOS NO PALITO


Muitos anos se passaram. Lembro desses "PETISCOS" desde criança. No minimio uns 50 anos atrás. Haviam, alem desses "PETISCOS", outras maravilhas. Minis sanduiches de bisnaguinhas da padaria Santa Tereza ( No centro de São Paulo) com recheio de patés de presunto ou de um paté  feito da mistura de ovos com tomates e outras maravilhas. Mas sempre esse era o petisco principal. Muito simples, prático e delicioso.  Estou postando isso como sugestão e cada um monta seu petisco como imaginar....com pickles, sem pickles, com azeitona, com cubos de presunto, queijo fresco..... 




  
Obviamente há que se limpar o excesso de saliva ao preparar esse petisco. Para evitar excesso de agua na boca eu sugiro um " On the Rocks " mas fique a vontade. Apenas eu peço que não opte por um TODDY ou , pior ainda, uma Fanta Uva !!!!!
Uma papaia, ainda não madura ( firme),  cortada pela metade, no sentido do comprimento...sobre uma folha de filme de aluminio. 
Cobre-se a metade da papaia com o aluminio, pressionando para uma moldagem sobre a metade da papaia...
Preparando os espetinhos de petisco...  
Eu usei salsichas da Ceratti . Coloquei agua para ferver e assim que que borbulhando coloquei as salsichas para aquecer. Menos de cinco minutos é o suficiente.
Geralmente as salsichas já são produzidas com a carne cozida e depois são refrigeradas, então basta apenas aquece-las....
Como queijo usei dois tipos, o muzzarela em bastão e o Estepe..o que eu tinha no momento... 
Pickles para dar um toque de acidez.... 


 Fatias finas de salame,  tipo Italiano, dobradas....

 Queijo  tipo estepe...usei esse porque  estava disponivel... 
Acima a concentração dos participantes da obra... 
Um close dos petiscos já nos palitos.....
A base preparada....
Aí voce espeta os palitos já prontos, lado a lado para preencher toda a area da papaya. Voce pode substituir a papaya por qualquer outra base, como repolho, tambem cortado ao meio, mamão formosa, que é maior. Em fim tudo depende de quantos palitos voce vai preparar... 

2 comentários:

  1. hummmmmmmmm que saudade disso !! aqui no estado de SP o nome deste petisco era Biribinha ...fácil de fzer e gostoso de comer !

    ResponderExcluir
  2. Ando bem retrô ultimamente. Me lembrei essa semana deste petisco. Moro em Rio Claro, interior de São Paulo, e me lembro +/- 50 anos atrás as festas de casamento eram de : batatinhas cozidas no vinagre, pão com patê e essa delicinha aí, que me parece aqui serem chamadas de "nega maluca"!! ! Hummmmm ... preciso fazer...tô salivando demais!!!!

    ResponderExcluir

comentar