terça-feira, 23 de abril de 2013


Uma receita simples de massa para Focaccia, pães recheados, pizzas para forno a lenha, enroladinhos de salsichas... e outros...É a base da maioria das massas. Tem muitas utilidades. Se voce tiver uma boa batedeira ou um processador que bata massas vai ficar mais facil ainda, se não,  tambem é bastante simples amassa-la na mão como mostro nesta postagem.  Essa massa pode ser preparada na vespera e tambem pode ser guardada em geladeira por até uns 3 dias. Essa massa vai crescer mesmo estando dentro da geladeira. O ideal é corta-la no tamanho desejado, coloca-la em saco plastico  dar um espaço e um nó, pois com a força da fermentação vai transbordar e encher sua geladeira de massa.  Normalmente eu preparo a massa usando um kilo de farinha. Se vou fazer um pão uso metade da massa e outra metade eu coloco no saco plastico e guardo-a na geladeira. Bom em seguida voce poderá ver fotos e explicações, ingredientes e medidas. Na ultima foto da sequencia está a foto de uma massa que eu fiz no Domingo  pela manhã. A foto eu tirei hoje Terça, pela manhã, ou seja 48 horas de geladeira..


Um kilo de farinha de trigo peneirada.
3 colheres ( sopa) de oleo de milho, ou canola, ou outro da sua preferencia, menos de oliva..
1 colher ( sopa) rasa de sal
1 saché de fermento biologico granulado. 
600 ml de agua sem cloro. Use agua dessas engarrafadas, qualquer marca, temperatura ambiente. Agua de torneira ou mesmo filtrada terá  cloro e isso inibirá a ação do fermento. 


Misture  bem o sal  o fermento e a farinha.

Adicione os 600 ml de agua .

Adicione o oleo...



Começe misturando com uma colher...


....e depois " mão na massa..."



Coloque a massa em uma base (uma bancada,  marmore da pia, etc ) e começe a trabalhar com o famoso estica e empurra. Faça isso algumas vezes até ter uma massa homogenea...Não precisa caprichar muito...







Forme uma bola....


E ponha para descansar...


Coberta por um pano de prato...


Duas horas depois, a massa mais do que dobrou de volume...


Volte-a para a bancada.....enfarinhada..

Corte-a em duas partes...


Faça duas bolas sem apertar demasiadamente e abra no tamanho da assadeira...ou....




 Coloque-a ou as, em saco plastico.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentar