Eu ia escrever informando sobre a diferença entre o DIET e o LIGHT mas como eu não parava de escrever, pois o assunto é complexo, que resolvi deletar tudo e escrever só sobre o pudim, esse PUDIM de LEITE diet, zero de açúcar, que não é light. Essa calda de caramelo foi feita com frutose da mesma forma como se faz a calda de caramelo com açúcar. O leite condensado é diet, também zero de açúcar, o leite é semi-desnatado. A ideia veio quando comi um "pé de moleque" diet. Aquele sabor de caramelo me fez lembrar da calda de caramelo do pudim de leite. Então pesquisei no Google e encontrei a frutose. Fui ao mercado, comprei o necessário e preparei esse pudim. Ficou perfeito...seguem as fotos e o modo de como eu preparei.....
São pouco os ingredientes:
1 lata de leite condensado DIET
1 lata de leite semi desnatado, ou integral. Use a mesma medida da lata do leite condensado.
4 ovos
3 colheres ( sopa) de FRUTOSE ( para preparar a calda de caramelo)
Voce vai caramelizar a frutose diretamente no fundo da forma
Essa forma tem mais ou menos 19 centímetros de diâmetro. Coloque as três colheres de Frutose no fundo....
Espalhe a frutose...
Fogo baixo e muita atenção nesse momento. Voce vai gastar uns 5 minutos e não pode desviar a atenção se não vai queimar o caramelo. Esse cozimento é muito rápido.
.
Logo que voce coloca a forma na chama a frutose começa a derreter. Use uma luva antitérmica para manusear a forma.
Vá virando a forma fazendo com que a calda se misture e cozinhe por igual.
Afaste a forma da chama deixando baixar a fervura e examine a côr. Voce verá que mesmo fora da chama a calda continua a cozinhar. É isso que voce deve fazer durante esse processo. Volta para a chama, misture a calda tombando a forma, afaste da chama espere segundos verifique. Repita essa operação umas 4 a 5 vezes até que a cor da calda fique do seu gosto. Muito escura dará um sabor amargo.
Uma vez dourada no ponto desejado, tire do fogão e coloque em um local frio, como no marmore da pia e deixa lá descansando. Se quiser fazer de véspera também não tem problema esse caramelo dura muito e pode ficar rígido e não haverá problemas pois quando for ao forno ele voltará a virar calda.
Bom, pronta a calda comece a a preparar o pudim. ....
Antes de iniciar a preparar o pudim, que vai demorar menos de 5 minutos voce deve colocar uma caneca para ferver agua. Essa agua será usada para o banho maria.
Em um liquidificador coloque o leite, os ovos e o leite condensado. Para melhor diluição eu coloquei primeiro o leite, depois os ovos e por ultimo o leite condensado. Eu medi a quantidade de uma lata e resultou no equivalente a 2 xicaras. Então deve se 2 xicaras ou uma lata de leite fresco.
Para não arriscar em perder todos os demais ingredientes eu nunca abro os ovos diretamente na receita. Sempre abro separadamente , estando em ordem eu adiciono.
NOTA: esse pudim não é muito doce. Se desejar pode colocar uma colher ( sopa) de FRUTOSE para bater junto com os ingredintes.
Deixe bater bem. Quanto mais bater mais " furinhos" seu pudim terá..
Coloque toda a mistura liquida dentro da forma...
Cubra a forma com papel alumínio e feche bem ...
Voce deve cozinhar esse pudim no forno e em " banho maria" . Existem outras panelas para cozinhar pudim que não precisam de forno, mas nesse caso vamos por a forma do pudim dentro de uma assadeira e nessa assadeira vamos colocar agua quente, que é para começar a cozinhar o pudim e derreter a calda. Vai em seguida ao forno a 220 graus por uma hora, mais ou menos..
Hora de usar a agua quente.....
Coloque a forma com o pudim dentro d uma assadeira..
Pronto, a forma com o pudim dentro da assadeira com agua quente..
Para não espirrar agua no forno coloquei o conjunto de forma/assadeira em uma outra assadeira maior e levei ao forno que já estava pre- aquecido a 220 graus..
A base é de uma hora para estar cozido. Não pode desenformar antes de esfriar totalmente. É um doce para ser feito pela manhã para ser servido após almoço ou no dia seguinte. Portanto eu aconselho a tirar do forno depois de uma hora e deixar sobre o fogão até esfriar totalmente. Pode depois disso tambem guardar na geladeira.
Para desenformar, deve-se aquecer levemente o fundo da forma para o caramelo dsgrudar das paredes da forma. Pode passar uma faca ao redor da parede interna da forma.
Um prato por cima da forma, segurar com firmeza e virar..
Agora é só retirar a forma e voce encontrará um super pudim de leite meio que diet.....
Delicioso...... hummmmmmmmmmmm
ResponderExcluirObrigado pelo comentário. Desculpa pela demora.
ExcluirAlvaro
Que delicia.kkkkkk
ResponderExcluirObrigado pelo comentário. Desculpa a demora
ExcluirDepois que foi pro forno a forma muda! kkkkkk Sera que estragou ou quebrou o pudim????
ResponderExcluirMichele, boa noite.
ExcluirMe diga exatamente o que aconteceu Se desejat envie para meu e-mail que fica mais facil para eu te responder e explicar. alvaropisani@gmail.com