Torteloni di Zucca é um prato de origem Italiana da região de Mantova, terra da minha mãe. Trata-se de uma massa fresca com recheio de abobora ( zucca). Torteloni é apenas o nome do formato da massa. Com o mesmo recheio pode se fazer o raviole, o capeletti ou outros formatos. A massa, o recheio e o molho são muito simples de serem feitos. Para voce ter uma ideia eu gastei apenas uma hora desde o inicio até a montagem do prato. Vamos lá ?
A quantidade de massa que eu preparei é minima e daria para 6 porções iguais ao prato dessa receita.
Usei 250 gramas de farinha de trigo e dois ovos inteiros ( sem a casca, para não restar dúvidas ).
Uma observação importante é sobre a umidade da farinha e do tamanho dos ovos. Como são poucas as quantidades qualquer diferença poderá dificultar o trabalho. Portanto para não errar começe com 200 gramas da farinha e dois ovos e deixe os 50 gramas de reserva. Se sentir que está grudando muito na mão adicione a reserva de farinha aos poucos.
Começe misturaros ovos á farinha com uma colher e dentro de um recipiente..
Começe a preparar o molho de tomates e em seguida o recheio de abobora.
Abobora cortada em cubinhos ou tirinhas para facilitar o cozimento.....
Pus para cozinhar umas 5 xicaras de cubinhos de abobora e usei para o recheio apenas 3 xicaras dos cubinhos já cozidos.
Coloque em uma panela com um pouco de agua e ponha em fogo forte. Misture durante o cozimento. Deve demorar uns 15 minutos para ficar macia.
Acima tem umas 5 xicaras de cubinhos já cozidos, eu usei apanas umas três xicaras.
Com um garfo amasse bem e tempere com sal.....pimenta do reino...
Queijo parmesão ......
Nós moscada.....
Misture tudo muito bem e prove o sal.. reserve e vá preparar o molho de tomates.. antes, porem, coloque uma panela com bastante aguia para ferver...
Coloque tudo junto e com uma tesoura corte um pouco os tomates, que normalmente estão inteiros...
Não precisa oleo nem azeite. Antes de servir o molho é que voce vai colocar uma colher ( sopa) bem cheia de manteiga....
Agora é hora de montar os tortelonis.
Enrole a massa para que fique mais estreita, um cilindro com um diametro de uns 3 centimetros como se fosse, mais ou menos como um cabo de vassoura, talvez um pouco mais . Corte em rodelas finas. Meio centimetro de espessura. Corte uma para testar. Enfarinhe a base de trabalho e abra o disco. Deve ficar bem fino com um diametro de mais ou menos 10 a 12 centimetros. Se ficar pequeno aumente a espessura. Não é necessário ficar redondo pode ser meio que retangular.
Deve ficar bem fino e com um diametro de mais ou menos 10 a 12 centimetros. Não é necessário ficar redondo pode ser meio que retangular.
Para colar a massa basta umedecer levemente a borda da massa.
Abaixo dois modelos de discos abertos. Como poderá ver são bastantes irregulares..
Dobre e junte as bordas fazendo um pastel, sem apertar muito. Depois coloque o em pé com o recheio, que aparece gordinho, sobre a base de trabalho e deixe que ele caia sobre ele mesmo, como na foto abaixo.
Abaixo um no formato de capeletti .
Ninguem é de ferro, nem mesmo este pobre faminto que vos escreve...
Uma vez montados, é hora do cozimento.. A essa altura a agua já está fervendo. Coloca-se um tablete de caldo de legumes e uma colher ( sobremesa) de sal.
]
Quando o tablete estiver dissolvido é hora de colocar os tortelonis para cozinhar...
Hora de tirar do molho o pedaço de canela em pau e o twist de limão. Põe no fogo medio para aquecer enquando cozinha a massa.. Quando quente coloque uma colher (sopa) bem cheia de manteiga. Mexer para homogeneizar, isso vai aveludar o molho.
Molho pronto....
Cozimento dessa massa é de uns três a cinco minutos...dependendo da espessura dela.
FEITO !!!!
Obrigada pela excelente explicação da receita. Fiz hoje e ficou fantástico! Obrigada
ResponderExcluirminha vó carolina fazia esta receita. gosto de infância vou tentar fazer obrigada pela receita ass:Luciani
ResponderExcluirCara Luciani, boa noite. Faz tempo que tento te responder mas tive problemas com o sistema do BLOG. Bom, vamos tentar novamente.
ExcluirObrigado pelo seu comentário. Eu fiquei muito feliz porque voce disse que sua avó Carolina fazia esse prato, pois bem, a coincidência que me deixou feliz é que eu aprendi esse prato com a minha mão que se chamava CAROLINA. Beijos Alvaro
Hummm! Faço massas em casa, imagino o perfume que fica seu prato. Viu fazer hoje uma massinha para comer com meu namorado, 36 anos juntos.
ResponderExcluir