Com apenas 1 ovo e uma xícara de farinha de trigo voce terá massa suficiente para montar 16 capeletes grandes. Para o recheio eu fiz um paté de pimentão vermelho. Apesar de ter maquina para laminar a massa eu fiz de uma forma artesanal e tambem não usei o rolo para que voce não tenha desculpas e possa preparar um capelete aí na sua casa. O recheio pode variar em centenas de sabores mas este de hoje é de pimentão vermelho. Voce vai ver que é possível laminar uma massa apenas com um copo, ou uma garrafa. Bom, vamos lá ? Ah! tem também a receita do molho de tomates.
Uma xícara de farinha de trigo e um ovo inteiro, mas sem a casca. Esse ovo que usei era grande tamanho jumbo se o que voce for usar for menor use um pouco menos de farinha, tire da quantidade da xícara o equivalente a uma colher de sopa. Se precisar mais de farinha depois adicione se ficar muito seco molhe a mão na água e deixe as gotas caírem na massa.
Primeiro misture bem o ovo com a farinha com uma colher ou uma espatura, como voce desejar, porem depois voce somente vai conseguir aglutinar usando as mãos.
A cebola da foto é para ilustrar o tamanho da bola da massa. Maior que um limão e menor que uma laranja.. Em seguida, com a mão, dê à massa um formato cilindrico. Deixe no diametro de uma banana, um pouco maior do que uma moeda de um Real.
Cubra com um pano úmido e deixe descansar. Esse descanso deve ser no minimo 20 minutos.
Enquanto a massa descansa prepare o recheio. Voce pode usar o recheio que deseja, queijo, paté de presunto, de galinha, etc. mas essa receita é de capeletes recheados com paté de pimentão, uma pasta feita com pimentão vermelho, ricota fresca, requeijão e queijo parmesão ralado. Esse paté tambem é excelente para canapés. O modo de preparo está lá no PATÉ DE PIMENTÃO.
Aí temos o cilindro de massa e alguns discos já cortados. Medidas aproximadas 3 centimetros de diametro e meio centimetro de espessura. Um pouco a mais ou a menos não fará qualquer diferença.
Sempre trabalhe com bastante farinha. Essa massa é bastante úmida...Primeiro começe abrir os discos com a mão e depois use o copo, ou o rolo..
Esse disco aberto tem por volta de 8 centimetros de diametro, do tamanho de um fundo de garrafa de vinho.
Para colar a massa molhe um dedo na agua e passe por metade do disco.
Coloque o recheio....
Dobre ....
Feche no formato de um pastel e aperte levemente as bordas para selarem...
Pegue o pastel com as duas mãos e mantenha o lado do meia lua de frente para voce e a parte reta à frente, como está nessa foto ai de cima. Com o polegar e o indicador de cada mão prenda as pontas do pastel e junte essas pontas uma sobre a outra. Aperte levemente para selar. Acerte as abas do chepeuzinho e reserve em um recipiente pulverizado de farinha de trigo.
Para o molho eu decidi fazer um molho ao SUGO, que é o nome de um molho de tomates bem simples. Usei apenas uma passata de tomates, um pouco de tempero desidratado, um pouco de vinho tinto, sal e um pouquinho de agua. Momentos antes de servir adicionei um pouco de manteiga ( 1 colher (sopa) e creme de leite 2 colheres (sopa)...
NOTA: Como tempero, na ausência do tempero desidratado, voce pode usar meio dente de alho amassado ou bem picado, meia cebola super picada, sal a gosto, pimenta do reino ( preferencialmente moída na hora), uma folha de louro.
O vinho tinto deve ser seco e nunca, mas nunca mesmo, qualquer vinho de São Roque ou da Serra Gaucha daqueles que tem gosto de suco de uva pois estragará seu molho. Caso não tenha não adicione vinho.
Um poquinho de agua ( 1 xicara de de café)Para cozinhar os capeletes, use bastante AGUA.
Quando a agua ferver, adicione uma colher ( sopa) rasa de sal.
Já cozidos aguardando o molho. Uma outra opção, sem ser o molho de tomates, é temperar com manteiga , nóz moscada e creme de leite. Veja na sequencia, com pelotes de manteiga, depois com nóz moscada e com o parmesão ralado.
Agora vamos para a finalização do molho de tomates e montagem do prato com o molho de tomates...
A manteiga deve ser bem misturada para aveludar o molho.....
O creme de leite NÃO deve ser misturado, mas apenas espalhado no molho, assim sentirá na boca essa diferença do molho puro e molho com creme...isso é pra comer com os olhos fechados...
Na montagem do prato, como o tema é pimentão vermelho, eu coloquei em um dos cantos do prato, uma colher (sopa) de uma pasta de pimentão. Essa pasta da La PASTINA é muito boa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comentar